Grupo Premier

oBlog GP

imagem09-06-2022-04-06-47

Vendas do comércio varejista caem 0,2% em abril, segundo IBGE • OEconomista

Compartilhar Sem categoria

Vendas do comércio varejista caem 0,2% em abril, segundo IBGE

Autor: O Economista – 16 de junho de 2009

As vendas do comércio varejista caíram 0,2% na passagem de março para abril, mas cresceram 6,9% na comparação com abril do ano passado. Nos quatro primeiro meses do ano, o comércio acumula alta de 4,5%. Já nos últimos 12 meses encerrados em abril, o setor teve expansão acumulada de 7,1%.

Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e revelam ainda que a receita das vendas teve elevação de 0,2% em abril na comparação com o mês anterior, e de 13% em relação ao mesmo período de 2008. Segundo o IBGE, esse resultado aponta estabilidade no setor.

A comparação entre os meses de março e abril aponta expansão no volume em apenas duas das oito atividades pesquisadas. São elas: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,8%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (8,9%). Entre as quedas mais expressivas, aparecem os setores de livros, jornais, revistas e papelaria (-2,7%), móveis e eletrodomésticos (-2,0%) e tecidos, vestuário e calçados (-1,7%).

Já quando se comparam os meses de abril dos dois anos, o levantamento aponta que houve crescimento no volume de vendas de cinco das dez atividades observadas. Os destaques foram equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (27%) e hiper e supermercados (14,1%). Por outro lado, as quedas mais significativas foram verificadas em móveis e eletrodomésticos (-10,0%) e tecidos, vestuário e calçados (-9,8%).

Marli Moreira – Agência Brasil

, , ,

Comentários

Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda
Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda

Fonte: www.oeconomista.com.br/vendas-do-comercio-varejista-caem-02-em-abril-segundo-ibge

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram