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Vantagens do Email Marketing para Ecommerce

Vantagens do Email Marketing para Ecommerce | Ecommerce na Prática

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Quem possui um Ecommerce precisa de todas as técnicas disponíveis para fazer seu planejamento estratégico de marketing e o Email Marketing não pode ficar de fora.

As mudanças tecnológicas vêm acontecendo ano a ano e influenciam diretamente como as empresas fazem negócio e promovem seu marketing.

O surgimento das redes sociais, por exemplo, fez com que muitas pessoas achassem que a comunicação por email tivesse morrido. Porém, isto não aconteceu, e nem deve acontecer…

Afinal, o email é uma das ferramentas mais diretas quando falamos em comunicação com as pessoas.

A divulgação através de email marketing para Ecommerce traz muitas vantagens, e é sobre isso que vamos falar neste artigo.

O que é Email Marketing?

Antes de mais nada, vamos atualizar você sobre o que é Email Marketing, caso ainda não saiba do que estamos falando.

O Email Marketing é uma ferramenta que usa mensagens para a divulgação do conteúdo de suas campanhas de Marketing Digital.

É uma estratégia antiga, mas que se mantém viva até hoje, sendo ainda um dos mais eficientes recursos para se comunicar com seus leads.

Trata-se de um canal direcionado ao relacionamento direto com o cliente, buscando contato com os que já são clientes de fato de seus produtos e captando novos.

Mesmo com o surgimento das redes sociais, com características próprias para o marketing digital, o Email Marketing ainda é muito relevante porque é uma ferramenta mais objetiva e certeira do que outras mídias digitais.

Veja alguns dos pontos principais do Email Marketing:

1- Custo-benefício

Ao contrário do que muitos pensam, adotar uma estratégia de email marketing para Ecommerce não sai caro. É um custo muito menor do que divulgar seu negócio através das mídias tradicionais como rádio e TV e, até mesmo, promover nas redes sociais.

Além de alcançar seu público mais rápido, porque as mensagens vão direto para o email deles, você não terá gasto algum com impressões, envelopes ou postagem.Também conseguirá alcançar todas as pessoas que você possui em sua lista de contatos apenas com um clique.

O Email Marketing possui um retorno de investimento muito superior se comparado com outras ferramentas de marketing digital. Um disparo de email custa bem menos do que um clique de uma promoção em alguma rede social.

2- Público certo

Usar o Email Marketing para Ecommerce permite que você atinja apenas aquelas pessoas que deseja receber seu conteúdo.

Através da segmentação dos seus contatos, você consegue alcançar resultados mais positivos, porque entrega o conteúdo certo para a pessoa certa.

Leia também: Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo

3- Fidelização de leads

Quem vende pela internet precisa estar sempre acompanhando o funil de vendas para saber o que seus leads estão fazendo e tomar as ações necessárias para ajudá-los a chegar no final do processo de compra.

O Email Marketing facilita sua comunicação com seus contatos e permite que você envie os conteúdos que eles precisam para tomar as decisões de seguir no funil de vendas.

Ao fidelizar um cliente, fica mais fácil enviar mensagens personalizadas, principalmente, para aqueles que já compraram seus produtos. 

O Email Marketing é o melhor canal para o envio de ofertas exclusivas para esses clientes, com mensagens personalizadas.

Você pode personalizar o assunto, colocando o nome do cliente e trazendo informações sobre o perfil dele no corpo da mensagem.

4- Relacionamento

O relacionamento com o seu público é essencial para que seu negócio online cresça e, usando estratégias de Email Marketing para Ecommerce, essa relação acontece de forma sólida.

Não basta ter um site bem montado, com ótimas fotos e um texto bem escrito para ter sucesso em vendas. É preciso criar um vínculo com seus clientes para que eles se sintam seguros de que podem comprar de você sem problemas.

O Email Marketing pode ajudar a construir essa confiança. É através de suas mensagens diretas, com conteúdos relevantes e úteis para a solução dos problemas de seus contatos que esse relacionamento vai ser construído.

Portanto, sempre que possível, mantenha um contato com seu cliente, principalmente, respondendo a todos os emails que eles enviam.

É um erro deixar um cliente sem resposta, mesmo tendo ferramentas para respostas automáticas. Você pode perder credibilidade agindo desta forma e isso não é bom para sua marca.

Você pode incluir, por exemplo, um convite para seus clientes responderem seus emails com sugestões ou críticas. 

A análise das respostas pode fornecer informações importantes para traçar um plano mais eficiente de conversão de leads, além de ser uma forma de interagir mais de perto com eles.

5- Eficiência

O Email Marketing para Ecommerce é uma forma eficiente de chegar a milhares de pessoas de maneira rápida, direta e massiva.

A segmentação que você pode fazer em sua lista de contatos permite uma personalização de mensagens, aumentando as chances de abertura e conversão em compras.

A possibilidade de usar vários formatos de mensagens dentro do email é uma grande vantagem. Você pode variar os tipos de conteúdos, como imagens, vídeos e músicas, tornando suas campanhas mais atrativas e diferenciadas.

Você consegue acompanhar as métricas de suas mensagens através de relatórios que a ferramenta disponibiliza, podendo ajustar os conteúdos que não estão tendo muito sucesso. Nesses relatórios, você pode visualizar taxas de abertura de e-mail, cliques e de rejeição.

6- Sustentabilidade

As empresas que se preocupam com a sustentabilidade são bem vista pelos usuários e o uso de Email Marketing tem tudo a ver com ser sustentável.

O fato de você produzir conteúdo digital e usar os meios online para divulgar suas campanhas, significa que não está produzindo recursos como papel e tinta, preservando a natureza.

7- Acompanhamento de compras

Quem possui Ecommerce já passou pela situação do usuário colocar algum produto no carrinho e abandonar, não é mesmo?

As ferramentas de Email Marketing possibilitam o acompanhamento das compras de seu site, podendo enviar um email para recuperar o carrinho após certo tempo. 

Isso pode ajudar a converter alguns pedidos esquecidos, ainda mais se você oferecer algum tipo de benefício para o cliente fechar a compra, como frete grátis ou cupom de desconto.

Mesmo após as conversões em seu site, o email marketing é importante para poder manter os clientes atualizados quanto ao status de seus pedidos.

Enviar mensagens para cada etapa da compra, como confirmação do pagamento, emissão da nota fiscal e processo de envio, demonstra que sua empresa é séria e se preocupa em manter os clientes informados do processo de compra.

Além disso, o pós-venda é tão importante quanto a venda em si, pois é nessa fase que você pode fidelizar ainda mais o cliente.

Usar o email para enviar pesquisas de satisfação é uma excelente maneira de aproximar sua marca de seu público e de receber um feedback do que está certo ou errado no seu processo de vendas online.

Leia também: Abandono do carrinho de compra: como evitar?

8- Liberdade de escolha

Fazendo um email bem estruturado, é quase certo dele ir direto para a caixa de entrada dos clientes e não ser identificado como spam, em comparação com as publicações das redes sociais que não chegam a todos os usuários. 

Portanto, você não corre o risco de o cliente não ver sua mensagem.

O email possui outra vantagem de está sempre disponível na caixa de entrada para a hora que o cliente quiser ler seu conteúdo.

9- Adaptação aos dispositivos móveis

A maioria das pessoas verifica seus emails nos celulares e tablets durante o dia por ser mais fácil e rápido.

E os emails são mais fáceis de formatar para diversos tipos de dispositivos, com telas de tamanhos variados. Isso facilita a taxa de abertura das suas campanhas e aumenta as taxas de cliques.

10- Métricas

Uma das vantagens de se usar o email marketing para Ecommerce é acompanhar várias métricas que o ajudarão a planejar melhor suas campanhas.

As métricas fornecem a você resultados de como andam as ações feitas nos emails enviados e, baseado nessas informações, você pode identificar o comportamento dos usuários.

Uma destas métricas é o custo por lead, no qual você pode mensurar o quanto seu email está custando para a empresa e organizar seu orçamento.

O custo por clique é outra métrica que traz para você quanto de dinheiro entra para a empresa através dos cliques em seu email marketing.

Há também a taxa de rejeição que mostra um percentual de usuários que viu seus emails mas não interagiram com eles. Ela ajuda a identificar o interesse dos clientes em seu conteúdo.

Leia também: 7 Métricas Essenciais para Acompanhar no Ecommerce todos os dias

Conclusão

Neste artigo, procuramos mostrar a necessidade da sua marca conhecer as vantagens do Email Marketing para tirar o máximo proveito desta ferramenta.

O email marketing para Ecommerce é uma forma de estabelecer uma conexão mais direta e objetiva com seus clientes.

O poder de personalização, criando conteúdos com vários tipos de formatos, gera mais interesse e aumenta o engajamento pela sua marca.

Possui um custo-benefício bem melhor que outra mídia digital, conseguindo se adaptar melhor aos dispositivos móveis que são os locais mais usados para acessar os emails atualmente.

Portanto, se você não usar o Email Marketing está perdendo dinheiro e oportunidades de ampliar sua lista de contatos e expandir seu negócio.

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Fonte: ecommercenapratica.com/blog/email-marketing-vantagens

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