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Vale a pena vender em Marketplaces?

Vale a pena vender em Marketplaces? | Ecommerce na Prática

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Nos últimos anos, nunca se falou tanto na necessidade das marcas assumirem o mercado digital… 

E um dos melhores lugares para começar a vender na internet são os Marketplaces.

Por meio dessas plataformas, você já tem pronto a estrutura necessária e o tráfego de visitas o suficiente para realizar as primeiras vendas… 

Sendo assim, uma forma mais simples e também mais econômica de posicionar a marca no Ecommerce. 

Ainda restam dúvidas que vender nos principais marketplaces é um bom negócio? 

Talvez ainda seja um caminho desconhecido para você… 

Mas, neste artigo, vamos apresentar as vantagens de atuar nos Marketplaces e algumas dicas para você começar do jeito certo! 

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Índice:

Principais vantagens de vender em marketplaces

Entenda que os marketplaces funcionam como um shopping virtual que dá muita visibilidade para a sua marca, aumentando as chances de adquirir novos clientes. 

Vale ressaltar que os marketplaces eliminam barreiras iniciais, como custos para iniciar a operação, já que a grande maioria não cobra mensalidade pelo uso da plataforma, apenas uma comissão por anúncio do produto. 

Isso por si só já é um bom motivo para estar em marketplaces… Nada mais justo você pagar uma taxa por usufruir de uma estrutura completa e muito bem posicionada na internet. 

Uma ótima estratégia para você aproveitar bem as vantagens que o Marketplaces oferecem é vender em múltiplos canais, pois gera ainda mais fluxo de audiência e aumentam as chances de venda. 

Por fim, lembre-se: para gerenciar um Ecommerce, é fundamental dispor de um sistema de gestão para facilitar a rotina, manter o trabalho organizado e ainda integrar todos os marketplaces em um só lugar. 

Leia também: Vale a pena vender na Shopee?

Tecnologia como aliada no Ecommerce 

Quando falamos em vendas através de marketplaces, é muito importante contar com a tecnologia para facilitar os processos e gerar uma melhor experiência para o cliente. 

Se você deseja alavancar as vendas no Ecommerce, já separa uma parte do orçamento para investir em tecnologia… 

Mas isso não quer dizer que você precisa direcionar um orçamento alto para isso, muito pelo contrário…

A princípio, a ideia é investir com pouco e garantir algumas ferramentas chave para o funcionamento da sua loja online…. 

Quando falamos em ferramentas, integração é a primeira palavra que vem na mente… 

Vale a pena estar atento às mudanças e novidades deste meio para ter em mãos as melhores soluções do mercado. 

E, para manter a operação do seu negócio saudável financeiramente, não podemos deixar de lado o sistema omnichannel… 

Com isso, o seu cliente poderá transitar entre diversos canais de atendimento (chat online, redes sociais, email, telefone) 

Essa tecnologia vai te ajudar a otimizar as estratégias de atendimento da sua empresa, ponto fundamental para o aumento das vendas…

Portanto, aposte em marketplaces, mas tenha a tecnologia como aliada! Alinhando esses dois pontos, você terá um Ecommerce poderoso, pronto para se destacar em meio a concorrência… 

E, para garantir ainda mais sucesso dentro dos marketplaces, separamos algumas dicas infalíveis… 

6 Dicas para Vender em Marketplaces

1- Estude sobre o Mercado

Assim como em qualquer tipo de negócio, é preciso estudar o mercado de Ecommerce para conhecer as principais plataformas, as tendências, observar as ações dos grandes players… 

Ficar por dentro de tudo que acontece para aprimorar o seu conhecimento! 

Com certeza, isso vai facilitar muito o seu trabalho,ajudando a integrar seus canais de venda e gestão. 

2- Divulgue bem seus produtos

Ao anunciar os seus produtos no Marketplaces, não coloque apenas uma foto simples de baixa qualidade e o nome do produto… 

Quanto mais detalhes sobre o seu produto na descrição do seu produto e nas imagens, maiores as chances de conversão!

Por isso, dedique um tempo para tirar fotos de qualidade que valorizem o seu produto e também sejam fiéis a realidade. 

E não se esqueça de colocar todas as informações necessárias para que o seu cliente não tenha dúvida na hora de comprar. 

3- Escolha os canais que se adequem ao seu nicho de mercado

Antes de escolher os marketplaces para posicionar a sua loja, entenda o diferencial de cada plataforma, para saber qual é a melhor opção para o seu negócio.

Entre os principais marketplaces do Brasil, estão: 

Mas existem outros que podem ser ótimos aliados da sua loja online… Faça uma pesquisa e veja qual deles oferece os melhores recursos. 

4- Fique de olho no Gestão do negócio e precificação dos produtos

Fique atento as métricas de venda e aos comissionamentos para que, ao fim do mês, você consiga fechar a conta de forma positiva. 

Por isso, é tão importante cadastrar os produtos nos marketplaces com preços competitivos para que fluam sem transtornos… 

5- Atenção para a logística do seu Ecommerce

A logística é um fator determinante para garantir uma experiência de compra impecável no Ecommerce. 

Os clientes levam muito em consideração o valor do frete e o prazo de entrega descritos no produto. 

Inclusive, esses dois pontos são cruciais para a tomada de decisão de compra do cliente… 

Sendo assim, respeite os prazos de entrega para não sofrer punições ou uma má reputação dentro dos Marketplaces. 

6- Utilize um ERP para gerir seu negócio 

Um sistema ERP é responsável por integrar o seu negócio aos marketplaces, realizando as vendas em diferentes plataformas de uma maneira mais automatizada e inteligente. 

Isso amplia as possibilidades do vendedor converter, ao mesmo tempo que marca amplia a vitrine da loja a diferentes consumidores por estar posicionada no Ecommerce.

Ou seja, os marketplaces é uma vantagem importante para o seu negócio. Então, esteja preparado para este círculo virtuoso de vendas online.

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Fonte: ecommercenapratica.com/blog/vender-em-marketplaces

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