Grupo Premier

oBlog GP

grãos

Vale a pena estudar economia • OEconomista

Compartilhar Artigos

Vale a pena estudar economia

Autor: O Economista – 2 de outubro de 2007

Tenho muitos ex-alunos que volta e meia encontro por aí, seja na rua ou no ciberespaço, e quando indago o que eles estão fazendo respondem: “estou bem professor, muito melhor do que quando ainda era aluno, somente não estou trabalhando na área”. Indago ainda mais e acabo descobrindo que essa “área” à qual eles se referem está composta por setores que diretamente não estão ligados às finanças, elaboração de projetos ou cursos, mas que, indiretamente, está relacionado com o que foi ensinado no curso de economia.

São setores de marketing, planejamento estratégico, vendas etc. enfim, todos relacionados à economia. Certa vez, conversava com o coordenador de economia da Unicamp e ele me contou uma história interessante. Ele estava curioso por saber por que seus alunos de economia conseguiam facilmente estágios nas empresas multinacionais e nacionais de Campinas. Então, decidiu atender um dos tantos telefonemas de empresas à procura de estagiários. Nessa oportunidade, atendeu a ligação de um alemão gerente de produção de uma famosa multinacional ao qual fez a seguinte pergunta:

“Por que sua empresa procura nossos alunos? Afinal de contas, eles não têm experiência, nunca entraram numa fábrica, e, ainda, não têm a cancha suficiente para encarar um trabalho desses”.

O alemão respondeu: “Não se preocupe meu caro, vocês estão fazendo a melhor parte, formando um profissional com vários horizontes, múltiplos olhares (quantitativo, histórico e teórico), um profissional que não é específico porque pode atuar em qualquer área da minha empresa. Eu quero essa formação, o restante deixa comigo”.

Realmente, o que o mercado quer é um profissional com uma sólida formação abrangente e fundamentada, não específica e que possa se adequar a qualquer setor. Não existe área para um economista (ele pode ser até coordenador pedagógico!).

Por isso, quando ouço dos meus caros alunos que eles não estão trabalhando na área fico muito satisfeito porque sei que qualquer área pode ser o lugar de um economista.

Hugo Eduardo Meza Pinto é economista, professor e coordenador pedagógico das Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba. [email protected]

GAZETA DO POVO. 03 de agosto de 2007.

Comentários

Registre-se ou faça login para comentar.

  • Rodrigo

    10/03/2014 – 15:07:58

    Onde estudar economia em São Paulo Capital ?

  • Mateus

    03/02/2014 – 19:27:27

    Arrependimento é o que me passa quando lembro de que cursei economia, ainda mais no interior bem interior de SP, apenas emprego em banco e se você for feio esquece!

    • arlisong

      18/02/2014 – 15:57:34

      Kkkkkkkkkkk n deu muito certo cara??? E pq “se for feio esquece?”

  • Carlos Vaz

    04/05/2013 – 01:39:57

    Ótimo texto, só faz aumentar ainda mais minhas expectativas em relação ao curso que iniciarei, adorei o site!

  • Marcelli Lima

    09/07/2012 – 21:30:27

    Agora que eu fiquei com mais vontade de fazer essa faculdade !

  • Carla

    16/04/2012 – 23:13:24

    Nossa, gostei muito da frase “Por isso, quando ouço dos meus caros alunos que eles não estão trabalhando na área fico muito satisfeito porque sei que qualquer área pode ser o lugar de um economista.” esta frase me fez ter certeza de que quero cursar economia, meu medo era estudar o que gosto e n ter mercado, agora vejo a amplitude da area. Brigado pelo texto.

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda
Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda

Fonte: www.oeconomista.com.br/vale-a-pena-estudar-economia

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram