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Unboxing experience: seu Ecommerce precisa dar mais atenção a isso

Unboxing experience: seu Ecommerce precisa dar mais atenção a isso | Ecommerce na Prática

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Se você nunca ouviu falar em unboxing experience, seu Ecommerce está perdendo tempo. Sabe aquela sensação de ver lindas embalagens embaixo da árvore de Natal, retirar a fita decorativa, o papel de presente, a fita adesiva e, finalmente, abrir a caixa que revela o que você realmente ganhou? Traz ótimas lembranças, não é mesmo? Pois é, os clientes também gostariam de reviver esses momentos. Leia nosso post para ver como pequenos cuidados na hora de enviar seu produto podem fazer toda a diferença.

 

unboxing
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O que é?

Unboxing experience é o termo em inglês para a hora de desembrulhar um pacote. Para muitos, a euforia de receber uma embalagem pelo correio e encontrar o produto é quase tão importante quanto a própria experiência de realizar a compra online. Por isso, diversas empresas têm investido em inovações que tornem esse momento ainda mais especial, estimulando que o consumidor volte a comprar. Os resultados positivos incentivam que as lojas sejam cada vez mais criativas para cativar os clientes.

 

Criando um diferencial

O ambiente virtual tem milhares de lojas que comercializam os mesmos produtos, ou similares. Nesse cenário, são as pequenas ações que podem fazer toda a diferença para convencer alguém a optar por comprar em seu Ecommerce. Criar uma experiência memorável é algo que vai fazer a sua loja online se destacar das demais. Enquanto os concorrentes enviam caixas pardas pelos correios, impossíveis de serem diferenciadas, envie uma embalagem que se destaca. Pense em algo que, além de causar impacto visual, reforce a sua marca. Esse é o primeiro passo.

O fundador do Ecommerce na Prática, Bruno de Oliveira, considera essa prática muito valiosa para todos os comerciantes, especialmente os que têm lojas virtuais: “A caixa é a oportunidade do lojista ter contato pessoal com o cliente, vale a pena investir em uma embalagem diferenciada, mimos e até mesmo brindes para tentar surpreender o cliente. O gasto inicial pode ser um pouco mais alto que o normal, mas o retorno compensa”, afirma.

 

Fidelizando clientes

Clientes satisfeitos voltam a comprar. Clientes que são surpreendidos positivamente, muito mais. Superar expectativas é uma forma de garantir que eles estejam ansiosos por uma nova oportunidade de estar em contato com sua loja online. Além de reforçar sua marca, esse tipo de atitude pode inspirar comentários positivos. Respostas orgânicas são fundamentais para ampliar seu alcance nas redes sociais e, principalmente, melhorar o posicionamento do seu Ecommerce em um marketplace. Outra dica interessante é se preocupar com a resistência da embalagem. Receber um pacote todo amassado – mesmo que por culpa de uma empresa terceirizada ou dos Correios – gera certo desânimo. Por outro lado, se o recipiente causa uma boa primeira impressão quando chega intacto. O cliente pode gostar tanto ao ponto de ficar “com pena” de jogar uma embalagem bonita no lixo. Quanto mais tempo seu pacote ficar por perto, maior reforço sua loja virtual terá no imaginário da pessoa.

 

Personalização: indo mais longe

Enviar uma embalagem diferenciada é apenas a primeira pequena preocupação para garantir uma unboxing experience que marque o cliente. Se esse detalhe já faz uma enorme diferença, porque não ir além? Personalizar a embalagem com o nome do destinatário mostra que sua empresa se preocupa com cada pessoa que compra. Outra ideia é inserir cartões personalizados, com mensagens de feliz aniversário ou qualquer dedicatória pertinente. Se for optar por essa ação, tenha em mente que a maioria dos consumidores prefere receber bilhetes escritos à mão. Isso dá uma sensação mais pessoal e os faz se sentirem mais conectados com a marca.

 

Planejamento

Como toda boa ação de marketing, uma boa unboxing experience exige estratégia. Embalagens especiais, brindes e todo tipo de mimo para seus clientes são válidos, mas geram um custo.  Materiais especiais trazem um custo extra, por exemplo. O tempo gasto para escrever em cartões personalizados também precisam ser computados. Outro fator a ser pesado é a entrega da mercadoria. Se sua loja online está investindo em dar ao cliente uma experiência memorável, talvez seja a hora de escolher uma transportadora de confiança para a tarefa. Fora a questão dos gastos, ações sazonais como papel de presente natalino ou qualquer toque especial relacionado com datas comemorativas deve ser cuidadosamente planejado. Pensar com antecedência te dá vantagem na hora de negociar com fornecedores e reduz os custos. Esteja atento ao orçamento de cada área na hora de pensar em ações extras.

 

Dicas para criar uma unboxing experience incrível

Essa estratégia é muito mais do que escolher uma embalagem bonita. Como já foi dito, é necessário se preocupar com o transporte e em estratégias para que sua marca seja sempre lembrada por proporcionar uma experiência especial. Algumas dicas são:

  • Varie as embalagens: você pode até ter encontrado um papel para presente lindo, ou uma caixa em formato super diferente. Entretanto, se todos os produtos forem sempre entregues da mesma forma, a ideia acaba ficando banalizada.
  • Faça promoções: condicione o envio de recipientes especiais e brindes a compras mais altas. Esse tipo de ação é muito usada no setor de bebidas e pode aumentar consideravelmente o ticket médio de compra.
  • Fomente engajamento: peça para os clientes compartilharem suas experiências em redes sociais ou para que te enviem registros para que você poste nos canais oficiais da empresa.
  • Foco no produto: lembre-se que a unboxing experience funciona muito melhor quando o produto contido em uma caixa espetacular é igualmente empolgante.

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Fonte: ecommercenapratica.com/blog/unboxing-experience

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