Grupo Premier

oBlog GP

TruckPad: a empresa que quer revolucionar o frete no Brasil

TruckPad: a empresa que quer revolucionar o frete no Brasil | Ecommerce na Prática

Compartilhar44CompartilharTwittarPin44 Compart.

Quem trabalha com Ecommerce certamente tem no frete uma das maiores preocupações do negócio. Quem está começando costuma ter problemas recorrente com o serviço dos Correios. Quem já está no mercado há mais tempo, sofre para encontrar uma transportadora de confiança. Pensando nisso, o empreendedor Carlos Mira criou a TruckPad, que ele define como um misto de Mercado Livre e Uber de cargas.

TruckPad
TruckPad

A ideia

O fundador da empresa tem 30 anos de experiência com transporte de carga e logística. Ao ver a dificuldade de alguns caminhoneiros autônomos em encontrar serviços, ele criou um aplicativo que proporciona interação entre eles e empresas que precisam de frete. O motorista se registra no app e entra no banco de dados da TruckPad. Em seguida, caminhoneiro e empresa acertam o custo do serviço e a startup cobra um percentual por ter possibilitado a comunicação. O valor é cobrado da contratante. Ou seja, o caminhoneiro não paga nada e ainda tem um intermediário no caso de haver algum desentendimento depois de realizar a entrega.

“A gente acabou com aquela coisa de o caminhoneiro parar em um posto de gasolina à procura de um post-it de uma empresa que quer despachar mercadoria. Além disso, a gente elimina o chamado broker, que cobra até 30% só para dizer onde a carga está. O caminhoneiro fatura até 50% a mais com isso”, diz Carlos Mira.

Apoiadores da TruckPad

A TruckPad chamou a atenção de grandes players com sua ideia inovadora de frete. Por isso, a alemã Mercedes Benz comprou parte da startup. Outras empresas que investiram no negócio foram Movile (dona do iFood) e Maplink (dona do Apontador). O site oficial também mostra parcerias com Shell, Estradão e Sascar, que pertence ao grupo Michellin.

 

O futuro do frete

A startup já conta com 700 mil downloads na Google Store e tem um dos bancos de dados mais completos do setor, o que justifica o interesse dos parceiros. O número total de caminhoneiros autônomos no país é de cerca de 1 milhão. Ou seja, quase dois terços deles usam ou já tiveram contato com o app. Segundo Mira, o próximo passo para a TruckPad é buscar novos mercados. A princípio, o planejamento é buscar México, Turquia e Índia em breve.

 

Clique aqui e receba todo o conteúdo do Ecommerce na Prática!

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

Compartilhar44CompartilharTwittarPin44 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/truckpad-frete-brasil

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram