Grupo Premier

oBlog GP

Trabalho autônomo: o que é e como começar? Confira!

Trabalho autônomo: o que é e como começar? Confira!

trabalho autônomo
trabalho autônomo

O trabalho autônomo cresce de forma significativa no mercado. Ele não tem uma remuneração fixa, o que difere do profissional contratado pelas regras da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), que ganha um valor fixo mensalmente pelo trabalho realizado.

Nesse sentido, é válido ressaltar que, na forma autônoma, o trabalhador é que desenvolve e organiza sua atividade. Assim, ele define o serviço ou produto que vai oferecer, o local, o modo, o tempo e a maneira de venda.

Logo, o trabalhador autônomo precisa dar atenção às principais características desse modelo de negócio para tomar as melhores decisões e se destacar em seu segmento. Continue a leitura e saiba mais informações!

O que significa ser um trabalhador autônomo?

O trabalhador autônomo consiste em um profissional sem vínculo empregatício com nenhuma organização. Desse modo, ele tem autonomia financeira e profissional, já que não é um colaborador efetivo.

É válido mencionar que esse trabalhador pode exercer sua função na própria casa ou fora dela. Mesmo que considere que a prestação de serviços dos trabalhadores autônomos seja algo eventual, ela pode se tornar habitual. Isso vai depender da maneira como ele atua no mercado.

 Quais são as implicações de investir nesse formato de trabalho?

O formato de trabalho autônomo apresenta algumas implicações importantes, entre elas, podemos mencionar a maior autonomia, a flexibilização e a autogestão. O profissional consegue conciliar os horários de trabalho com o tempo de descanso, já que não tem rotina fixa.

Além do mais, ele poderá estabelecer os locais em que vai vender seus produtos ou oferecer seus serviços, a fim de conquistar cada vez mais clientes. Ao trabalhar dessa forma, não será preciso seguir nenhuma ordem ou exigência, eles podem tomar decisões por conta própria. Mas é preciso sempre levar em conta a satisfação dos clientes.

No trabalho autônomo, não é preciso ter um curso específico para o ramo em que deseja atuar, é possível exercer suas tarefas conforme suas próprias habilidades. No trabalho autônomo, é necessário ter muita disciplina e dedicação para conseguir exercer sua atividade da melhor maneira possível e para se manter competitivo.

Para que o trabalho não seja cansativo e exaustivo, é recomendado definir os horários, para que exista um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, sem que a renda mensal seja afetada.

Saiba que você será seu próprio gestor, então, é preciso correr atrás para que consiga potencializar os seus resultados. O trabalho autônomo apresenta diversos benefícios, mas eles são obtidos por meio de muito esforço.

O que é necessário para começar a trabalhar de forma autônoma?

Para começar a trabalhar de forma autônoma e conseguir bons resultados durante o serviço, é preciso realizar algumas ações. Veja o que deve ser feito ao seguir esse caminho!

Fazer a formalização

O trabalhador autônomo não pode trabalhar de qualquer forma, é preciso que seu negócio seja formalizado para que não haja contratempos com a Receita Federal. Existem tributos que devem ser pagos para que exista, também, uma maior estabilidade.

O profissional deve realizar, por exemplo, o pagamento do INSS, pois esse tributo garantirá o seu direito à aposentadoria, além do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) e ISS (Imposto sobre Serviços). Saiba que os valores de serviços e os impostos precisam estar presentes no RPA (Recibo de Pagamento Autônomo).

Esse documento é usado para comprovar de forma legal a contratação dos serviços autônomos. Dessa forma, é essencial cumprir com as exigências do mercado para atuar de acordo com a lei e garantir os seus direitos.

Definir o nicho de atuação

Caso você já tenha alguma experiência no mercado, é válido aproveitar o conhecimento acumulado e oferecer esse serviço de forma autônoma. Outra opção é pensar em uma nova atividade que você deseja exercer e com a qual se sentiria seguro, mesmo que não tenha muita experiência. É fundamental escolher algo com que goste de trabalhar, assim, você dará o seu melhor e obterá bons resultados.

Ter um plano de negócios

Um eficiente plano de negócios ajuda a criar ações para se estabelecer melhor no mercado, aumentar as vendas dos produtos ou dos serviços e atender melhor às necessidades dos consumidores. O planejamento precisa descrever os seus principais objetivos como trabalhador autônomo e o que você pode fazer para alcançá-los.

Isso ajuda você a ter um direcionamento que precisa seguir. O plano de negócio é uma forma de reduzir as chances de perigos e incertezas, já que tudo estará registrado. Ao perceber qualquer erro e falha, é possível corrigir e mudar as estratégias para ter sucesso.

Escolher bons fornecedores

Os fornecedores de produtos são fundamentais para o sucesso de um trabalhador autônomo, mas é preciso muita atenção ao escolher o seu parceiro de negócios. Isso porque é necessário oferecer produtos de qualidade e com um preço competitivo. Desse modo, é essencial avaliar com atenção e optar pelo melhor.

Ainda, tenha atenção com o tempo das entregas das mercadorias, afinal, os clientes não gostam de atrasos. Nesse contexto, é preciso escolher um distribuidor que cumpra com os prazos estabelecidos, a fim de que você consiga entregar o melhor para seus consumidores.

Assim, é fundamental realizar a avaliação dos fornecedores disponíveis no mercado, planejar o pagamento deles para que tudo seja feito de maneira satisfatória e que não existam problemas ao fazer a gestão de fornecedores.

Como a Serasa pode ajudar no trabalho autônomo?

Os trabalhadores autônomos precisam fazer a declaração do imposto de renda. Uma forma simples e segura de fazer isso é por meio do Certificado Digital. O profissional que apresenta um e-CPF pode ter acesso à declaração pré-preenchida, e não necessita realizar o download do programa da Receita Federal.

Ainda, com o Certificado Digital da Serasa Experian, é possível ter acesso a um conjunto de vantagens, como a assinatura digital de documentos de forma rápida e sem a necessidade de ir ao um cartório.

Para realizar trabalho autônomo, é preciso conhecer o seu funcionamento. Assim, é possível criar estratégias que permitem você se destacar no mercado.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais para ficar por dentro desse e de outros importantes assuntos, estamos no Facebook e Instagram!

Fonte: empresas.serasaexperian.com.br/blog/trabalho-autonomo

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram