Grupo Premier

oBlog GP

Taxa de rejeição ou Bounce rate: por que isso é importante

Taxa de rejeição ou Bounce rate: por que isso é importante | Ecommerce na Prática

CompartilharCompartilharTwittarPin0 Compart.

A taxa de rejeição representa as pessoas que acessam seu site, mas abandonam sem clicar em nenhuma outra página interna ou efetivar uma compra. Entenda por que esse é um indicador muito importante e como melhorá-lo:

Por que a taxa de rejeição é importante

Uma página com taxa de rejeição (ou bounce rate, em inglês) muito alta significa que muitas pessoas estão saindo antes de comprar seus produtos. Toda vez que um usuário acessa o seu site e sai sem visitar qualquer outra aba daquele endereço, ele entra para o rol de usuários que “rejeitaram” a sua loja virtual.

Obviamente, isso não é bom para o negócio. Com uma análise mais minuciosa pelo Google Analytics, você pode identificar exatamente qual é o problema do site. Por exemplo: os clientes foram atraídos por um conteúdo mas nunca tiveram interesse no produto? Ou talvez eles queiram comprar, mas não conseguiram encontrar o botão de compra? E ainda: será que tentaram clicar em algum link, mas não foram corretamente direcionados?

Confira também:

Indicadores de desempenho: como acompanhá-los em seu Ecommerce

10 Métricas essenciais para um Ecommerce de sucesso

As principais causas

Essas são apenas algumas das variáveis que podem estar causando uma taxa de rejeição alta. Confira as principais razões para o seu Ecommerce não conseguir reter clientes:

  • Usabilidade ruim
  • Design ruim
  • Site não-responsivo
  • Carregamento demorado do site
  • Links quebrados
  • Conteúdo pouco interessante
  • Público-alvo errado
  • Processo de checkout muito complexo

Como melhorar a taxa de rejeição

Agora que já entendeu os principais motivos para sua página ter uma alta taxa de rejeição, é importante saber quais são as melhores práticas para reduzir ao máximo o bounce rate:

1 – Esteja atento ao layout da página

“A primeira impressão é a que fica”. Esse ditado popular faz muito sentido no mundo virtual. Ao clicar em um link e ser redirecionado para uma página que não agrade esteticamente, o leitor tende a fechar imediatamente a aba. Por isso, é fundamental que você tenha um layout interessante para o visitante. Também é crucial que a arquitetura da página seja fluida. Existem pontos estratégicos onde botões de compra e ofertas devem ser colocados para aumentar a conversão. Criar uma experiência agradável para o leitor vai garantir que ele passe mais tempo dentro do seu site, reduzindo a taxa de rejeição.

2 – Preste atenção no funcionamento do site

Além da questão estética, é importante se certificar de que o site é funcional. Por exemplo: imagine que sua página é linda, fluida e que o cliente consiga chegar facilmente ao botão de compra. Entretanto, ao clicar, o link está errado e aparece “Erro 404: página não encontrada”. Seria uma péssima experiência, certo? Esteja atento, pois esse tipo de questão técnica influencia muito a taxa de rejeição.

3 – Seu Ecommerce precisa ser responsivo

Hoje, 74% das decisões de compra são tomadas através de smartphones. Sua página precisa estar preparada para receber visitas de diversos aparelhos diferentes. É fundamental que ela seja responsiva para não limitar o público que pode alcançar. Se alguém entra no seu site pelo celular e não consegue ler direito o conteúdo, vai sair rapidamente. Outra funcionalidade crucial para reduzir o bounce rate é a page speed. Trata-se da velocidade de carregamento do endereço eletrônico. Ninguém tem paciência de esperar uma página muito lenta. É mais prático sair e procurar um concorrente que proporcione uma experiência de compra melhor.

4- Atenção ao conteúdo

Gerar conteúdo de valor é fundamental para atrair e reter clientes. De nada adianta produzir artigos ou fazer anúncios que vão trazer tráfego ao site, mas que não estejam bem escritos. Erros de português, linguagem que não se conecta com a sua persona e escrever de forma confusa afasta o leitor da página. Tenha certeza que tanto a forma quanto o conteúdo vão trazer ao seu possível cliente uma experiência agradável e convidativa para que ele continue navegando.

5 – Mantenha o tráfego interno

Ao criar conteúdo, utilize estratégias que farão seu leitor permanecer no site. Por exemplo: ao escrever artigos, coloque links internos para outros conteúdos que sejam pertinentes. Caso use links externos, tenha certeza de que vai selecionar a opção de abertura em outra página. Outra dica que vai te ajudar a alavancar as vendas do seu Ecommerce é sugerir produtos e fazer comparativos. Utilize estratégias de up-sell e cross-sell para reduzir a taxa de rejeição ao mesmo tempo em que aumenta o tíquete médio do negócio.

6- Trabalhe bem o Call to Action 

Call to Action (CTA) são chamadas que induzem o visitante a realizar uma. Pode ser “clique aqui para comprar esse produto” ou “quer saber mais?” ou até mesmo um botão com “quero participar do sorteio”. Quando a pessoa clica, é direcionada a outra página do seu site. É uma ótima forma de diminuir o bounce rate e ainda aumenta sua taxa de conversão. Use a criatividade para chamar a atenção e induzir ao clique. Esteja atento aos mapas de calor do site para entender quais são os pontos estratégicos para inserir a CTA.

7 – Foque no público certo

Seu negócio tem uma persona definida. Tem um público-alvo. Não adianta tentar vender maçãs para quem que comprar abacaxis. Lembre-se que ter bastante tráfego é importante, mas a qualidade sempre vai se sobressair em relação à quantidade. Foque seus esforços em atrair possíveis compradores para o seu negócio. São eles que vão se interessar pelo conteúdo e finalizar a compra.

8 – Monitoramento constante

Assim como todas as métricas do seu Ecommerce, você deve acompanhar sempre a sua taxa de rejeição. O motivo é simples: através desse indicador é possível  identificar problemas sérios e corrigi-los o quanto antes. Um empreendedor de sucesso não pode se dar ao luxo de negligenciar o bounce rate do seu negócio.

Esperamos que esse artigo te ajude a vender mais! Clique aqui para entrar na nossa Lista Vip

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

CompartilharCompartilharTwittarPin0 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/taxa-de-rejeicao-bounce-rate

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram