Grupo Premier

oBlog GP

imagem15-06-2022-12-06-42

Taxa de desemprego deve chegar a 9,8% em julho e a 7,6% em dezembro • OEconomista

Compartilhar Sem categoria

Taxa de desemprego deve chegar a 9,8% em julho e a 7,6% em dezembro

Autor: O Economista – 26 de junho de 2009

A taxa de desemprego no país deve atingir 9,8% em julho deste ano e chegar a 7,6% em dezembro. A previsão é do Banco Central, que divulgou hoje (26) o Relatório Trimestral de Inflação.

A alta no desemprego deve ocorrer depois de o país ter alcançado, em dezembro de 2008, o menor nível (6,8%) desde o início da séria histórica, iniciada em 2002 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na média do ano, a expectativa é que taxa de desemprego fique em 8,8%, acima do registrado em 2008 (7,9%) e abaixo de 2007 (9,3%).

De acordo com o diretor de Política Econômica do BC, Mário Mesquita, a taxa de desemprego normalmente costuma subir até meados do ano, com redução no resto do período.

Segundo o relatório, “os reflexos adversos sobre o mercado de trabalho se mostram com maior nitidez nos números de emprego formal bem como nas estatísticas de emprego industrial”.

Até o momento, entretanto, diz o relatório, “a concessão de férias coletivas, a diminuição da jornada de trabalho e outras medidas emergenciais, além do efeito desalento [quando o desempregado desiste de procurar emprego]”, têm suavizado a elevação das taxas de desemprego.

Entretanto, para Mesquita, como os indicadores estão melhorando, é provável que pessoas voltem a procurar emprego, o que aumenta os indicadores de desemprego.

Kelly Oliveira – Agência Brasil

, ,

Comentários

Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda
Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda

Fonte: www.oeconomista.com.br/taxa-de-desemprego-deve-chegar-a-98-em-julho-e-a-76-em-dezembro

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram