Grupo Premier

oBlog GP

Solfácil e Serasa Experian: uma história de sucesso!

Solfácil e Serasa Experian: uma história de sucesso! | Serasa Experian

case de sucesso solfácil
case de sucesso solfácil

A parceria de duas empresas com um propósito em comum pode dar muito certo e beneficiar o crescimento de ambas. Esse é o caso da união entre a Solfácil e Serasa Experian.

A primeira fintech da área de energia solar no Brasil conta agora com a parceria da Serasa Experian para analisar o mercado e avaliar os clientes, financiando novos projetos e promovendo a sustentabilidade.

Que tal conhecer um pouco mais sobre esse case de sucesso? Conversamos com o Mauricio Martins, co-fundador e CRO da Solfácil, e temos um resumo desse papo a seguir. Acompanhe a leitura!

O grande objetivo da Solfácil no mercado

A empresa nasceu há 4 anos e, desde então, atua com o objetivo de empoderar as pessoas através do sol. Sua proposta comercial é trocar o custo da conta de luz mensal por um investimento sustentável, que é a geração de energia limpa e renovável por meio das placas solares.

Mauricio conta alguns detalhes dessa trajetória: “enfrentamos diversos desafios. No começo, não tínhamos histórico de carteira e, no solar, é importante o cliente ter uma carência de alguns meses. Do ponto de vista de produto, isso é essencial e fomos pioneiros nessa mudança no setor.”

Na prática, a ideia é que o empréstimo seja pago com a economia do cliente por não pagar a conta da companhia elétrica todos os meses. “É a mesma lógica de você trocar o aluguel por um financiamento imobiliário, mas com um prazo muito mais curto.”

A importância da energia solar no cenário atual

A possibilidade de transformar a luz do sol em energia elétrica não é bem uma novidade. Os estudos do efeito fotovoltaico vêm desde 1800 e, em 1954, Calvin Fuller foi o responsável pelas primeiras amostras de células fotovoltaicas.

A partir de então, os sistemas foram sendo desenvolvidos até mesmo por uma certa urgência de começar a preservar o meio ambiente e apostar em fontes de energia renováveis. O preço dos equipamentos dos sistemas de energia solar caiu com o tempo, mas ainda há um amplo mercado para a sua adoção.

Entre empresas, residências, estabelecimentos comerciais e todos os tipos de lugares, essa é uma excelente oportunidade de ajudar o planeta com uma energia limpa, economizar dinheiro a longo prazo e, ainda, se adequar a uma das grandes tendências do mercado — que é o ESG.

O desafio da concessão de crédito

Apesar de ser uma metodologia já validada nesses últimos anos, a concessão de crédito pode gerar problemas. Esse é o desafio constante da empresa, o que obriga a realizar revisões do modelo de negócio para sempre tentar chegar ao que melhor prevê a inadimplência.

Por isso, um dos focos da Solfácil é “sempre aprovar ao máximo bons clientes pagadores e reprovar os clientes que devem gerar alguma negligência, sendo necessário ter um trabalho frequente de revisão dos números.”

Ainda que a energia solar seja algo desejado por muitos brasileiros e ter boa aceitação no mercado, a maior dificuldade para o consumidor adquirir um sistema hoje é o preço. Fatores como a desigualdade social, crise econômica e o endividamento das famílias costumam ser apontados como os principais motivos de não investir em um projeto como de energia renovável.

Logo, as linhas de financiamento representam uma grande oportunidade para tentar facilitar o acesso de milhares de pessoas, já que pagar o investimento e as contas normais do mês muitas vezes fica inviável.

Para não comprometer ainda mais o orçamento do cliente, a Solfácil criou uma linha de financiamento com carência maior e prazos mais longos, de forma que fosse possível trocar a economia na conta de luz pela parcela do financiamento. Esse ainda é o principal gargalo que a empresa está tentando resolver dia após dia.

Mauricio cita que “existem também outras dores do setor que dificultam para um cliente adquirir um sistema,  e estamos começando a pensar em soluções para elas”.

Os diferenciais da Solfácil

Apesar de a empresa ser a pioneira em oferecer essa solução para o mercado, atualmente, existem outras alternativas disponíveis. Cada modelo funciona de um jeito e os principais diferenciais da Solfácil são:

  • maiores prazos (para diminuir a parcela e ficar mais próximo da economia na conta de luz);
  • maior carência (de forma a dar tempo de concluir o projeto e o cliente não ficar com a conta de luz e o financiamento para pagar ao mesmo tempo);
  • redução dos juros (em geral, os juros são muito elevados nesse setor e quase nunca era possível trocar uma conta pela outra, então a aposta foi que as pessoas pagariam esse investimento felizes ao ver isso como uma forma de economizar).
  • checagem do projeto para verificar a viabilidade técnica do mesmo e seu verdadeiro potencial de geração para o cliente final

Além disso, é claro que o benefício ambiental de todas as soluções de energia renovável também não pode ser considerado. A geração de energia elétrica vinda de uma fonte natural e abundante como o sol traz vantagens para o meio ambiente, como a redução da poluição e de outros impactos na natureza.

Como a Serasa Experian tem ajudado com a sua parceria?

A parceria da Serasa Experian tem sido fundamental justamente para enfrentar o maior desafio da empresa, que é avaliar seus clientes para fazer uma boa seleção deles e não colocar tanto em risco a segurança financeira da empresa.

Os resultados têm sido positivos, o que é confirmado por Mauricio “a Serasa Experian tem nos ajudado a entender melhor o perfil de cada cliente de forma estruturada possibilitando a nós, oferecer um crédito com maior qualidade. Estamos com grandes expectativas com o uso do Cadastro Positivo e, analisando os dados mais recentes, planejamos conseguir aprovar mais clientes, conseguindo assim, facilitar o acesso para as pessoas do financiamento solar.”

O Cadastro Positivo é como um currículo de dados financeiros que ajudam a informar o comportamento do consumidor. Essa é uma solução adotada em mais de 70 países, ajudando a aumentar a segurança de milhares de negócios pelo mundo. Atualmente, a informação disponível é o Score de cada CPF para análise de crédito. A Serasa Experian recebe esses dados e disponibiliza a consulta para seus parceiros.

Isso facilitou as decisões tomadas pela Solfácil, que a partir disso oferece linhas de financiamento para pagar o investimento do sistema solar em até 120 vezes e com juros mais acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

E aí, o que achou dessa parceria? É importante conseguir ver, na prática, como o Cadastro Positivo e outras soluções relacionadas a crédito podem ajudar muito no sucesso de uma empresa e no acesso ao consumo.

Aproveite para entrar em contato conosco e conhecer todos os nossos serviços que podem ajudar o seu negócio!

Entenda um pouco mais sobre o Score 2.0 e como a Solfácil utiliza em seus negócios

Nossos especialistas em análise e concessão de crédito recebem o Sebrae e a Solfácil,  uma startup que nasceu para empoderar o uso da energia solar, para um bate-papo sobre os desafios do atual cenário econômico e as oportunidades para quem está em busca das melhores condições de crédito! Confira!

 

Fonte: empresas.serasaexperian.com.br/blog/solfacil-e-serasa-experian-parceria-de-sucesso

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram