Grupo Premier

oBlog GP

Séries sobre empreendedorismo: confira as 10 melhores!

Séries sobre empreendedorismo: confira as 10 melhores!

Mais do que entretenimento, as séries sobre empreendedorismo também podem ser usadas como aprendizado. Afinal, várias situações são mostradas na ficção — e, como diz o ditado, “a arte imita a vida”.

Pode ser que os episódios não tenham exatamente as situações pelas quais você passa. Ainda assim, eles ajudam a ter ideias, enfrentar desafios e encontrar soluções para as dificuldades do dia.

Então, que tal conferir as 10 melhores séries que abordam empreendedorismo para você se inspirar? Acompanhe!

1. Silicon Valley

A história é simples: traz seis programadores que querem ter sucesso na carreira no Vale do Silício, na Califórnia. Afinal, esse é o local com maior número de startups no mundo. As situações pelas quais eles passam, porém, mostram como tomar decisões.

Apesar de serem jovens, os protagonistas precisam lidar com investidores e colaboradores, entrar em consenso, testar hipóteses etc. Por isso, é uma série que vale a pena assistir. Além de ser uma comédia, mostra os desafios de escalar um negócio.

Assim, você aprende os processos para buscar investimentos e como fazer a gestão de pequenas empresas, ou até mesmo de grandes. Inclusive, Silicon Valley é assistida até por Bill Gates. O seriado está disponível na HBO e no streaming HBO Go.

2. Suits

Mais que ver Meghan Markle, Suits é uma série sobre empreendedorismo perfeita. Ela traz negociatas e jogadas que ocorrem no mundo corporativo, demonstrando como é possível usar a inteligência e o poder a seu favor.

Situada em um escritório de advocacia, os episódios mostram, muitas vezes, como burlar as leis, sem desrespeitá-las. Ainda demonstra como ter autoconfiança e fazer boas negociações.

Outras situações importantes para o empreendedorismo são a resolução de casos, as oportunidades de inovação e as saídas ousadas e inteligentes para os momentos difíceis. Além disso, as cenas são bem realistas. A série está disponível na Netflix.

3. The Office

A comédia mostra o dia a dia de um escritório. Várias situações bizarras acontecem, até mesmo como paródias do que os funcionários vivenciam. Por isso, vale a pena ler para entender como é importante efetivar uma liderança comprometida e confiável, a fim de motivar os colaboradores.

O importante, aqui, é saber que The Office vai mostrar tudo que você não deve fazer. O seriado está disponível na Globoplay.

4. Shark Tank

Falar em séries sobre empreendedorismo e esquecer Shark Tank é impossível. Tanto a versão americana quanto a brasileira têm o mesmo objetivo: receber ideias no palco que podem ser financiadas pelos tubarões.

Ali, você aprende como fazer um pitch rápido, a importância da boa apresentação e quais ideias são consideradas as melhores. Ao mesmo tempo, você passa a entender melhor a cabeça dos investidores.

Assistindo ao Shark Tank, é possível perceber, por exemplo, que algumas ideias que você vê ciomo ótimas são encaradas como ruins pelos investidores. Além disso, por ser real, é praticamente um documentário sobre empreendedorismo. A série está disponível no canal Sony.

5. Dirty Money

É uma série original da Netflix que mostra fraudes e corrupção no ambiente de negócios. São apenas seis episódios, que focam um caso de maneira específica. Ali, você aprende o que não deve fazer e como as leis são burladas, de acordo com o interesse pessoal.

Um dos episódios conta, por exemplo, sobre presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sua história de fracassos empresariais. Outro trata do financiamento de cartéis de drogas no México pelo HSBC. Achou interessante? É só ver na Netflix e na Globoplay.

6. Billions

É uma série bastante conhecida, que mostra a disputa de dois homens em posições opostas:

  • o promotor-chefe, que deseja se promover no governo;
  • o dono de uma empresa de investimentos que está envolvida em ilegalidades.

Por esse motivo, a série sobre empreendedorismo trata muito da ética e da moral. Com a história, você aprende que nunca deve perder seu objetivo de vista, mesmo que tenha uma empresa com sócio. Por outro lado, entende que nem tudo vale a pena para alcançar o sucesso. Quer assistir? Veja na Netflix.

7. Chef’s Table

O documentário gastronômico também foca o empreendedorismo. É ideal para quem deseja montar um restaurante. No entanto, é útil para qualquer empresário que deseja conhecer mais sobre gestão.

O roteiro de Chef’s Table é bem diferente. Aparece, principalmente, os chefs e suas histórias. O destaque são as posturas empreendedoras e o que é preciso ter para se destacar. A série está disponível na Netflix.

8. O Sócio

Marcus Lemonis, investidor americano, já é conhecido do público. Ele ajuda pequenas empresas a se modificarem e recuperarem seus negócios à beira da falência. Novamente, é uma espécie de documentário, porque retrata situações reais.

Lemonis já chegou a aplicar mais de 7 milhões de dólares e sempre compra uma parte do negócio para ajudar o pequeno empresário. Com suas visões diferentes, mostra como é possível expandir o negócio por meio de boas práticas, como nunca misturar finanças pessoais e jurídicas, e aplicar os 4Ps do marketing. Para assistir, basta acessar o History Channel.

9. Gigantes da Indústria

Os grandes inventores e empreendedores são o foco dessa série, que mostra como eles construíram suas companhias. Alguns exemplos de personagens são John Rockefeller, Andrew Carnegie, J. P. Morgan e Henry Ford.

Um dos pontos positivos sobre o seriado de empreendedorismo é que apresenta os riscos e as oportunidades enfrentadas. Também mostra como esses empresários usaram inovação, visão e engenhosidade a seu favor. A apresentação é feita pelo History Channel e History Play.

10. Girl Boss

A vida de Sophia Amoruso é contada nesse seriado de forma bem humorada. A empresária que teve sucesso vendendo roupas online. Por sua trajetória, Girl Boss mostra o empoderamento feminino e como o ambiente corporativo impõe desafios.

Mostra ainda de que forma é possível ter paixão pelo que faz e como aprender com seus erros para se tornar um recorde de vendas, como a Nasty Gal, empresa de Amoruso. Apesar disso, a série recebeu algumas críticas, como sobre o comportamento da protagonista.

De toda forma, é uma boa série para ter inspiração. Está disponível apenas uma temporada na Netflix.

O que achou de todas essas séries sobre empreendedorismo? Elas têm focos diferentes e ajudam a entender aspectos diversos. Por isso, assista a todas que puder, porque elas valem a pena.

Gostou das dicas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e indique os seriados para outras pessoas.

Fonte: empresas.serasaexperian.com.br/blog/g2-series-sobre-empreendedorismo

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram