Grupo Premier

oBlog GP

SEO para Youtube: como destacar seus vídeos online

SEO para Youtube: como destacar seus vídeos online | Ecommerce na Prática

Compartilhar61CompartilharTwittarPin61 Compart.

Um bom conteúdo não é o suficiente para que seus vídeos se destaquem no Youtube. Para isso, é necessário que você saiba fazer um bom SEO para Youtube, ou seja: utilizar as estratégias de otimização para melhorar o posicionamento nos resultados de busca. Neste artigo, vou te mostrar exatamente como fazer isso.

O YouTube é a maior plataforma de vídeos da internet e é considerado também um dos maiores buscadores. Por isso, é importante saber como otimizar o seu conteúdo por lá.

SEO para Youtube

O maior objetivo do SEO é fazer a sua página aparecer nos primeiros resultados de uma pesquisa no Google, que é o maior buscador da internet.

Para que ele mostre o melhor conteúdo possível para seus usuários, desenvolveu um algoritmo próprio, capaz de identificar as páginas que oferecem uma boa experiência e eliminar aquelas que não servem para as pesquisas feitas.

otimização
otimização

Se você quer saber mais sobre SEO para Google, confira o artigo Técnicas de SEO: como chegar ao topo do Google.

Da mesma forma que o Google trabalha com um algoritmo que identifica os melhores conteúdos para os seus usuários, o Youtube segue a mesma linha de pensamento.

Quando o usuário digita algum termo de pesquisa no YouTube, os robôs da plataforma vasculham os canais e vídeos para entregar os melhores resultados, em ordem de relevância, para ele.

É aí que entra o papel do algoritmo. É ele que determina os melhores resultados, levando vários fatores em consideração, como o engajamento e de otimização do canal para ranquear os resultados.

Por isso, títulos, tags e descrições têm um peso enorme na hora do algoritmo escolher as melhores opções para seus usuários.

Além disso, os canais que recebem um alto número de comentários e curtidas também tem um posicionamento superior àqueles que não têm qualquer tipo de engajamento.

comentários ajudam no seo para youtube
comentários ajudam no seo para youtube

Isso acontece porque o Youtube entende que esses canais entregam uma experiência melhor para os seus usuários.

E, como o Youtube pertence ao Google, é importante saber que as otimizações de SEO que você faz na plataforma de vídeo valem também para disputar esse espaço na pesquisa do Google.

Como fazer um bom SEO para Youtube

É importante frisar que o SEO para Youtube não é uma garantia de que seus vídeos alcançaram todos os resultados que você espera.

O algoritmo considera inúmeros critérios, regras e cálculos para determinar o ranqueamento. Alguns desses fatores, inclusive, não estão nas suas mãos, como a navegação do usuário.

Contudo, podemos afirmar que as estratégias de otimização, se executadas corretamente, aumentam muito as chances de sucesso dos seus vídeos.

Portanto, eu trouxe aqui algumas dicas de como fazer um bom SEO para Youtube.

1 – Escolha as melhores palavras-chave

As palavras-chave são o primeiro passo para um bom SEO para Youtube. É através delas que a plataforma identifica o tema do vídeo e o associa às pesquisas dos usuários.

Para que isso aconteça, elas devem estar presentes no título, descrição e nas tags do vídeo. Por isso, é preciso que a escolha da palavra-chave seja feita com atenção.

Faça uma pesquisa das palavras-chave com maior volume de pesquisa no Youtube. 

palavras chave são fundamentais
palavras chave são fundamentais

Uma ferramenta que usamos aqui no Ecommerce na Prática é o Vidiq. Ele, além de mostrar o volume de pesquisa, ainda mostra os melhores criadores para cada palavra pesquisada.

Tendo essas informações em mãos, você consegue escolher as melhores palavras-chave para os seus vídeos. Ao saber quem são os melhores criadores, você pode visitar os seus canais e observar quais são os termos mais utilizados nos seus vídeos.

Os termos mais populares tendem a atrair mais gente. Porém, eles têm mais concorrência, que podem ser grandes marcas com as quais é mais difícil competir.

Por isso, na maioria das vezes a escolha certa está nas palavras-chave que chamamos de cauda longa (ou long tail).

Elas são aquelas que não têm um tráfego gigantesco, mas que também não têm tanta concorrência, por isso é mais fácil ganhar um bom posicionamento.

Geralmente, as palavras-chave de calda longa são aquelas mais longas (três palavras ou mais) e representam uma busca mais específica. Isso é ótimo, porque segmenta as pessoas e atinge somente aquelas que estão propensas a se interessarem pelo seu conteúdo.

De qualquer jeito, é sempre importante selecionar palavras-chave que tenham relação com o conteúdo do vídeo.

2 – Selecione um bom título

Depois que tiver em mãos uma boa variedade de palavras-chave, deve escolher o título do seu vídeo.

O título é o primeiro contato do usuário com com o seu conteúdo, por isso é importante que ele seja chamativo e direto. Além disso, ele precisa descrever o que os espectadores vão assistir e também instigá-los a clicar no seu vídeo.

Esse é um dos fatores mais importantes para o YouTube ranquear o seu conteúdo. 

seo para youtube   titulo
seo para youtube titulo

Para que um vídeo apareça bem posicionado, o título precisa ser o mais parecido possível com a pesquisa do usuário.

Segundo um estudo realizado pela Briggsby, os primeiros lugares das buscas costumam corresponder exatamente à palavra-chave no título do vídeo.

Além disso, a empresa também constatou que  títulos mais longos tendem a ter desempenho pior, já que as primeiras posições são mais objetivas. 

Ou seja, na hora de definir o título do seu vídeo, procure deixá-los o mais objetivo possível e com a palavra-chave exata.

3 – Insira as tags do vídeo

No Youtube, as tags (ou marcadores) são fundamentais para o ranqueamento de um vídeo. Elas são um dos fatores que o YouTube utiliza para identificar os assuntos de um vídeo e fazer a conexão com as recomendações de vídeos relacionados.

tags dos vídeos
tags dos vídeos

Essas sugestões são importantes para o tráfego dos seus vídeos.

O Vidiq também ajuda muito na escolha das tags dos vídeos. Além de dar sugestões baseadas no conteúdo, a ferramenta informa o volume de pesquisa de cada uma, o que é fundamental para fazer as escolhas certas.

Para que seus vídeos apareçam como sugestões de vídeos relacionados de outros canais, uma dica é que você entre nos vídeos com mais visualizações e utilize as mesmas tags que foram utilizadas neles. 

O Vidiq consegue visualizar que tags que foram adicionadas em qualquer vídeo do Youtube, o que torna possível esse trabalho de SEO.

4 – Escreva descrições inteligentes

A descrição é mais um campo importantíssimo para um bom SEO para Youtube. É nela que estarão as informações a respeito do vídeo, da maneira mais descritiva possível.

Diferentemente do título, que precisa ser curto e direto, as descrições podem ser mais detalhadas. Você tem até 5000 caracteres para isso.

Lembre-se de que, além do título, os usuários também veem parte da descrição quando fazem uma pesquisa na plataforma. Por isso, as descrições podem ser um instrumento de persuasão para que o usuário acesse o vídeo.

descrições são importantes para seo
descrições são importantes para seo

Assim, com uma descrição atraente, você pode aumentar o engajamento do vídeo e ganhar pontos com o YouTube.

A descrição também serve para que o algoritmo da plataforma identifique o conteúdo do vídeo. Por isso, aqui você deve incluir bastante a sua palavra-chave, mas sem exagerar.

Dessa forma, aumenta as chances de ranquear bem para esses termos.

Você pode também aproveitar o espaço das descrições para adicionar mais informações e engajar os usuários de outras formas, como a inclusão de chamadas para ação (CTAs), seja para a inscrição no canal ou compra de algum produto.

É possível também inserir hashtags no texto, que geram links para os usuários encontrarem novos vídeos sobre aquele termo. Contudo, não exagere. Se tiver mais que 15 hashtags na descrição do vídeo, o YouTube ignora todas elas.

Comece agora a fazer um bom SEO para Youtube

Apesar de não ser garantia de 100% de sucesso, a prática de fazer um bom SEO para Youtube aumenta muito as chances dos seus vídeos terem melhores resultados dentro da plataforma.

E, como você viu, apesar de ter um nome complexo, não é um bicho de 7 cabeças. 

Com as dicas que te dei aqui, você tem em mãos todo o necessário para executar da melhor forma possível as estratégias de otimização, que certamente farão seus vídeos alcançarem o maior número de pessoas possível.

O Youtube, no entanto, é apenas um canal para oferecer conteúdo para a sua audiência. Se você se limitar a somente ele, estará perdendo muitas oportunidades.

No Treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios, a Ana Clara Magalhães e o Lucas Lombardi, Heads de Conteúdo do Ecommerce na Prática, te mostram o passo a passo de como criar conteúdo de forma estratégica nas maiores redes sociais e aumentar as vendas em até 400%.

Este método vai te mostrar como produzir conteúdo no Facebook e Instagram, as duas redes sociais mais relevantes do mundo, de forma simples e gratuita.

Não perca essa oportunidade, saiba mais sobre o Treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios:

QUERO AUMENTAR MINHAS VENDAS EM 400%!

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

Compartilhar61CompartilharTwittarPin61 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/seo-para-youtube

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram