Grupo Premier

oBlog GP

Sampling Marketing: como usar em seu Ecommerce

Sampling Marketing: como usar em seu Ecommerce | Ecommerce na Prática

Compartilhar3CompartilharTwittarPin3 Compart.

Muita gente gosta de experimentar os produtos antes de comprar. Exemplos mais clássicos são amostras grátis de perfumes e períodos de testes para software. Além de ser uma garantia para o cliente, pode ser uma boa estratégia de vendas para sua loja virtual. Leia nosso artigo e entenda como o sampling marketing pode estimular o consumo e fidelizar seu público.

 

O que é sampling marketing?

Uma tradução de sampling para português é “amostra”. Em suma, a ideia é permitir que os produtos sejam testados pelo cliente antes da compra. Se ele gostar, vai querer adquirir. Certamente, a marca que ofereceu o brinde será lembrada antes da concorrência nesse momento. O sampling marketing pode ser utilizado para promover novidades do mercado, gerar engajamento orgânico, fidelizar clientes e até mesmo vender itens que já estão consolidados. A técnica sempre foi usada no mundo físico – em feiras, perfumarias, restaurantes e outros – e pode ser muito bem adaptada para sua loja online.

 

Indo além das amostras

A estratégia de permitir que possíveis clientes experimentem produtos é muito mais ampla do que distribuir amostras grátis. Ainda no mundo físico, montadoras e concessionárias oferecem test drive para os carros que estão sendo lançados. É uma prática muito comum e há quem se recuse a comprar se não puder dirigir o veículo antes. Na internet, muitas empresas trabalham com períodos de teste também. Lojas virtuais de jogos, programas de computador e as que trabalham com assinatura de conteúdo têm o hábito de oferecer pequenos períodos gratuitos para estimular o consumo.

 

Influenciadores Digitais

Um desdobramento contemporâneo do sampling marketing é enviar amostras dos seus produtos para influenciadores digitais e páginas relevantes. O site Buzzfeed, por exemplo, costuma testar diversos itens que recebem e postar suas avaliações. Pesquise páginas que são pertinentes ao seu negócio e estude a ideia de enviar para blogueiros, youtubers e outros canais. Uma única inserção orgânica nesses canais pode fazer seu Ecommerce bombar.

 

Vantagens da estratégia:

 

Divulgar novidades 

Essa é a utilização mais comum de ser encontrada. Enviar amostras de novidades é uma forma de chamar atenção para sua loja virtual. Por exemplo, se você começou a vender uma nova linha de perfumes, é interessante enviar para seus clientes. Eles podem gostar e comprar as embalagens maiores. Muitas pessoas têm medo de adquirir um produto que não conhecem. Outras tantas, nem sabem que o item do seu catálogo pode interessá-las. Assim sendo, enviar uma pequena amostra pode ser determinante para aumentar as vendas.

Vender produtos já estabelecidos

Pense em quantas lojas vendem maquiagem e quantos produtos similares existem. Por essa grande oferta, muitos acabam escolhendo a opção mais barata. Agora, imagine que sua loja já vende um batom que dura duas vezes mais que a maioria no mercado, só que o preço é um pouco mais elevado. Nesse caso, seria interessante enviar amostras para possíveis clientes, fazendo com que eles entendam o motivo do seu produto custar um pouco mais. O sampling marketing é ótimo para que as pessoas possam avaliar o custo-benefício em suas decisões de compra.

Fidelizar o cliente

Além de uma estratégia para aumentar o alcance e as vendas, outro resultado de muito valor é cativar seu público. Usar o sampling como recompensa para quem compra regularmente é uma forma de fidelizar seus clientes. Nesse sentido, pense em ações que vão ao mesmo tempo reforçar sua marca, satisfazer o comprador e trazer novas vendas. Ou seja, se você tem uma loja de brincos e recentemente passou a produzir pulseiras, é uma boa ideia enviar uma de presente para seu público. Ao informar que agora há outras opções de produtos, vai gerar uma nova demanda.

Gerar engajamento

Pode ser um desdobramento do item anterior. Clientes satisfeitos tendem a postar os “mimos” nas redes sociais e deixar comentários positivos na página da loja virtual. Desse modo, a experiência positiva daquela pessoa com sua empresa será propagada, trazendo possíveis novas vendas e servindo para reforçar sua marca. Ter clientes interagindo de forma orgânica com seu Ecommerce nas redes sociais é fundamental para aumentar o alcance de suas postagens e engajar possíveis compradores.

 

Com o que seu Ecommerce deve se preocupar?

 

Objetivo

Toda estratégia de marketing precisa ter um objetivo claro para ser eficaz. Sua loja virtual quer prospectar possíveis novos clientes? Então é interessante buscar contatos e enviar amostras para pessoas que sua marca normalmente não atinge. Quer fidelizar o público? Talvez valha a pena pesquisar as pessoas que têm comprado regularmente de você e recompensá-las com um brinde. Saber claramente qual resultado sua empresa quer atingir é fundamental para que a ação seja implementada de forma correta. Enviar amostras grátis a esmo vai acabar trazendo prejuízo ao invés de retorno financeiro.

Persona

Para atingir seu objetivo, é fundamental que esteja definido o público-alvo. Qual o perfil de pessoa que sua loja online quer impactar? Se seu negócio é vender jogos virtuais, alguns produtos podem ter melhor aceitação com o público mais jovem, entre 12 e 15 anos, enquanto outros atingem adultos. Enviar opções também pode ser uma boa ferramenta para entender seu consumidor. Exemplo: escolha um dos seguintes jogos e teste por 15 dias gratuitamente (um game de futebol, outro de tiro e um de aventura). Os resultados podem te mostrar tendências de mercado e trazer insights valiosos.

Planejamento

Uma boa ação requer planejamento para trazer bons resultados. Assim sendo, antes de enviar amostras e liberar acessos gratuitos, se prepare financeiramente para esse esforço. Além disso, esteja atento para as respostas do público. Se muitos clientes do grupo que recebeu produtos grátis resolver enviar mensagens diretas na sua página do Facebook, você deve estar atento à demanda para que eles não se sintam ignorados.

Métricas

Após implementado o sample marketing, seja ele um esforço pontual ou uma estratégia fixa, como recompensas e clubes premium, é de suma importância que seu Ecommerce metrifique os resultados. Depois de enviar amostras da sua nova linha de produtos, como estão as vendas? Das pessoas que testaram seu software por uma semana, quantas compraram a versão completa? Estar atento ao que os números informam é crucial para a saúde financeira de sua loja online.

Criatividade

Utilizar seus conhecimentos com criatividade é a melhor forma de alcançar bons resultados. Por isso, tente pensar em ações que surpreendam seus clientes. Algo que seus concorrentes ainda não praticam, uma ideia retirada de um outro segmento que você adaptou… Qualquer coisa que faça essa interação ser prazerosa e marcante para quem está comprando do seu Ecommerce. Esteja sempre atento às tendências e estude o que outras empresas estão fazendo de bom. Procure boas referências, veja vídeos sobre o tema, leia e observe não só o sampling marketing digital como também as boas ideias que vêm do mundo físico.

 

Sua empresa já pratica esse tipo de ação? Compartilhe conosco nas redes sociais! Aproveite também para se inscrever na Lista Vip e receber todo o nosso conteúdo. Boas vendas!

 

 

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

Compartilhar3CompartilharTwittarPin3 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/sampling-marketing

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram