Grupo Premier

oBlog GP

Planos de Contingências no Mundo dos Negócios: Você Tem?

Planos de Contingências no Mundo dos Negócios: Você Tem?

CompartilharCompartilharTwittarPin0 Compart.

O post de hoje é sobre planos de contingências no mundo dos negócios. Quando falamos assim, você provavelmente já sabe do que se trata: SEGURANÇA.

Se você descobriu um caminho que funciona e só por isso parou no tempo, deixando de buscar novas alternativas, saiba que está correndo risco. Seja lá qual for o seu negócio, é importante ter planos B, C, D e E para ele, jamais dependendo de um só produto, um só marketplace, uma só rede social etc.

Se interessou pelo conceito? Então dê o play no vídeo acima ou continue a leitura para aprender muito mais sobre ele!

Por que Ter Planos de Contingências no Mundo dos Negócios?

Como já dissemos, um plano de contingências nada mais é que um plano B qualquer. Se a estratégia “titular” apresentar qualquer problema, você não fica na mão, tendo logo uma tática nova para utilizar em seu lugar.

É bastante fácil dar um exemplo que vai mostrar exatamente por que é tão importante ter planos de contingências no mundo dos negócios:

Imagine que o faturamento do seu ecommerce é, hoje, de R$50 mil. Fazendo uma análise um pouco mais profunda, você descobre que 40% desse dinheiro vem de apenas um produto… Opa, sinal amarelo.

É claro que é ótimo um produto vender tanto a ponto de ser responsável por MAIS DE UM TERÇO do faturamento do negócio. Porém, será que essa é a situação ideal?

Amanhã ou depois alguma mudança tributária pode aumentar muito o preço desse item, ele pode se esgotar ou simplesmente parar de ser importado, se for o caso. Muitas coisas podem acontecer. E acredite: elas acontecem!

Dito isso, você precisa, urgentemente, começar a pensar em qual o seu plano de contingências nesse caso… Lembre-se: nada de ter um negócio que dependa de um só produto, cliente ou fornecedor.

Estabelecendo os Seus Planos de Contingências

No exemplo acima, alguns passos simples seriam um bom caminho para começar a estabelecer um bom plano de contingências.

Antes de tudo, se você tem um produto que é muito importante no contexto do seu negócio, encontre dois ou três fornecedores que trabalhem com o item. Se o primeiro falhar, você não precisa se desesperar, pois vai ter para onde correr.

Além disso, outro aspecto chave da questão é entender de onde estão vindo as vendas desse seu “carro-chefe”. O Mercado Livre é muito relevante nesse caso? Loja virtual? Anúncios do Facebook Ads?

Também é preciso que haja variação aí. Como já dissemos, você não pode ter um negócio inteiro baseado somente em um único caminho que funciona.

planos de contingências no mundo dos negócios
planos de contingências no mundo dos negócios

A Importância de Se ter Vários Canais de Venda

Ter vários canais de venda nada mais é que ter planos de contingências — isso é fundamental para dar mais equilíbrio e estabilidade ao negócio.

Mesmo que no começo a empresa fature majoritariamente em 1 ou 2 canais, como Mercado Livre e Facebook, por exemplo, depois é importante variar, colocando os ovos em cestas diferentes.

Além dos canais de venda, pense em planos de contingências para fontes de tráfego, produtos mais vendidos, fornecedores, clientes… Essa é uma atitude inteligentíssima e fundamental para o empreendedor que pretende construir um negócio sustentável financeiramente =)

***

Gostou? Então deixe o seu email na caixa abaixo! Ao fazer isso você entra para a nossa Lista Vip e passa a receber novos artigos em primeira mão! É 100% Gratuito.

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

CompartilharCompartilharTwittarPin0 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/planos-de-contingencias-no-mundo-dos-negocios

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram