Grupo Premier

oBlog GP

imagem12-06-2022-04-06-26

Planejando metas • OEconomista

Compartilhar Sem categoria

Planejando metas

Autor: O Economista – 21 de junho de 2009

Por Ingrid G Barth

Dando continuidade nos pontos sobre finanças pessoais, vamos ao segundo deles: Planejar as suas metas de curto, médio e longo prazo. Depois de aprender a controlar tudo aquilo que ganha e gasta, precisa estabelecer o que quer alcançar em seis meses, um ano e acima de um ano. Essa segregação pode ser aplicada a todas as coisas que quer alcançar e de preferência as escreva em sua planilha / caderno de gastos. Coloque o valor e o tempo aproximado de cada uma de suas metas e o quanto tempo acha que é suficiente para conseguir cumpri-las.

Como metas de curto prazo você pode colocar coisas mais simples de alçançar, como por exemplo a aquisição de bens materias como uma roupa nova, trocar de geladeira, adquirir um laptop, um novo celular, entre outras coisas . Se forem planejados durante um tempo curto isso já garante que você não adquira por impulsividade e ajuda a encontrar preços, marcas e condições melhores. Nesse caso também precisa-se fazer um esforço para que isso seja feito à vista, ou em no máximo seis meses de prestações para que não atrapalhe suas outras metas e não faça você acumular dívidas longas, além de possibilitar a você negociar descontos no preço.

As metas de médio prazo são aquelas um pouco mais complexas, de seis meses a um ano de serem concluídas. Nesse caso você pode incluir a troca de carro, viagem de férias, a reforma de algum cômodo da sua casa, etc. Esse tipo de meta precisa de pesquisas mais detalhada de preços, um tempo um pouco maior para guardar dinheiro o suficiente para não adquirir dívidas longas.

Já as metas de longo prazo são aquelas normalmente com o dispêndio mais alto de dinheiro, como aquisição de imóveis ou uma reforma geral no que você já possui, uma pós-graduação, um intercâmbio no exterior, etc. As metas de longo prazo demandam muita atenção pois precisam de um planejamento bastante sólido para não aparecerem surpresas no meio do caminho. Você precisa ter uma noção bem próxima da realidade de quanto tempo vai demorar para finalizar o pagamento e adaptar todo seu fluxo de caixa para comportar esses gastos durante mais de um ano já que normalmente eles são feitos em prestações.

Com certeza se planejando adequadamente suas metas você não deixará de fazer nada que gosta, e ainda por cima poderá fazer mais rápido do que pensa, pois quando planejamos adequadamente aquilo que queremos enxergamos mais claramente se tornando mais fácil ancançá-las.

,

Comentários

Registre-se ou faça login para comentar.

  • João Paulo Cercal

    01/06/2015 – 10:05:42

    Bastante interessante o texto, realmente há algum tempo utilizo as metas e elas nos fazem chegar aos objetivos de forma rápida e pelo menor caminho (o que geralmente envolve menos custos).

  • Carina

    22/02/2013 – 11:58:10

    Oi. Uso a planilha de controle de gastos disponibilizada no site, tendo TOTAL disciplina anotando cada centavo gasto, a quase um ano. O resultado está sendo incrível, economia todos os meses e em resultado, uma boa reserva já acumulada então, como a etapa da disciplina e controle financeiro já está inserida no meu dia a dia gostaria de uma sugestão: Como faço para incluir na planilha o campo das metas? O que economizei no mês, discriminar seu destino, como por exemplo cada uma das parcelas para a compra FUTURA de um bem à vista? Obrigada desde já, anciosa por uma dica nessa nova etapa. O site é muito bacana, parabéns.

  • Ana carneiro

    25/10/2012 – 19:58:19

    Gostei muito do texto de planejamento com isso a pessoa pode se conter em seus gastos.

  • Angélica Moura

    23/05/2012 – 12:35:35

    ´Muito interessante o texto, de fato se formos parar e analisar bem, podemos administrar bem as finanças e assim planejar os nossos investimentos, da melhor forma.

  • Estela

    23/03/2012 – 14:47:48

    Gostei muito dos textos. Espero conseguir me organizar logo. Temos que tomar cuidado também com os bancos…no meu caso, aumentaram o meu cheque especial e o meu cartão de crédito, sempre tive limites baixos… e fui gastando como estava acostumada, até aparecer o cód 51 de não autorizado… como tinham aumentato os meus limites sem minha autorização, gastei absurdamente mais do que eu ganho e me afundei no cheque especial que eles aumentaram..e está muito difícil de sair!! Não aguento mais ficar zerada.O que ganho só dá para os 5 primeiros dias do mês… o que vem depois, se aceitar cartão pago, se não… espero para o próximo mês!! Pelo menos não tenho cartão atrasado, esse eu faço questão de pagar primeiro, pois sei que o juros é abusivo…

  • Fabiano Pedro

    15/11/2011 – 14:08:56

    Muito bom este artigo, Ingrid. A questão de controlar e planejar gastos e investimentos para uma melhora de qualidade da vida financeira, além é claro, da facilidade no alcance de conquistas pessoais, deveria ser um hábito. Acredito que em nosso País, isso acaba sendo um problema cultural da nossa sociedade, que desde os primórdios, já no Brasil-Colônia, foi introduzida uma política de exploração que não visava o crescimento do povoado, e somente tinha um único objetivo, que era a extração exorbitante de tudo que se achava necessário. Diferentemente do que aconteceu em países como a Austrália, os EUA e o Canadá, por exemplo. Infelizmente, este “carma” ainda acompanha a cultura brasileira, basta olhar para os nossos comandantes do Plenário. Acho que como solução, esses ensinamentos para o planejamento de gastos pessoais e definição de metas, deveriam ser introduzidos e passados desde cedo aos nossos filhos, inclusive nas pré-escolas, como se diz o ditado “É de pequeno que se faz o grande”. Temos grandes exemplos pelo mundo afora, de países muito bem-sucedidos, em que as suas crianças são incentivadas à tratar deste assunto desde o primeiro dia em sala de aula. Sem sombra de dúvidas é um fato a ser levado em consideração, acho que é uma maneira de elevarmos o potencial de crescimento da população e consequentemente do nosso País. `Obrigado. Um grande abraço.

  • izabel Cristina da Silva Antunes

    25/06/2011 – 01:10:57

    Preciso e necessito de uma planilha urgente, mas não sei como começar, gostaria muito que voces me enviassem uma planilha para mim, por favor, me ajudem!

  • LILIANE

    08/02/2011 – 20:01:35

    oi, estou em processo de divorcio meu ex mi deixou cheia de dividas nao consigo sair do vermelho minha rtenda e de 1.350,00 pago faculdade 360 de faculdade 500 de carro e tenho dois filhos que estudadam particular nao posso ficar sem o carro porque trabalho com ele

  • benedita jose de arruda

    05/01/2011 – 10:31:29

    preciso muito me reorganizar muitas contas nome sujo na praça.

  • Helio de Jesus Costa Santos

    15/12/2010 – 20:29:59

    Traçar metas é muito importante, mais acima de tudo objetivo para alcança-las, quando traço um planejamento quer seja a curto, medio ou longo prazo, tenho que ter em mente todas as prioridades para alcaça-las.

    • Hélio de Jesus Costa Santos

      25/01/2014 – 13:29:04

      Todo planejamento deve ter metas e foco para alcança-las.

  • Pedro

    30/08/2010 – 13:19:52

    Gostei das informaçoes decomo controlara as dividas, masi estou numa situação que só um milagre de Deus, mais tenho fé que um dia vou conseguir controlar essas malditas dividas. obrigado pelas dicas

  • Jose Francisco de Assis Peçanha

    20/05/2010 – 21:02:19

    Senhores,Abri uma micro empresa e estou comercializando “Bem Casado” voces teriam uma planilha de contrele de gastos, ou seja, uma que contesse os gastos como por exemplo: açucar, gas, luz e etc para que eu controlasse os gastos inclusive o lucro. Podem me ajudar??

  • Deyse

    11/02/2010 – 15:57:00

    Adorei todas as informações sobre gastos, mais eu realmente gostaria de um exemplo de planilha pra começar a me organizar com as despezas domesticas que são muitas, será que é possivel mandar para meu email.ObrigadaDeyse

  • THEMIS

    15/01/2010 – 16:08:58

    Oi… Preciso muito me organizar, pois nunca gastei tanto sem percebercomo como nesse ultimo ano. Com certeza seus textos e a ferramenta adiquirida vão me ajudar!!! Abraços

  • Amivan

    29/10/2009 – 10:57:25

    Olá, Quero dizer que gostei muito da ferramenta, já estou uilizando, sempre fui Organizado e agora com fé em Deus vou ser mais ainda. Obrigado pela tecnologia disponibilizada Grande abraços Amivan

  • Ulisses

    25/08/2009 – 09:07:01

    Olá,bom dia e eu preciso rapidamente aprender lidar com as contas q esta me levando a falencia. estou precisando muito de ajuda.

  • Talita

    24/06/2009 – 17:49:53

    É verdade, planejar é muito importante. Preciso aprender…Muito bom o texto!

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor
Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor

Fonte: www.oeconomista.com.br/planejando-metas

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram