Grupo Premier

oBlog GP

Planejador de Palavra Chave: como usar para fazer anúncios

Planejador de Palavra-Chave: como usar para fazer anúncios | Ecommerce na Prática

Compartilhar7CompartilharTwittarPin7 Compart.

Uma parte essencial de qualquer Ecommerce é a criação de anúncios que estejam bem posicionados no Google. Para isso, é necessário escolher as melhores palavras-chave que vão compor o corpo do anúncio. O Planejador de Palavra-chave (Ou Keyword Planner) ajuda justamente nisso.

Essa é uma ferramenta gratuita do Google que te apoia na otimização dos seus anúncios, alcançando o máximo de pessoas interessadas em seu produto. Por isso, vou te mostrar aqui como usar o Planejador de Palavra-Chave para fazer anúncios assertivos.

Índice:

Por que utilizar o Planejador de Palavra-Chave?

O primeiro passo para criar bons anúncios no Google Ads é a escolha das palavras-chave relacionadas aos seus produtos ou serviços.

Essa tarefa tem que ser feita com muita atenção para que seu investimento não vá por água abaixo. Se escolher os termos errados – ou seja, aqueles que não têm volume de pesquisa -, seus anúncios não serão vistos por ninguém.

Para escolher bem as palavras-chave do seu anúncio, você deve, acima de tudo, saber que termos as pessoas colocam no Google quando vão pesquisar por alguma coisa relacionada ao seu produto ou serviço.

Por exemplo:

Digamos que você esteja fazendo anúncios para impulsionar as vendas de um tênis de corrida.

Se as pessoas pesquisam por “tênis de corrida nike”, ou “tênis de corrida vermelho”, ou qualquer outra variação, esses exemplos devem entrar no grupo de palavras-chave do seu anúncio.

E o Planejador de palavras-chave do Google Ads é uma ferramenta de pesquisa que te ajuda a justamente encontrar as melhores palavras-chave para alcançar os clientes certos.

Vamos agora ao passo a passo de como utilizar essa ferramenta:

1 – Crie uma campanha para acessar o Planejador

Você precisa ter uma conta no Google Ads para utilizar o Planejador de palavras-chave.

Se você ainda não tem uma conta, o primeiro passo é entrar no link acima e clicar em “Comece agora”.

planejador de palavra chave
planejador de palavra chave

Em seguida, você deve preencher seus dados: email, endereço do site, nome, data de nascimento, senha…

Depois que a sua conta estiver criada, você monta uma campanha.

crie uma campanha
crie uma campanha

2 – Como usar o Planejador de Palavra-Chave

Depois de acessar sua conta no Google Ads e criar uma campanha, clique no ícone da chave de fenda e, em seguida, em “Planejador de palavras-chave”.

acesse o planejador de palavra chave
acesse o planejador de palavra chave

Para realizar uma consulta no Planejador de Palavras-chave do Google, clique na primeira opção, que permite encontrar novas palavras-chave e ver dados de volume de pesquisas.

Em seguida, aparecerão novos campos, onde será possível utilizar os filtros disponíveis para fazer uma pesquisa mais precisa.

segmente a consulta
segmente a consulta

Como já disse, pense em palavras ou termos que o seu cliente poderia buscar caso quisesse encontrar o seu produto ou serviço no Google. Depois, insira elas no campo “Seu produto ou serviço”.

Em seguida, você deve definir as localidades onde quer realizar a consulta de palavras-chave para ter um resultado mais preciso.

Para conseguir resultados ainda melhores, pode incluir palavras-chave negativas. Dessa forma, você evita que apareçam palavras que não tenham relação com a sua oferta.

Por exemplo:

Se você está anunciando um pacote de viagens nacional, você não quer que seu anúncio apareça para as pessoas que pesquisarem por “pacote de viagem internacional”.

Depois de preencher todos os campos de segmentação, basta clicar em “obter ideias” para o Planejador de palavras-chave apresentar as sugestões com base na média de pesquisas do último ano.

Além do resultado para as palavras sugeridas, o Planejador apresenta ainda ideias de palavras-chave que tenham relação com os termos pesquisados.

3 – Analise os resultados da consulta

Não adianta utilizar a ferramenta sem saber analisar os resultados que ela apresenta. A primeira coisa a ser analisada é o resultado para as palavras pesquisadas e sugeridas pelo Planejador.

O Planejador de palavras-chave apresenta em seus resultados 3 informações relevantes sobre as palavras apresentadas:

  • Média de pesquisas mensais: É o número médio de pesquisas para uma determinada palavra-chave nos últimos 12 meses. Você deve prestar muita atenção a este número antes de selecionar a palavra-chave. Afinal, não adianta escolher uma que não teve volume de pesquisa nos últimos meses.
  • Concorrência: Nessa coluna, é apresentado o número de anunciantes que exibiram anúncios para cada palavra-chave pesquisada. Quanto maior for a concorrência, mais caro será o custo por clique (CPC) da palavra. Uma dica para quem está começando é escolher palavras que tenham uma concorrência média ou baixa.
  • Lance sugerido: Esse valor é calculado considerando os CPCs que os anunciantes estão pagando pela palavra-chave, de acordo com as configurações que você colocou na hora de fazer a consulta. Avalie se o CPC está alinhado com o orçamento que você tem disponível.

Em seguida, você deve selecionar as palavras que vai utilizar para seu anúncio.

A ideia de escolher as melhores palavras-chave é você ter o melhor posicionamento possível quando houver uma pesquisa no Google para os termos escolhidos.

Não há um limite de número de palavras-chave que possam ser incluídas. Contudo, quanto mais termos, maior será o seu investimento. 

Portanto, você deve levar em consideração o seu orçamento e quais realmente são relevantes para a oferta de seu anúncio.

Caso você não tenha condição de colocar um grande número de palavras-chave, deve escolher as que mais fazem sentido para o seu anúncio. O Google Ads recomenda o uso de 5 à 20 palavras por campanha.

4 – Faça a seleção das Palavras-Chave

Após definir as palavras-chave que irá utilizar, você poderá incluí-las em seu plano no próprio Planejador de palavras-chave antes de criar sua primeira campanha.

Para isso, basta clicar no botão “>>” na coluna “Adicionar ao plano”.

planejador: selecione as palavras chave
planejador: selecione as palavras chave

Pronto. Agora o seu anúncio tem as melhores palavras-chave possíveis, de acordo com o Planejador.

Comece a usar o Planejador para fazer anúncios

Como você viu, fazer uma análise das palavras-chave do seu anúncio é fundamental para que ele tenha sucesso.

Com uso do Planejador de palavras-chave, você terá uma previsão de investimento e de retorno, o que é essencial para campanhas de mídia paga, como o Google Ads.

Contudo, existem muitos outros fatores e estratégias para que você tenha sucesso nas suas campanhas de tráfego pago.

E você pode encontrar tudo o que precisa no nosso treinamento “Explosão de tráfego e vendas”.

Nele, o Bruno de Oliveira, maior especialista em Ecommerce do Brasil, ensina técnicas e estratégias para trazer multiplicar o tráfego de suas páginas por meio vídeos, conteúdos de valor e de anúncios qualificados nas principais plataformas de venda.

Não perca essa oportunidade! Saiba mais sobre o treinamento “Explosão de Tráfego e Vendas”:

QUERO TER OS MELHORES RESULTADOS EM MÍDIA PAGA!

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

Compartilhar7CompartilharTwittarPin7 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/planejador-de-palavra-chave-para-fazer-anuncios

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram