Grupo Premier

oBlog GP

imagem10-05-2022-15-05-24

Pessoas e empresas com menos recursos se afastam do crédito • OEconomista

Compartilhar Sem categoria

Pessoas e empresas com menos recursos se afastam do crédito

Autor: O Economista – 18 de março de 2009

A procura por crédito caiu em fevereiro, principalmente entre as pessoas de menor renda e as micro e pequenas empresas. A queda na demanda por empréstimos foi apontada por dois novos indicadores lançados ontem (17) pela Serasa Experian para acompanhar a demanda das empresas e do consumidor por crédito.

O índice para o consumidor mostra que em fevereiro a procura por empréstimos diminuiu 10,5% comparando com janeiro. Em relação a fevereiro do ano passado a queda foi de 4,2%. Na comparação entre os dois primeiros meses do ano, a redução foi maior (12,2%) na faixa da população que recebe até R$ 500. Entre os que ganham mais de R$10 mil a diminuição foi de 7,9%.

Tendência de retração na procura por crédito pelos que possuem menos recursos se confirma também em relação às empresas.

No balanço geral de fevereiro, a demanda por empréstimos pelas empresas caiu 10,8% em relação a janeiro e 4,4% comparando com o mesmo mês do ano passado. Entre as micro e pequenas empresas o recuo chegou a 11,4% na avaliação que considera os dois primeiros meses deste ano.

O presidente da Serasa Experian latino-americana, Francisco Valim, atribuiu, em parte, o baixo interesse por crédito às inseguranças geradas pela crise financeira.

“A incerteza da crise, da continuidade dos negócios e dos novos investimentos acaba impactando a demanda por crédito”, avaliou.

Para Valim, a redução na demanda por crédito em conjunto com a alta da inadimplência podem trazer prejuízos ao crescimento do país. “Na medida que estamos vendo a inadimplência crescendo e a demanda caindo, isso pode impactar o crescimento”, afirmou.

Segundo ele, a própria inadimplência, ou seja, a incapacidade de lidar com as dívidas já existentes pode ser um dos fatores para que as pessoas e empresas evitem assumir novos empréstimos.

Os índices de demanda por crédito foram calculados com base na consulta mensal de 11,5 milhões de Cadastros de Pessoa Física (CPF) e 1,2 milhão de Cadastros Nacionais de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Agência Brasil / Daniel Mello

, , , , , , ,

Comentários

Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor
Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor

Fonte: www.oeconomista.com.br/pessoas-e-empresas-com-menos-recursos-se-afastam-do-credito

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram