Grupo Premier

oBlog GP

Os Impactos da Hiperinflação no Ecommerce

Os Impactos da Hiperinflação no Ecommerce | Ecommerce na Prática

CompartilharCompartilharTwittarPin0 Compart.

Estamos retornando a um cenário de aumento da inflação no mundo e no Brasil não é diferente… Aliás, a  Hiperinflação por aqui está um pouco mais alta em comparação a outros países e não há previsão de baixa no índice. 

Que isso impacta diretamente no seu bolso e no caixa da sua empresa, isso nós já sabemos. Agora, como amenizar os impactos da Hiperinflação no Ecommerce?

Quando você acha que não tem mais o que fazer para diminuir o prejuízo, nós trouxemos algumas dicas indispensáveis para o momento. 

No vídeo abaixo, o Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, mostra os Os Impactos da Hiperinflação no Ecommerce. Assista:

imagem09-05-2022-00-05-27
imagem09-05-2022-00-05-27

Aprenda Ecommerce e empreendedorismo a partir de 29 reais. Conheça o EnP Prime, a Netflix do Ecommerce.

Índice:

Mas o que ocasionou a Hiperinflação?

Entre 2020 e 2021, vivemos um cenário pandêmico no qual deixou diversas pessoas em um momento de incertezas financeiramente falando. Para controlar essa situação, as principais economias do mundo colocaram mais dinheiro no mercado para tentar resgatar as empresas e a população de um modo geral. 

Por outro lado, as empresas não tiveram um avanço significativo e por várias vezes diversas indústrias tiveram que parar de produzir por falta de matéria prima. Então, para retomar o avanço, o mercado elevou o preço dos produtos. 

Porém, o aumento do preço chegou nas prateleiras do mercado e nos produtos de consumo, refletindo na nossa inflação.

Como isso impacta o mercado de Ecommerce brasileiro?

O principal impacto é o aumento do preço dos produtos. Mesmo que o seu fornecedor ainda não tenha aumentado o preço, uma hora ele vai precisar fazer esse ajuste e você precisa estar preparado. 

Porque, neste caso, você terá que aumentar o preço de venda do seu produto e a consequência disso para o seu cliente é a restrição. Ele começa a ficar mais restritivo, pois todos os produtos, até mesmo de consumo básico, estão sendo impactados pela inflação.

Logo, o seu capital de giro vai diminuir em consequência da inflação que fez o seu cliente ficar com o poder aquisitivo mais restrito. 

Além disso, o cenário do dólar em alta também interfere no seu dia a dia de empreendedor, como por exemplo, algum serviço que você contrata ou uma ferramenta estrangeira que você utiliza para gestão…

E como minimizar esses impactos?

Nós separamos algumas dicas para você. Confira:

1- Tenha maior controle do fluxo de caixa

Essa é uma maneira de você precisar cada vez menos do dinheiro do banco e, consequentemente, depender menos de uma possível antecipação de pagamentos. Ou seja, é uma forma de manter o seu caixa no positivo durante mais tempo, uma vez que não sabemos até quando essa hiperinflação vai se manter.

2- Substitua ferramentas que tenham preço em real

Em um momento de aumento do dólar, é importante economizar o seu dinheiro e trocar ferramentas pagas em dólar por real. Aqui mesmo no Ecommerce na Prática já fizemos alterações de ferramentas para diminuir custos devido ao aumento do dólar sequencialmente durante este ano. 

Além disso, preste atenção no contrato do serviço de todas as suas ferramentas, pois em alguns casos na renovação automática existe um reajuste de preço que é medido pelo índice chamado IGPM ou índice do aluguel.

Como o IGPM também está muito alto no Brasil, vale a pena buscar por ferramentas que não possuem esse índice ou solicitar a troca para o locador alterar o IGPM do contrato de aluguel para o IPCA que está mais em conta. 

3- Crie kits de produtos

Os kits são algo bem simples de criar e fazem parte de uma boa estratégia de venda, principalmente, em tempos de aumento de preço. Com isso, você consegue vender os produtos que estão parados em estoque e oferece descontos que chamam a atenção do seu cliente. Além, é claro, de manter a margem mais elevada para sustentar o ticket médio do seu negócio. 

E as dicas não param por aqui…

Mas só quem é Primer tem acesso aos conteúdos mais aprofundados sobre Ecommerce! 

EnP Prime: Tudo sobre Empreendedorismo em um só lugar!

Tenha acesso a uma plataforma completa e EXCLUSIVA para membros, em que você terá contato com conteúdos personalizados e simplificados que você nem sabia que precisava… 

Mas agora sabe que precisa!

No EnP Prime, você terá acesso imediato a:

  • + 60 Conteúdos e Vídeos Inéditos;
  • + 200 horas de conteúdo;
  • Aulas com Profissionais do Mercado e Especialistas em Diversas Áreas;
  • Novos conteúdos TODA SEMANA;
  • Estreias ao vivo com nomes GIGANTES do mercado;
  • Aulas inéditas sobre Ecommerce, Negócios, Empreendedorismo, Marketing Digital;
  • E MUITO MAIS!

Assine o EnP Prime e tenha acesso a conteúdos novos e exclusivos TODA semana:

imagem09-05-2022-00-05-29
imagem09-05-2022-00-05-29

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

CompartilharCompartilharTwittarPin0 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/hiperinflacao-no-ecommerce

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram