Grupo Premier

oBlog GP

Os economistas perdem Jamil Zantut, um dos construtores da profissão no Brasil • OEconomista

Compartilhar Profissão Economista

Os economistas perdem Jamil Zantut, um dos construtores da profissão no Brasil

Autor: O Economista – 22 de julho de 2008

Faleceu no dia 18 de julho de 2008 Jamil Zantut. O Dr. Jamil, como os seus amigos o tratavam, foi um dos maiores nomes da história da profissão no Brasil, economista que ficará para sempre registrado como um verdadeiro ícone da categoria.

Jamil Zantut atuou por 20 anos no Conselho Federal de Economia, tendo sido presidente entre 1974 e 1979. Além disso, foi seis vezes presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo e exerceu a presidência e vice e outros cargos na Ordem dos Economistas do Brasil e Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo.

“Ele participou de um pequeno grupo, aquele de Milton Improta, Eugênio Lefevre, o Ubirajara Dib Zogaib, o José da Costa Boucinhas, personagens históricos que foram na verdade os criadores da regulamentação da profissão no Brasil”, como disse a seu respeito o Prof. Delfim Netto, que assim o homenageou: “Essa foi uma batalha muito dura, e eles a venceram, ali por 1946, 1947, quando se criou o Curso de Economia em nível superior, e quando se alterou o curso de contabilidade. Acho que se deve a eles, realmente, a profissão. Eles lutaram para criá-la, e mais, para criar o espaço para a profissão. Foi um processo de criação, no qual o Jamil teve um papel muito importante”.

Economista, contador, administrador de empresas, Jamil Zantut formou-se também em Direito. Ocupou cargos em diversas áreas da Economia, Administração e Agricultura. Foi Diretor Financeiro da CMTC- Companhia Municipal de Transportes Coletivos de São Paulo, Diretor da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos, membro do Conselho Administrativo do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público do Estado, e Vice-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, 2ª. Região.

Fonte: Assessoria de Comunicação do COFECON

,

Comentários

Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda
Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda

Fonte: www.oeconomista.com.br/os-economistas-perdem-jamil-zantut-um-dos-construtores-da-profissao-no-brasil

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram