Compartilhar Investimentos, Notícias
Olimpíadas devem priorizar a cidade, não o evento, diz estudo realizado pelo Ipea
Autor: O Economista – 8 de setembro de 2008
Um novo texto de discussão publicado pelo Ipea aponta, com números e os exemplos de Pequim-08, Sidney-00 e Barcelona-92, que os Jogos Olímpicos são grandes geradores de desenvolvimento e empregos na cidade-sede, na região e no país. Mas o investimento para a realização das Olimpíadas deve focar a cidade e a região, não o evento.Segundo os pesquisadores Marcelo Weishaupt Proni, Lucas Speranza Araujo e Ricardo Amorim, de nada adianta apenas o marketing e novas arenas esportivas. “Antes dos estádios, ginásios, piscinas e alojamentos é importante pensar na questão das facilidades de transporte e comunicação, na questão ambiental e na segurança”, diz o TD “Leitura econômica dos Jogos Olímpicos: financiamento, organização e resultados”.
O estudo levantou dados de investimento das três cidades que sediaram Olimpíadas em contextos econômicos mundiais bastantes diversos e comparam com os resultados. Um dos desafios é manter depois dos Jogos a atividade econômica dos quatro anos de preparação.
Leia na íntegra o TD 1356, de Marcelo Weishaupt Proni, Lucas Speranza Araujo e Ricardo Amorim.
Com informações Ascom IPEA
barcelona, desenvolvimento, economia, financiamento, Ipea, ipea data, jogos, jogos olímpicos, Lucas Speranza Araujo, Marcelo Weishaupt Proni, olímpiadas, pequim, política, Ricardo Amorim, sidney
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.