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O que vender Online: acompanhe o Mercado Digital

O que vender Online: acompanhe o Mercado Digital | Ecommerce na Prática

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Depois de muita expectativa, saiu o relatório Webshoppers 40, referente ao primeiro semestre de 2019. A partir dos dados coletados por ele, fica muito mais fácil saber quais as tendências do momento e, consequentemente, o que vender online. O relatório trouxe números muito promissores a respeito do Mercado Digital.

O Webshoppers é o estudo com maior credibilidade sobre o comércio eletrônico brasileiro e a principal referência para os profissionais do segmento.

Índice:

O Mercado de Ecommerce

Dados ecommerce 2018 webshoppers
Dados ecommerce 2018 webshoppers

Não é surpresa que o Ecommerce está em crescimento. Os dados do Webshoppers mostram que o mercado de comércio digital brasileiro cresceu 18% em 2018. Foi o terceiro ano consecutivo em que a categoria alcançou dois dígitos no seu crescimento.

Se 2018 fechou bem para o comércio eletrônico, os primeiros 6 meses de 2019  também não decepcionaram. Pelo segundo semestre consecutivo, o Ecommerce brasileiro alcançou um crescimento de 12%

Foram 26,4 bilhões de reais vendidos nesse período de 2019, contra 23,6 bilhões no mesmo período do ano passado.

O volume de pedidos conseguiu um crescimento ainda maior. Os 54,4 milhões referentes ao primeiro semestre do ano passado se transformaram em incríveis 65,2 milhões nos primeiros 6 meses de 2019.

Outro dado interessante é o fato do Brasil ser o país com  maior faturamento da América Latina.

Isso mostra como o brasileiro vem perdendo cada vez mais o medo de comprar online.

Consumidor e Regiões em Destaque

Quando vai à procura de algum produto online, a primeira opção do brasileiro são os sites de busca. Depois, as redes sociais aparecem como o segundo motivador de compra.

Isso mostra como as pessoas se sentem confiantes quando compram algum produto que foi recomendado por outra pessoa.  Vender online por meio de indicação é muito mais fácil!

80% dos consumidores que adquiriram algum produto através da indicação ficaram satisfeitos em relação ao preço. Eles são também os que mais elogiam a experiência de compra.

De todas as pessoas que compraram online no primeiro semestre deste ano, 5,3 milhões delas fizeram isso pela primeira vez na vida. Isso equivale a 18,1% do total de consumidores do período.

Isso mostra como o Ecommerce ainda tem muito potencial de crescimento, pois a todo momento novos clientes realizam uma compra na internet pela primeira vez. Portanto, vender online tem tudo para continuar dando dinheiro!

Regiões onde vender online teve crescimento
Regiões onde vender online teve crescimento

Em termos regionais, Norte e Sul impressionaram com os maiores crescimentos. Enquanto a primeira cresceu incríveis 36%, a segunda chegou perto, alcançou um índice de 29%.

Apesar desse crescimento, quase todo o faturamento ainda está concentrado a região Sudeste, que, por sua vez, cresceu 9% em relação ao primeiro semestre de 2018.

Mobile Commerce

dados de compras pelo celular
dados de compras pelo celular

O crescimento das compras através dos celulares já representamquase metade dos pedidos feitos online. Isso é assustador se pensarmos que, em 2011, as compras através dos celulares equivaliam a 0,1% do total de pedidos feitos pela internet.

O faturamento alcançado pelas vendas por celulares, no primeiro semestre de 2019, foi de 9,6 bilhões de reais.

O que vender Online

Os dados do Webshoppers apontam que as categorias com a maior importância em números de pedidos no primeiro semestre de 2019 foram Moda e Acessórios e Perfumaria, Cosméticos e Saúde.

Nesse artigo, você encontra ideias do que vender na sua loja virtual.

o que vender online
o que vender online

Essas duas categorias, somadas, equivalem a 36% de todos os pedidos feitos na internet no período analisado.

O número de pedidos do segmento de Moda subiu 48% em relação ao primeiro semestre de 2018, enquanto que o de Perfumaria cresceu 40%.

Contudo, o maior crescimento em número de pedidos foi do segmento de Petshop. Essa categoria alcançou um crescimento assustador de 144%.

Com isso, os pedidos de Petshop já representam 2% do total de pedidos feitos online.

Logo atrás dos pedidos de Petshop, veio a categoria de Alimentos e Bebidas. Comparada ao mesmo período do ano passado, ela cresceu em 82% o número de pedidos.

o que vendia online em 2018
o que vendia online em 2018

Outro dado interessante é que os consumidores de bens não-duráveis costumam fazer mais do que 3 compras em 6 meses. Isso concede a eles o título de “heavy users”, que significa que eles estão constantemente comprando esses produtos online.

Consumidores heavy users
Consumidores heavy users

O resultado desses compradores é o aumento no fluxo de caixa, fundamental para o sucesso de negócios de venda online.

Como podemos ver nos gráficos anteriores, em 2019 o que mais cresceu dentro do Ecommerce brasileiro foram os pedidos por bens não-duráveis.

Portanto, se você trabalha com esse tipo de produtos, pode esperar por resultados ainda melhores nos próximos meses.

Isso não quer dizer, no entanto, que quem trabalha com bens duráveis ganhou menos dinheiro.

Mesmo com um número de pedidos menor, esses produtos ainda rendem lucro por terem um ticket médio superior.

Impacto do Frete nas Vendas Online

Frete grátis  vender online
Frete grátis vender online

Por fim, o Webshoppers mostrou que o brasileiro não se importa tanto assim com o prazo de entrega, desde que pague um valor reduzido na compra.

60% dos consumidores preferem pagar um frete mais barato, mesmo que isso signifique esperar mais pelo produto. 47% não aceitariam pagar mais do que o valor do produto só para recebê-lo mais cedo do que o esperado.

Entenda o mercado e alcance resultados incríveis!

Como você pôde ver pelos dados do Webshoppers, o Ecommerce continua crescendo em ritmo acelerado, portanto deve ser pauta nas definições de estratégias para o seu negócio.

O que confirmamos no primeiro semestre de 2019:

  • Nunca se comprou tanto pelo celular
  • Bens não-duráveis tiveram um aumento no número de vendas espetacular
  • Moda retomou a liderança em importância em números de pedidos
  • Perfumaria, Cosméticos e Saúde continuou líder e como uma das principais categorias em importância em número de pedidos
  • O brasileiro tem aversão a pagar frete pelos produtos

Agora que você teve acesso aos principais dados do mercado de Ecommerce no Brasil, é hora de traçar suas estratégias para aproveitar as oportunidades.

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Fonte: ecommercenapratica.com/blog/o-que-vender-online-acompanhe-o-mercado-digital

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