Grupo Premier

oBlog GP

O que é Social Commerce e como usar na sua Estratégia de Vendas

O que é Social Commerce e como usar na sua Estratégia de Vendas | Ecommerce na Prática

CompartilharCompartilharTwittarPin0 Compart.

Que os hábitos de consumo mudaram, isso é fato… Novas plataformas e canais surgem a todo momento e a forma de vender se atualiza a todo momento.

Por isso, os gestores precisam estar constantemente pensando em novas estratégias de negócio para atender esse novo público e se manterem relevantes no mercado.

E por causa destes novos cenários, o Social Commerce vem ganhando destaque como estratégia eficaz de vendas…

Mas o que é Social Commerce? 

Neste artigo, vamos explicar o que é e como você pode usar o Social Commerce na sua estratégia de venda. 

imagem27-04-2022-12-04-05
imagem27-04-2022-12-04-05

Conheça 32 ideias de Postagem para Produzir Conteúdo de valor no Facebook e Instagram [MATERIAL GRATUITO].

Índice:

O que é Social Commerce?

Vamos imaginar que neste momento você precisa comprar algo, mas não tem muitas informações a respeito do produto…

Neste caso, é muito comum que você utilize a internet para buscar essas informações, correto?

Dentre elas, você vai buscar por avaliações e comentários feitos por pessoas que já compraram este produto e tiveram a experiência de comprar online.

Isto exemplifica o que é Social Commerce.

Social Commerce, também conhecido por comércio social, significa o ato de comprar um produto ou serviço de forma nativa através das mídias sociais.

Aliás, a estratégia não se limita apenas ao ato de comprar, mas também se faz presente na interação que as redes sociais proporcionam com a troca de informação sobre os produtos da marca.

Desta forma, o consumidor tem a chance de emitir sua opinião e avaliar a qualidade tanto do produto como do atendimento realizado durante a sua experiência de compra.

Quais os benefícios ao implementar o Social Commerce como estratégia?

Ao implementar o Social Commerce como estratégia de vendas, você pode se apropriar de vários benefícios, dentre eles, o da credibilidade, autoridade e boa reputação do seu negócio.

Além disso, outra grande vantagem é que o processo facilita a aproximação e conhecimento perante a jornada de compra de seus consumidores, favorecendo a expansão da marca e estreitando o relacionamento com o público.

Outro benefício do Social Commerce é poder gerar mais provas sociais. E, ao sabermos que hoje somos movidos por pesquisas em sites, estrelas de avaliações feitas por usuários em aplicativos e no google, esta revela-se ainda mais crucial no atual cenário digital.

Na nossa perspectiva, o ponto mais relevante da estratégia do Social Commerce, é a chance de humanizar a sua marca e se aproximar dos seus clientes de forma efetiva. 

Dessa forma, traz ainda mais retenção para sua base de clientes e pessoas muito mais fiéis à marca.

Leia também: 11 Dicas sobre Como Usar o Instagram para Negócios

Formatos de Social Commerce

O mais comum desta estratégia é utilizar redes sociais como principal ferramenta. Dentro desta perspectiva, podemos citar exemplos como: Facebook, Instagram, Whatsapp, Pinterest, Youtube, Telegram, dentre outras.

A maioria delas, possibilitando a inserção de produtos em lojas virtuais da própria ferramenta, para que você possa vendê-los. Além da abertura para avaliações, conversas via chat e produção de conteúdo que agregue ainda mais valor para a sua marca.

Social Commerce como Estratégia de Vendas

Se você busca por referências de marcas que fazem muito sucesso colocando o Social Commerce em prática, podemos citar aqui a Magazine Luíza.

Uma das maiores varejistas do Brasil, a MagaLu se consolidou ainda mais no mercado brasileiro ao conseguir evidenciar a sua atendente virtual, a Lu. 

Hoje, não somente vista como atendente, a Lu do MagaLu se tornou uma influenciadora digital para dezenas de marcas.

Usando essa referência como Estratégia de Social Commerce para vender mais, nós temos alguns destaques para você:

1- Construa uma base sólida nas redes sociais

Crie canais de comunicação em todas as redes sociais que façam sentido você estar presente para o seu público. 

Facebook e Instagram são as mais recorrentes, entretanto, analise a possibilidade de penetrar em outras não tão famosas assim, mas que podem te oferecer grande retorno – principalmente se o seu target for um público mais segmentado.

2- Escolha as ferramentas corretas

Você precisará de tecnologia para gerir todos esses canais. Por este motivo, é essencial que você utilize ferramentas adequadas para gestão de conteúdo e redes sociais.

Assim, você conseguirá otimizar tempo e gerir suas demandas mais facilmente.

3- Fique atento ao que os usuários estão falando sobre você

Falamos anteriormente sobre autoridade na internet. Por isso, é importante que você fique de olho no que acontece ao citarem sua marca na rede. 

Esta pode ser a sua chance – se positiva a citação – de usar a seu favor como Estratégia de Marketing ou quando negativa, poder solucionar o caso o mais rápido possível.

Leia também: 5 Estratégias De Marketing Para Vender Mais Em 2021

4- Incentive as avaliações e comentários

Se você oferece um bom produto ou serviço – que na prática seria a sua obrigação – você deve incentivar que seus clientes e sua audiência deem feedback sobre eles. 

Desta forma, você fortalecerá seu nome e expandirá a reputação da sua marca pela internet.

Venda mais com o Social Commerce

No mundo de hoje, as mídias sociais são ferramentas carimbadas pela população. Elas vieram para ficar e representam uma grande oportunidade para você ganhar ainda mais espaço expandindo a sua marca e ter clientes ainda mais fiéis.

Muitas empresas acreditam que estão fazendo social commerce apenas por criarem ou estarem nas redes sociais, mas esta estratégia vai muito além disso.

Tenha o cliente como centro do seu negócio, entenda suas dores e gere valor para os seus potenciais clientes através do seu conteúdo, ofertando é claro o seu produto como a melhor solução.

Segundo pesquisa feita pela Salesforce, 80% dos participantes afirmaram que a experiência de compra é tão importante quanto os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Nesse mesmo estudo, 72% disseram que costumam compartilhar experiências boas que tiveram em uma compra e 62%, experiências ruins. Ainda, 67% apontaram que estão dispostos a pagar mais para ter uma experiência excelente.

A partir da análise destes dados, podemos concluir que aplicar estratégias com foco na experiência de compra se tornou crucial para as empresas que desejam melhorar suas vendas e o relacionamento com o público.

A V4 Company

Se você precisa de ajuda para executar estratégias de marketing para vender online, a V4 Company é a sua melhor opção.

Como uma assessoria de marketing digital que implementa e aprimora processos de vendas através da internet, a V4 conta com mais de 200 escritórios por todo o Brasil, com mais de 500 profissionais Cientistas de Marketing prontos para atender o seu negócio.

Com mais de 1.000 clientes atendidos em 20 países, dentre eles o Spotify, a V4 tem como foco vender o seu produto para mais pessoas, mais vezes e pelo maior valor, ou seja, nos seus resultados.

Tenha um diagnóstico exclusivo e totalmente gratuito da sua empresa agora mesmo clicando neste botão:

QUERO ESCALAR MEUS RESULTADOS

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

CompartilharCompartilharTwittarPin0 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/o-que-e-social-commerce

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram