Grupo Premier

oBlog GP

O que é Pró Labore e Como Definir o Seu

O que é Pró-Labore e Como Definir o Seu | Ecommerce na Prática

CompartilharCompartilharTwittarPin0 Compart.

Hoje falaremos sobre pró-labore… Se você está aqui, provavelmente tem várias dúvidas sobre o assunto.

O que é pró-labore? Quando começar a pagar? Quanto pagar? Vamos ver tudo isso a partir de agora.

O que é pró-labore?

Quando somos funcionários de uma empresa, naturalmente temos direito a receber um salário ao final do mês. Mas e quando somo donos de um negócio próprio?

Bem, nesse caso, recebe-se o que chamamos no mundo dos negócios de “pró-labore”. Dessa forma, pró-labore nada mais é que o salário do dono ou sócio da empresa.

Visão geral

Digamos que sua empresa seja nova e não tenha tanta consistência. Ela ainda não consegue ser sustentável financeiramente e nem mesmo atingiu o ponto de equilíbrio…

Nesse caso, é bastante recomendável que você esteja empreendendo por oportunidade, e não por necessidade. Assim provavelmente terá uma reserva de onde possa tirar o sustento pessoal nos primeiros meses.

Leia mais: Os 10 tipos de imagens que mais chamam a atenção de usuários na internet

Qual é a moral dessa história? Empreender por necessidade envolve buscar um salário para sobreviver. Empreender por oportunidade envolve aproveitar um bom momento para colocar produtos e serviços no mercado.

Quando empreende por oportunidade, você não está asfixiado, precisando muito de dinheiro. Portanto, não haverá a necessidade imediata de receber seu pró-labore.

Logo, se você está começando, tenha uma reserva para sobreviver por pelo menos alguns meses antes de retirar recursos de seu empreendimento…

É justamente isso o que acontece com quem trabalha com uma franquia, por exemplo. O empreendedor precisa ter recursos para investir e, sobretudo, entender que não é aconselhável buscar desesperadamente por lucros imediatos…

Na maior parte das micro e pequenas empresas, o melhor a se fazer é utilizar os primeiros ganhos para cobrir investimentos iniciais, fazer novos investimentos e fortalecer o caixa.

o que é pró labore
o que é pró labore

E se Eu Precisar do Pró-Labore Desde o Início?

Se você precisa de pró-labore desde o começo, faça cálculos. Inclua o básico para sua sobrevivência e retire somente essa quantia do caixa.

Também é sempre importante lembrar que estamos falando aqui apenas do “salário do dono”, e não de comissões, bônus etc. Conforme os resultados melhoram e os lucros aumentam, é natural que os sócios passem a retirar bonificações de tempos em tempos (mas esse é um tema para outro post!).

Como Calcular o meu Pró-Labore?

Na verdade é bastante simples. Pergunte-se: Se eu precisasse contratar alguém para realizar minhas funções, quanto pagaria a esse colaborador? Esse é o valor justo…

Não vale se enganar e superestimar as cifras, em?! =)

Como dissemos, o pró-labore não tem a ver com o lucro da empresa. Por isso, recomendamos que você reflita também sobre:

  • Quanto a empresa lucrou?
  • Quanto desse montante deve ir para o capital de giro?
  • Qual porcentagem será reinvestida no negócio?
  • Quanto será distribuído em bonificações para você, sócios e colaboradores?

Para finalizar: investidor não deve receber pró-labore. Se você tem sócios que não trabalham, apenas investem, eles devem receber uma participação nos lucros, mas não o pró-labore em si.

Quer saber mais sobre o tema? Então dê o play no vídeo que está no começo do texto! Também não se esqueça de deixar o seu email na caixa abaixo… Fazendo isso você entra para a nossa Lista Vip de leitores e passa a receber novos conteúdos sempre em primeira mão (100% gratuito).

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

CompartilharCompartilharTwittarPin0 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/o-que-e-pro-labore-e-como-definir-o-seu

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram