Grupo Premier

oBlog GP

O que é Metaverso e como vender na internet do futuro

O que é Metaverso e como vender na internet do futuro | Ecommerce na Prática

CompartilharCompartilharTwittarPin0 Compart.

O novo Meta e o Metaverso virou o assunto do momento e chamou a atenção do mercado mundial. O objetivo de Zuckerberg com essa mudança é retratar todos os aplicativos que fazem parte da empresa e também deseonvolver produtos de realidade virtual e aumentada, fazendo referência ao que chamam de Metaverso.

Mas será mesmo que em um futuro próximo pequenos e médios empreendedores vão conseguir utilizar esse espaço virtual como um novo canal de venda? 

Para entender melhor sobre esse tema e os avanços tecnológicos que chegaram para agregar ao Ecommerce, continue a leitura. 

No vídeo abaixo, eu falo mais sobre como vender no Metaverso. Assista: 

imagem09-05-2022-16-05-12
imagem09-05-2022-16-05-12

Aprenda Ecommerce e empreendedorismo a partir de 29 reais. Conheça o EnP Prime, a Netflix do Ecommerce.

O que é o Metaverso? 

Esse é um espaço de realidade virtual e aumentada que tem o objetivo de unir pessoas por meio do ambiente virtual, onde seria possível fazer coisas como: ir ao museu, ao cinema, jogar, participar de eventos “físicos” como se de fato estivesse lá, tudo isso por meio de um avatar…

Esses espaços parecem com as redes sociais que utilizamos hoje conectadas à internet, mas com algumas pequenas diferenças como a ideia de um mundo de jogos/games e também a possibilidade de utilizar criptomoedas. 

Por exemplo, quando o Fortnite realizou shows ao vivo dentro do mundo do jogo em si para milhares de gamers, essa foi uma experiência dentro do que chamamos de Metaverso. Outro jogo que também traz a ideia do Metaverso por meio da realidade aumentada é o Pokemon Go, no qual os jogadores conseguem capturar Pokemon’s pelas ruas utilizando o celular.

Diante desse novo cenário, empresas de tecnologia começaram a implementar cada vez mais o conceito do Metaverso para otimizar a experiência dos usuários. A empresa que mais bombou o tema foi o grupo Facebook, atual Meta!

Em seu perfil no Instagram, Mark Zuckerberg postou um vídeo mostrando o seu avatar no “metaverse”. Confira:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Mark Zuckerberg (@zuck)

Para quem não entendeu muito bem o que o Mark Zuckerberg está tramando com essa estratégia de rebranding, vamos esclarecer alguns pontos…

O ponto mais importante de todos é: o que realmente mudou foi o nome da empresa que administra as redes sociais Instagram, Whatsapp e Facebook, passando a se chamar Meta Inc! Por outro lado, a rede social Facebook terá o nome mantido.

O segundo ponto, mas não menos importante, é o objetivo de Zuckerberg com essa mudança. Durante a conferência Facebook Connect, ele afirmou que a ideia do nome Meta é retratar todos os aplicativos que fazem parte da empresa e também o desenvolvimento de produtos de realidade virtual e aumentada, criando o Metaverso.

Como falamos anteriormente, Metaverso não é um termo tão novo para algumas empresas que já exploram o futuro da internet com o objetivo de melhorar a experiência dos usuários. É o futuro da realidade virtual cada vez mais próximo, gerando uma nova perspectiva e experiência ao utilizar a internet.

Leia também: Como estimular vendas no Ecommerce com Realidade Virtual e Aumentada

Metaverso voltado para o Ecommerce

Uma das curiosidades da novidade é que uma empresa poderá abrir uma loja “física” dentro do universo virtual, isso quer dizer que você pode criar um ambiente para a sua loja no Metaverso e as pessoas poderão visitá-lo para comprar o seu produto. 

Ou seja, essa é uma experiência cada vez mais imersiva por meio da realidade aumentada. E quanto mais imerso o consumidor está na sua marca, mais chances dele comprar o seu produto. 

É por isso que o Metaverso chama tanta atenção do mercado mundial e faz com que empresas acelerem o processo de desenvolvimento tecnológico em busca dessa nova experiência.

Outro ponto interessante é a possibilidade de comprar produtos/serviços e tê-los para sempre, podendo utilizar em qualquer lugar dentro do Metaverso. 

Então, vamos supor que você tenha um avatar, foi até uma loja que faz parte do Metaverso e comprou uma roupa para utilizar no avatar. 

Essa roupa será para sempre sua e, caso queira vendê-la depois, será possível fazer a revenda dentro do próprio metaverso, pois haverá funcionalidades desse tipo por lá. 

Assim, nós já conseguimos desenhar um pouco como será esse metaverso no futuro próximo… 

Mas ainda assim, falta um bom caminho a ser percorrido para que essa tecnologia chegue aos pequenos e médios empreendedores. Por mais que ela não seja algo tão próximo da realidade da maioria dos empreendedores, também não é uma realidade a ser totalmente descartada.

Aliás, é muito importante ficar por dentro de todas essas novidades, para se inspirar e, principalmente, acompanhar a evolução do mercado para então traçar estratégias para que um dia o seu negócio consiga ampliar em vertentes tecnológicas, assim como a realidade aumentada. 

E o conteúdo não para por aqui…

Mas só quem é PRIMER tem acesso a todos os conteúdos e novidades do mercado em primeira mão.

EnP Prime: Tudo sobre Empreendedorismo em um só lugar!

Tenha acesso a uma plataforma completa e EXCLUSIVA para membros, em que você terá contato com conteúdos personalizados e simplificados que você nem sabia que precisava… 

Mas agora sabe que precisa!

No EnP Prime, você terá acesso imediato a:

  • + 60 Conteúdos e Vídeos Inéditos;
  • + 200 horas de conteúdo;
  • Aulas com Profissionais do Mercado e Especialistas em Diversas Áreas;
  • Novos conteúdos TODA SEMANA;
  • Estreias ao vivo com nomes GIGANTES do mercado;
  • Aulas inéditas sobre Ecommerce, Negócios, Empreendedorismo, Marketing Digital;
  • E MUITO MAIS!

Assine o EnP Prime e tenha acesso a conteúdos novos e exclusivos TODA semana:

imagem09-05-2022-16-05-13
imagem09-05-2022-16-05-13

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

CompartilharCompartilharTwittarPin0 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/o-que-e-metaverso

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram