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O que é Marketing de Conteúdo

O que é Marketing de Conteúdo | Ecommerce na Prática

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A criação de conteúdo gratuito valioso é usada para objetivo é educar, entreter e inspirar as pessoas e atrair clientes para a sua marca. Por isso, se você ainda não está por dentro do que é Marketing de Conteúdo, a hora de descobrir tudo sobre o tema é agora.

Da escrita rupestre nas cavernas da Indonésia aos infográficos de hoje em dia, é notável que as pessoas sempre contaram histórias e continuam contando mais do que nunca.

A diferença é que mudamos a forma de fazer isso…

Agora, tudo funciona no mundo digital e ele está evoluindo em um ritmo muito rápido.

E se comunicar no digital moderno é barulhento: tem promoções, clickbait, banners, pop-ups de assinatura piscando o tempo todo.

Mas então, como conquistar o interesse de um público que poderia facilmente ignorar a sua publicidade?

Dando a eles o que eles querem.

Ou seja, conteúdo de valor.

E é exatamente aí que Marketing de Conteúdo entra.

Fique com a gente até o final do texto, pois vamos te mostrar um guia super completo sobre esse tema…

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Assista à nossa aula gratuita e aprenda a Produzir conteúdo que Atrai, Engaja e Vende todos os dias.

Índice:

O que é Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo nada mais é que a criação de conteúdo de qualidade com o objetivo de aumentar o reconhecimento da marca, melhorar a classificação nos mecanismos de pesquisa e gerar interesse do público. 

As empresas usam o marketing de conteúdo para nutrir leads e habilitar vendas usando análise de sites, pesquisa de palavras-chave e recomendações de estratégias direcionadas.

Por essa razão, ele se tornou uma das estratégias com mais benefícios para o marketing na atualidade.

E por falar em benefícios…

Quais os Benefícios do Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo traz inúmeros benefícios para o crescimento de uma empresa Alguns deles são:

  • Conversões mais baratas
  • Vendas mais rápidas
  • Diminui a barreira para entrada entrada no mercado
  • Geração e qualificação de leads mais fortes
  • Resultados mensuráveis ​​
  • Mais tráfego
  • Classificações mais altas nos mecanismos de busca

Uma Breve história do Marketing de Conteúdo

Umas das primeiras publicações consideradas como marketing de conteúdo é da Michelin.

Essas publicações eram guias de atrações parisienses que atingiam um público de 3.000 proprietários de automóveis, e isso foi em 1900! 

Quatro anos depois, a Jell-O criou e distribuiu panfletos de receitas de porta em porta para gerar interesse em quão versátil a mistura de Jell-O era para o proprietário médio.

Antes da internet, a Proctor and Gamble aperfeiçoou o rádio de marca ao transmitir novelas com colocações estratégicas de produtos voltadas para mães que ficam em casa. 

Hoje, as grandes marcas dominam a web e as redes sociais superando os veículos tradicionais de publicidade

E isso tornou praticamente impossível ter sucesso como uma empresa sem alavancar o marketing de conteúdo na sua forma moderna.

Marketing de Conteúdo x Marketing Tradicional

O marketing tradicional se refere a práticas mais convencionais de métodos de venda. Entre os mais conhecidos estão:

  • Mala direta (brochuras, folhetos, cupons, cartões, etc.).
  • Publicidade impressa (revistas, publicações comerciais, outdoors, etc.).
  • Comerciais de rádio ou TV.
  • Telemarketing (ligações não solicitadas, etc.).
  • Vendas ao ar livre.

Esses canais são usados há décadas. E por mais que já tenham gerado muito resultado, eles não se adaptam mais ao público digital moderno. 

Já o marketing de conteúdo segue um modelo inbound. 

Ou seja, em vez de enviar sua mensagem para as pessoas por meio de anúncios, você puxa essas pessoas para sua mensagem através de conteúdo orgânico.

A grande vantagem disso é que o tráfego vindo dos mecanismos de busca, redes sociais e blogs é mais qualificado, tornando mais fácil para você conseguir vender. 

Tipos de Conteúdo

Os formatos dos conteúdos podem mudar dependendo a sua estratégia ou com as expectativas do usuário.

E conforme os blogs e redes sociais vão se tornando mais sofisticados, os formatos de conteúdo vão ficando mais mais dinâmicos.

Isso traz mais possibilidades para o criador de conteúdo reinventar os modelos e dar espaço para a criatividade.

Mas em geral, o conteúdo se encaixa em 5 grupos:

Texto:

  • Artigos do blog
  • Descrições do produto
  • Comunicados
  • Guias longos
  • FAQs
  • eBooks
  • Estudos de caso

Vídeo:

  • Vlogs
  • Produções em estúdio
  • Entrevistas em vídeo ou depoimentos
  • Animações
  • Reviews de produto
  • Filmagem de evento
  • Gifs
  • Realidade virtual e realidade aumentada

Gráficos:

  • Infográficos
  • Ilustrações personalizadas

Social Media:

  • Conteúdo gerado por usuários
  • Campanhas de hashtag
  • Postagens em redes sociais
  • Testes
  • Enquetes e pesquisas
  • Concursos e sorteios

Áudio:

  • Podcasts
  • Webinars
  • Entrevistas gravadas

Como criar uma Estratégia de Marketing de Conteúdo

Cada estratégia de conteúdo é única e deve ser planejada de acordo com a sua estratégia de marketing.

O importante é desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo projetada exclusivamente para sua marca, com seus objetivos e de acordo com a sua capacidade de produção.

Veja um passo a passo de como fazer isso e adapte para a sua realidade:

  • Estabeleça seus objetivos e defina um período de tempo para realizar.
  • Decida em quais canais vai postar seu conteúdo.
  • Defina quais tipos de conteúdo atenderão melhor o seu público-alvo.
  • Especifique quanto conteúdo é necessário.
  • Identifique quais recursos possui para criar o conteúdo desejado e busque o que te falta.
  • Comece a produção e divulgação do conteúdo.
  • Acompanhe as métricas de desempenho para saber o que está dando certo.
  • Faça ajustes de conteúdo, distribuição ou de estratégia conforme necessário.
  • Finalize a campanha e faça um relatório do resultado final.
  • Como Medir seus Resultados

    Agora que você já tem a sua estratégia de marketing de conteúdo bem definida, chegou a hora de entender como começar a medir os seus resultados .

    Para fazer esse acompanhamento e medir os resultados, o dieal é utilizar os chamados KPIs (indicadores chaves de performance).

    É aqui que você vai escolher quais métricas vão determinar o sucesso do seu negócio, e por isso esses indicadores precisam estar 100% alinhados com os objetivos que você definiu.

    Se seu objetivo é o reconhecimento da sua marca, seus KPIs podem ser algo como: alcance, número de sessões e links externos.

    Mas se o seu objetivo for a geração de leads, seus KPIs podem ser: leads gerados e leads qualificados.

    Aprenda a Criar um Conteúdo Encantador

    Não importa qual seja a sua escolha de estratégia de criação de conteúdo, produza um material para educar e, o mais importante, encantar o seu público com um conteúdo de valor que fique na lembrança das pessoas.

    Mas se você não sabe como criar um conteúdo encantador, não se preocupe…

    Pois nós temos um presente para te ajudar nisso…

    É a aula gratuita de Marketing de Conteúdo para Negócios.

    Nessa Aula GRATUITA você vai Aprender como:

    • Produzir conteúdo de valor para o seu negócio;
    • Gerar tráfego qualificado (clientes com alto potencial de compra);
    • Aumentar a Relevância da Sua Marca;
    • Atrair, Engajar e Vender para Milhares de Clientes nas Redes Sociais;
    • Usar o poder do Instagram e do Facebook para potencializar seus resultados;
    • Terceirizar a produção de conteúdo do seu negócio (se quiser);
    • Usar ferramentas simples e gratuitas para criar conteúdo de alto alcance;
    • Potencializar o Alcance do seu negócio.

    Assista à aula gratuita de Marketing de Conteúdo para Négócios agora mesmo, clicando no botão abaixo:

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    Fonte: ecommercenapratica.com/blog/o-que-e-marketing-de-conteudo

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