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O que é Branding: entenda TUDO

O que é Branding: entenda TUDO | Ecommerce na Prática

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Uma marca eficaz ajuda as empresas a se diferenciarem de seus concorrentes e a construir uma base de clientes leais. Por essa razão, é importante saber o que é Branding e como fazer a construção de uma marca.

As marcas estão ao nosso redor. Vivemos rodeados de produtos e serviços, todos os dias e, muitas vezes, nem nos damos conta do que nos faz escolher uma marca diante de outras.

O fato é que existe toda uma construção por trás da percepção que temos de uma marca. Afinal, as marcas desempenham um papel importante em termos de comunicação e identificação. 

Eles oferecem orientações, transmitem expectativa de qualidade e, assim, oferecem ajuda e suporte para quem toma a decisão de compra. 

Mas antes de fazer a gestão de uma marca, você precisa entender profundamente o que é Branding, para saber como desenvolver um. Para saber TUDO sobre o tema, fique com a gente até o final do texto…

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Índice:

Mas afinal, o que é Branding?

Branding é o processo de criação de uma percepção forte e positiva de uma empresa pelos clientes. 

Para isso, o branding combina elementos como logotipo, design, cores, declaração de missão e um posicionamento consistente em todas as comunicações de marketing de uma empresa. 

O Branding é o processo usado para construir a identidade de um negócio, ou seja, tudo o que ele representa para os clientes.

E isso vai muito além de uma identidade física da marca, chegando até mesmo a reputação da empresa e qualquer associação que ela tenha com outras empresas e pessoas.

Alguns exemplos de branding inspiradores e que vão além do produto são a Coca-Cola, uma das marcas mais presentes no imaginário das pessoas e a Dove, que além de focar nos produtos, tem um forte posicionamento sobre a beleza real das mulheres…

Sempre existiu o branding, mesmo de de forma inconsciente. A diferença é que, atualmente, existem profissionais preparados para construir essa identidade de uma empresa.

Se você é ou deseja ser um profissional que trabalha com isso, saiba que está no lugar certo…

O branding pode ser dividido em três fases:

  • Gestão de marca
  • Identidade visual da marca
  • Posicionamento da marca

Vamos ver como cada uma dessas fases funciona.

Gestão de marca 

Gerenciar marcas é uma parte fundamental da estratégia de produto de qualquer empresa, especialmente aquelas que trabalham em mercados muito competitivos.

A gestão da marca é a decisão do que a empresa comunica visual e verbalmente, onde ela faz essa comunicação, os canais de distribuição, e com quem ela deseja se comunicar. 

Uma gestão de marca consistente e estratégica trabalha para construir um forte valor para marca, o que, lá na frente, vai gerar o valor agregado trazido aos produtos ou serviços da empresa.

Vamos voltar ao exemplo da Coca-Cola versus um refrigerante genérico. Como a empresa construiu um valor de marca poderoso, ela pode cobrar mais pelo seu produto, pois os clientes preferem pagar mais pelo produto.

O valor agregado ao valor da marca pode existir como uma percepção de qualidade superior ou como apego emocional. 

Mas, como tudo isso foi construído? Através de estratégias…

Como fazer a Gestão de uma Marca

Para fazer a gestão de uma marca é preciso pensar em estratégias e campanhas com o objetivo de criar uma imagem única e duradoura da marca no mercado.

Imagem positiva + destaque = sucesso da marca.

A gestão de Marca deve mapear como a empresa é diferente, confiável, memorável e apreciada pelo seu cliente ideal. 

O objetivo desse mapa é saber como transmitir o propósito, as promessas e como a empresa pode resolver os problemas das pessoas.

Este é o primeiro passo para construir o Branding de uma marca do zero.

Partindo disso, uma gestão de marca eficiente deve incluir:

Descoberta de marca

  • Pesquisa de concorrentes
  • Público-alvo
  • Voz da marca
  • Mensagem e história da marca

A gestão de marca é uma etapa fundamental para construir o sucesso de uma empresa e deve ser pensada antes mesmo de pensar na identidade visual.

E por falar nela…

Identidade Visual da Marca

A identidade visual da marca é a forma como a empresa se mostra ao público com recursos visuais que transmitem uma personalidade.

A gestão de marca, lá atrás, pensou no propósito da empresa. Agora esse é o momento de alinhar com a forma visual para causar maior impacto.

Os elementos de identidade visual da marca devem ser aplicados em todos os canais de forma consistente. Pois essa é a maneira como a empresa será reconhecida.

A identidade visual inclui:

  • logotipo;
  • cores e fontes;
  • design do site;
  • forma do conteúdo;
  • impressão ou embalagem;
  • quaisquer outras marcas visuais.

Posicionamento da marca

O posicionamento é a forma como a marca se mostra ao mundo, conectando os próprios valores com o público por meio de uma comunicação estratégica.

Algumas das estratégias de posicionamento de uma marca podem aparecer das seguintes formas:

  • Foco na Experiência do Usuário
  • SEO e Marketing de Conteúdo
  • Redes Sociais
  • E-mail Marketing

Juntos, esses canais são fundamentais para construir um posicionamento que leve ao crescimento da marca. 

Deixe o posicionamento da marca brilhar

Hoje em dia, os clientes querem mais do que mais uma empresa oferendo o mesmo que todas as outras…

Ao invés disso, eles estão em busca uma experiência sob medida para suas necessidades e, de preferência, com uma interação pessoal natural e de qualidade.

Para que o posicionamento de uma empresa se destaque, é fundamental ser consistente com a personalidade dessa marca em todos os canais de contato.

Ao construir o posicionamento de uma marca, diga aos clientes de forma sucinta:

  • Quem é você
  • O que você oferece
  • Qual a diferença a sua marca faz no mundo

Contar a história de uma marca é uma oportunidade incrível de se posicionar ao mesmo tempo em que se comunica em um nível humano, estabelecendo uma conexão emocional direta com os consumidores.

A história de uma marca está sempre sendo contada

Agora você já sabe o que é branding e tem uma visão bem maior das estratégias por trás da construção de uma marca, está pronto para ir além…

Saber como juntar todas essas estratégias e executar isso de forma consistente é o que vai te diferenciar como profissional de sucesso na era digital.

Para além disso, é fundamental se conhecer a ponto de saber como estão as suas habilidades profissionais.

Para te ajudar nesse caminho, nós vamos te oferecer de forma totalmente GRATUITA o Diagnóstico da Evolução Profissional.

Esse diagnóstico é um guia onde você vai conhecer principais habilidades que o mercado de trabalho valoriza na hora de contratar pessoas para trabalharem com marketing digital com foco em Ecommerce.

Se você deseja saber em que momento de evolução se encontra e onde ainda precisa melhorar, essa é uma grande oportunidade!

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Fonte: ecommercenapratica.com/blog/o-que-e-branding

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