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O que é a Psicologia do Consumidor

O que é a Psicologia do Consumidor | Ecommerce na Prática

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Quando anunciamos ou vendemos algo, nosso principal objetivo é que quem veja sinta vontade de comprar, certo? Inconscientemente, essa ação de vender algo mexe com uma parte específica no cérebro que está ligada às tomadas de decisões, dependendo da forma como anunciamos uma venda, esse impacto é maior ou menor. Isso é a psicologia do consumidor.

A psicologia do consumidor, ou neuromarketing, são formas específicas para você entender como impactar de maneira mais assertiva o consumidor e levá-lo a ação desejada. Por isso, nós da Safe2Pay te contamos como utilizar essa prática em favor do seu ecommerce, e ainda potencializar suas vendas!

Índice:

O que é psicologia do consumidor?

A psicologia do consumidor é uma área que estuda o comportamento do consumidor e o que o leva a passar de observador a executar uma ação, como a de comprar algo. 

Mesmo não sendo uma estratégia de fato, ela pode auxiliar na aplicação destas como, por exemplo, na Customer Centric, onde o cliente é a peça central para o desenvolvimento de qualquer produto e ação de marketing.

Quando entendemos como essas pequenas ações funcionam, é possível ser muito mais assertivo em campanhas, anúncios e na retenção daquele cliente.

Hoje, mais do que apenas publicar e anunciar, precisamos nos destacar diante de tantos outros posts que circulam no feed ou nos marketplaces. É necessário conhecer, mas saber aplicar esse conhecimento da melhor forma. Por isso os gatilhos mentais devem ser aplicados de forma coesa!

3 gatilhos mentais que você deve aplicar no seu marketing

Se você ainda não sabe o que são gatilhos mentais, a gente sugere que você dê um google para conhecer mais. Existem vários gatilhos, mas para o nosso objetivo aqui é atingir o consumidor, separamos 3 que se destacam mais

1. Reciprocidade

Esse gatilho pode ter algumas interpretações diferentes, dependendo da finalidade que o seu negócio quer. A reciprocidade pode ir desde presentear de alguma forma o cliente, depois dele comprar ou assinar algo. Seja com um brinde, com um cupom de desconto ou até mesmo com a entrega de conteúdos personalizados e com conteúdos de valor.

Esse sentimento de troca é uma das formas mais eficazes de manter e cultivar o relacionamento do seu negócio com o cliente.

2. Escassez

Esse é o gatilho que desperta no consumidor a necessidade de comprar antes que aquela oportunidade acabe. O que faz com que ele não queira ficar de forma daquele grupo que vai aproveitar.

O gatilho da escassez pode ser um dos mais comuns que vemos atualmente, mas que deve ser usado com cautela. Como ele usa uma forma explícita para chamar o cliente para a ação de comprar, usar ele em excesso pode afastar o público do seu negócio. Aqui vale saber dosar o quanto você provoca a emoção de urgência no outro.

3. Autoridade

Quando você desperta o gatilho de autoridade, os seus clientes irão lembrar do seu negócio como referência em um segmento. Você pode fazer isso através do posicionamento no mercado. 

Uma das maneiras de fazer isso é transmitir essa confiança é compartilhando conteúdos que mostre ao público que o negócio possui conhecimento diante de tal assunto, exemplo: uma loja de roupas, pode compartilhar conteúdos de moda, uma empresa de meios de pagamentos online pode compartilhar conteúdos sobre finanças, pagamentos, etc.

Como combinar a psicologia do consumidor com o seu e-commerce?

Tudo o que já falamos por aqui pode tranquilamente ser adaptado tanto para um negócio físico quanto digital. Mas se o seu foco é sua loja virtual, você pode combinar alguns outros fatores para conseguir obter mais resultados positivos para o seu negócio, e assim, a satisfação dos seus clientes.

Use as tendências ao seu favor

Aqui vale tanto utilizar do gatilho de autoridade e compartilhar o porque o seu produto se destaca e vale a pena, quanto utilizar o que está circulando na internet ao seu favor. Seja criando ganchos de referência de algo popular com o seu negócio, seja elaborando novas campanhas que aproveitem essas tendências. 

Compartilhe depoimentos de clientes

Ao compartilhar a satisfação de outros clientes sobre seus produtos/serviços mais os novos clientes criam laços de identificação e se afeiçoam pelo o que está sendo oferecido. Quando se trata de comprar de forma online, muitos consumidores se sentem inseguros e com dúvidas, mas ao verem relatos de satisfação se torna mais fácil confiar e comprar.

Transmita a sensação de escassez

Já falamos sobre a escassez ali em cima, a sensação de poder perder algo faz com que o nosso cérebro entenda que precisamos daquilo. Um bom exemplo é quando vemos as frases: “última chance”, “últimos dias”, “não perca essa oportunidade” despertam essa vontade de comprar e não ter ficado de fora.

Esteja à disposição dos clientes

Seja para explicar sobre seus produtos/serviços, ou para mostrar de forma mais detalhada os mesmos. Um bom atendimento é uma peça-chave essencial para que o vínculo entre cliente e empresa se torne forte. Aqui você também pode pensar em como compartilhar como o seu produto agrega e proporciona uma melhora na vida do consumidor.

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Conquistando os clientes até no momento de pagar

Mas não basta apenas instigar o seu público a comprar se na hora de efetuar a compra ele se depara com uma burocracia para efetuar o pagamento! E para te ajudar a simplificar a gestão de pagamentos online, a Safe2Pay conta com as soluções ideais para o seu negócio e por taxas competitivas com as do mercado. 

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Fonte: ecommercenapratica.com/blog/psicologia-do-consumidor

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