Grupo Premier

oBlog GP

O que a Croácia pode ensinar ao seu Ecommerce

O que a Croácia pode ensinar ao seu Ecommerce | Ecommerce na Prática

Compartilhar154CompartilharTwittarPin154 Compart.

A Copa do Mundo se encerrou com o título da França e o vice-campeonato da Croácia. Apesar de não ter sido campeã, a campanha surpreendente da seleção croata pode ensinar muito para qualquer empreendedor que quer ter uma equipe de sucesso. Confira o que o grande feito desse pequeno país pode ensinar ao seu Ecommerce:

 

croácia
croácia

 

Gestão de equipe

Certamente, uma das maiores polêmicas da Copa foi a exclusão do atacante Nikola Kalinic ainda na primeira fase. Para quem não acompanhou, o jogador se recusou a entrar em campo nos últimos minutos da partida contra a Nigéria, alegando que estava com dores nas costas. Logo depois, o técnico Zlatko Dalic decidiu mandar o atleta de volta para casa e o excluiu até mesmo do grupo de Whatsapp da delegação.

E o que isso ensina ao seu Ecommerce?

Uma seleção de futebol é uma equipe. De roupeiros ao técnico, dos jogadores aos massagistas, todos têm o mesmo objetivo e têm o dever de desempenhar seus papéis da melhor forma para alcançá-lo. A falta de comprometimento de Kalinic poderia gerar desentendimentos e tirar o foco dos demais integrantes.

Muitas empresas lidam com esse tipo de situação rotineiramente. Funcionários insatisfeitos e que podem ser um foco de insatisfação contaminam o ambiente de trabalho, prejudicando o funcionamento da equipe. Nesses casos, não adiantar manter a pessoa que não está interessada em contribuir.

Outro ponto interessante: o jogador excluído foi muito importante nas eliminatórias para a Copa do Mundo. Ele foi um dos vice-artilheiros do time e contribuiu para que a Croácia conseguisse a classificação. Voltando ao ambiente de uma loja virtual, a conclusão é que mesmo que um colaborador ou parceiro tenha sido importante no passado, o comportamento negativo não pode ser tolerado. Ou seja: o foco nas metas e no desenvolvimento de seu Ecommerce têm que ser provados diariamente.

Sua empresa deve aprender com o técnico Dalic. Caso enfrente um problema parecido, faça como ele: aja de forma rápida e cirúrgica para garantir o bom funcionamento e o melhor ambiente de trabalho no seu negócio.

 

Croácia
Croácia

 

Saber como e quando comemorar os resultados

A Croácia jamais conquistou um título internacional no futebol. Esse foi seu melhor resultado na história. Outros times poderiam ficar desgostosos com o vice, como já aconteceu em outras situações. Já houve casos de atletas recusando a medalha de prata ou se desfazendo dela rapidamente por não estarem satisfeitos. Esse não foi o caso dos croatas. Após a decisão, os jogadores postaram fotos exaltando o feito. Além disso, o capitão Luka Modric deu uma entrevista dizendo que chegar em segundo é um orgulho para a nação.

E como isso pode influenciar seu Ecommerce?

Essa foi a quinta participação croata na história das Copas do Mundo. Ela competiu com times experientes e países com muito mais tradição no futebol. Pode-se fazer uma analogia com uma loja virtual que esteja disputando mercado com gigantes do seu segmento.

Obviamente, todos querem ser campeões. Assim como todos querem ser os líderes do setor. Entretanto, a vontade de ter resultados ainda maiores não pode te fazer esquecer de celebrar suas conquistas. Tudo se resume às metas traçadas. A Croácia certamente tinha objetivos menos ambiciosos traçados, mas conseguiu superar as expectativas e se permitiu comemorar o desempenho, mesmo sem o título.

Se fosse sua loja online, como seria a melhor forma de agir? Você traçou a meta de vender 100 unidades de um produto no mês. No dia 20, conseguiu bater esse número e decidiu estabelecer um próximo objetivo em 200 vendas. Mesmo com todo o esforço da equipe, o fim do mês chegou e seu Ecommerce conseguiu vender 199. E então? Qual é o melhor modo de reagir?

Nesse momento, o ideal é seguir o exemplo da Croácia. Ao invés de se lamentar, comemore que sua meta inicial foi batida. Depois, você terá tempo de traçar novas estratégias para seguir vendendo cada vez mais. Mesmo não alcançando os 200 itens, você e sua equipe devem se orgulhar de terem extrapolado o objetivo inicial. Dê créditos aos seus funcionários. Parabenize a todos pelos bons resultados ao invés de criticá-los por aquela última venda que não aconteceu. O dono de um Ecommerce é como um técnico de futebol. Deve saber cobrar o máximo de seus comandados, mas também reconhecer o trabalho bem feito. Esse reconhecimento certamente vai motivar a equipe a alcançar números ainda melhores futuramente.

 

O lema da Croácia

Por fim, é interessante ressaltar um último ponto no mindset croata que pode inspirar sua loja virtual. Na Copa do Mundo, cada seleção escolheu uma frase para estampar seu ônibus oficial. A escolha da Croácia foi “Pequeno país, grande sonho”. Esse tipo de mentalidade é o vai mover uma pequena loja virtual ao sucesso. Não importa se hoje você é pequeno e compete com grandes empresas. Com um bom plano de negócios, metas traçadas e uma equipe competente e motivada, seu Ecommerce também pode surpreender a todos e se tornar uma referência.

 

Esperamos que você se inspire com nosso conteúdo. Para receber todo o material do site diariamente, entre na nossa Lista Vip.

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

Compartilhar154CompartilharTwittarPin154 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/o-que-a-croacia-pode-ensinar-ao-seu-ecommerce

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram