Grupo Premier

oBlog GP

O Grande Segredo do Sucesso nos Negócios

O Grande Segredo do Sucesso nos Negócios

Compartilhar3CompartilharTwittarPin3 Compart.

O segredo de qualquer tipo de negócio, seja ele físico ou online, pode ser resumido em 4 palavras: fluxo de caixa positivo.

Você pode ter o melhor produto e até a melhor equipe do mundo: se seu fluxo mensal de caixa não for positivo, as coisas não vão caminhar como você gostaria.

Fluxo de Caixa e o Sucesso nos Negócios

O fluxo de caixa é o equilíbrio entre a entrada e a saída de dinheiro. Se o resultado final desse cálculo não for positivo ao final do mês, seu negócio estará “sangrando”. Se isso acontecer de novo no mês seguinte, o problema persiste e tende a piorar.

Chegará uma hora em que o empreendedor precisará pagar contas ou repor estoque e o dinheiro simplesmente não existirá…

sucesso nos negócios
sucesso nos negócios

Ou as contas simplesmente param de ser pagas ou o proprietário precisará injetar recursos pessoais na manutenção do negócio — o que geralmente não é algo agradável. Ainda há uma terceira possibilidade: recorrer a empréstimos bancários… Mas antes disso, reflita: se o seu negócio já está sangrando sem pagar juros, imagine com esse novo custo agregado?

Conclusão: fique atento às contas que precisam ser pagas nas próximas semanas. Se puder, aja de acordo com a recomendação que o especialista Bruno de Oliveira dá no vídeo que está no topo do texto: trabalhe com planejamentos trimestrais.

E se o Fluxo de Caixa Estiver NEGATIVO?

Se o fim do mês se aproxima e o negócio ainda está no vermelho, veja se consegue fazer algum progresso financeiro. Para isso, alguns caminhos podem ser bastante interessantes:

Antecipe recebíveis, esforce-se para vender mais e segure as despesas… Feche a mão! Nem sempre é legal focar tanto nas pequenas economias, mas, como dizem por aí: tempos difíceis pedem medidas difíceis.

Adie a compra dos móveis novos, a troca dos computadores e, se possível, ligue para os fornecedores para renegociar prazos. É claro que eles não ficarão tão felizes com a sua ligação, mas certamente serão solidários e vocês poderão entrar em um acordo.

Para antecipar recebíveis, entre em contato com sua operadora de cartões e os sistemas de pagamento. Não precisa adiantar tudo — somente a quantia suficiente para equilibrar as contas.

sucesso nos negócios
sucesso nos negócios

Seu negócio não precisa ser uma operação inovadora e extraordinária que renda milhões por semestre. Se ele trouxer rentabilidade, sustentabilidade e tranquilidade nas entradas e saídas, é um bom negócio! Ele é sólido… Tem oxigênio.

Sendo assim, nosso conselho é: fique de olho no fluxo de caixa. Use sistemas de gerenciamento de fluxo e registre entradas e saídas. Se não trabalhar o lado financeiro da empresa de forma disciplinada e organizada, as coisas, em algum momento, provavelmente sairão do controle.

***

Se você gostou do que leu até aqui, saiba que pode receber nossos novos conteúdos sempre em PRIMEIRA MÃO…

Para isso, assine a nossa LISTA VIP deixando o seu email na caixa abaixo. É 100% Gratuito!

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

Compartilhar3CompartilharTwittarPin3 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/grande-segredo-sucesso-nos-negocios

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram