Grupo Premier

oBlog GP

imagem14-04-2022-05-04-58

"Momento cercado por incertezas" levou Copom a manter juros, revela ata • OEconomista

Compartilhar Notícias

“Momento cercado por incertezas” levou Copom a manter juros, revela ata

Autor: O Economista – 6 de novembro de 2008

A manutenção da taxa básica de juros anual (a Selic) em 13,75% se deveu ao cenário da economia, interna e externamente, e ao objetivo da autoridade monetária de trazer a inflação de volta à meta central de 4,5%, em 2009, conforme estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

A informação consta da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central, realizada na semana passada. A autoridade monetária justifica que a manutenção da taxa de juros ocorreu “num momento cercado por incertezas”.

No documento, divulgado hoje (6), o Copom avalia que a política monetária “deve atuar na medida em que o balanço dos riscos para a inflação assim o indicar”. O ajuste da taxa de juros, segundo o BC deve ser feito “ainda que não necessariamente de forma contínua, visando por um lado reduzir descompassos e, de outro, evitar que as pressões sobre os índices de preços agravem a inflação”.

A ata revela que o Copom levou em conta para a manutenção da Selic “defasagens importantes entre a implementação da política monetária e seus efeitos sobre o setor produtivo e sobre a inflação”. Para o colegiado, a restrição financeira, com um aumento percentual na Selic, poderia “ampliar os efeitos da política monetária sobre a demanda e ao longo do tempo sobre a inflação”.

O Copom destaca que “o principal desafio da política monetária é garantir a manutenção dos resultados favoráveis obtidos nos últimos anos”, e que o BC estará pronto a ajustar a política monetária de forma a evitar que reajustes de preços pontuais convirjam para reajustes persistentes ou generalizados de preços.

Agência Brasil / Lourenço Canuto

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Comentários

Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor
Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor

Fonte: www.oeconomista.com.br/momento-cercado-por-incertezas-levou-copom-a-manter-juros-revela-ata

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram