Grupo Premier

oBlog GP

Mitos Que Podem Destruir uma Pequena Empresa

Mitos Que Podem Destruir uma Pequena Empresa | Ecommerce na Prática

Compartilhar10CompartilharTwittarPin10 Compart.

Quando o assunto é empreendedorismo, não tem como não pensar nas vantagens de viver de um negócio próprio. Mas, como nem tudo é um mar de flores, é importante pôr em pauta alguns mitos e mentiras que podem destruir sua pequena empresa.

E é esse o assunto do artigo de hoje! Para saber mais, assista ao vídeo a seguir:

Como evitar de quebrar sua pequena empresa

Infelizmente, grande parte das pessoas decidem empreender acreditando na ideia de que vai ser fácil, mas, quando o negócio começa a rodar, percebem que sua expectativa estava desalinhada.

Segundo o IGBE, 80% das empresas não ultrapassam o segundo ano de vida. Ou seja, a cada 10 pessoas que abrissem uma empresa hoje, 8 teriam falido até 2021.

E a missão do Ecommerce na Prática é justamente quebrar essa estimativa.

Por isso, separamos os 7 principais mitos que você precisa evitar para ter sucesso com a sua pequena empresa.

pequena empresa
pequena empresa

1- Começar um negócio porque está precisando de dinheiro

Muitos empreendedores decidem abrir um negócio porque se encontram em um dos seguintes cenários:

O primeiro é baseado em pessoas que estão sem tempo para lazer, família, descanso… e o salário no final do mês ainda é muito insatisfatório. Por isso, decidem empreender.

O segundo caso é o daquelas pessoas que estão sempre insatisfeitas com a realidade econômica do Brasil e não conseguem um emprego e, por acharem que vão conseguir mudar de vida, decidem abrir sua pequena empresa.

Mas, em ambas as situações, há muito mais a se pensar do que apenas “encontrar uma saída fácil” do desconforto.

E é exatamente esse o primeiro grande mito: achar que é possível começar um negócio apenas porque está precisando de dinheiro.

Quando uma pequena empresa é aberta, ela não dá lucro de início. Isso acontece porque, mesmo que você consiga vender muito, o faturamento deve voltar para o próprio negócio como capital de giro.

Montar uma empresa não é paliativo para a falta de dinheiro. Quando você precisa de capital, o foco sai do negócio e vai para seu retorno financeiro, o que é um erro muito grave.

As grandes empresas apenas conseguiram ter sucesso focando no crescimento, e não no lucro. Por isso, se você está precisando de dinheiro, a melhor opção é procurar um emprego.

pequena empresa
pequena empresa

2- Achar que abrir uma pequena empresa é fácil

É preciso lembrar que, independentemente do seu segmento exigir maior complexidade de infraestrutura ou não, nenhum negócio é fácil.

Alugar uma loja, abrir MEI, encontrar fornecedores… não são tarefas tão complicadas assim, admito. Mas, não só desses pontos vive uma empresa.

Você também irá precisar contratar e motivar uma equipe, encontrar diferenciais, lidar com clientes, manter o fluxo de caixa positivo, controlar o capital de giro… dentre muitas outras atitudes que devem ser feitas com excelência para manter um negócio funcionando.

Portanto, não caia no erro de achar que abrir uma pequena empresa é fácil e você irá conseguir fazer isso de olhos fechados.

pequena empresa
pequena empresa

3- Acreditar que vai ter mais tempo livre

É verdade que, quando abrimos uma empresa, uma das grandes vantagens é poder trabalhar de casa. Mas isso não significa, necessariamente, que você terá mais tempo livre.

Abrir uma pequena empresa não deixa de ser um trabalho com muitas responsabilidades e deveres importantes, assim como em qualquer outro.

Então, não seja por conta do seu negócio que você vai trabalhar menos de 8 horas por dia. Você continua sendo um trabalhador normal, com até mais tarefas do que pessoas que trabalham em outras empresas.

Você vai ter mais autonomia e liberdade? Com certeza.

Porém, isso não é sinônimo de ter mais tempo livre.

É preciso ter foco e trabalhar muito para manter sua empresa crescendo. Então, mesmo que você trabalhe de casa, vai precisar trabalhar de verdade.

pequena empresa
pequena empresa

4- Não contratar funcionários

Quanto mais conhecimento e capacidade de executar todas as funções da sua empresa, melhor. Desse modo, é possível criticar, avaliar e exercer funções dentro do seu negócio.

Porém, você não pode fazer tudo sozinho.

Acreditar que é possível assumir toda a mão de obra da empresa é um grande erro…

Pensa comigo: se o Steve Jobs tivesse criado todos os aparelhos da Apple, cuidado da entrega, lidado com clientes, feito toda a publicidade… ele não teria chegado onde chegou hoje.

Isso acontece porque o dono de empresa deve gastar seu tempo e energia cuidando do crescimento do negócio, gerenciando pessoas.

Então, não exite de delegar funções. Você precisa de colaboradores e funcionários capazes, até melhores do que você, para que você possa focar apenas nas estratégias e no planejamento do negócio.

pequena empresa
pequena empresa

5- Não buscar conhecimento

Assim como em qualquer área que decida exercer, o conhecimento no empreendedorismo é muito importante.

E, quando falo conhecimento, não me refiro apenas a ler muito e estudar sobre diversos assuntos. É necessário, pesquisar, analisar a concorrência e avaliar as principais tendências do mercado também.

Quem possui conhecimento consegue ir além dos demais, fugindo do óbvio, inovando e não perdendo tempo e dinheiro com oportunidades ruins.

Já houve muitas febres e tendências no mercado, nas quais muitos empreendedores tentaram investir sem ter o conhecimento necessário, apenas acreditando que iriam ter sucesso pela ideia de negócio ser boa e estar em alta.

Lembra das lojas de Frozen Yogurt? Pois é, são um bom exemplo disso…

Então, não importa se a ideia é boa ou ruim, se você não inova e não absorve conhecimento sobre a área que deseja atuar, nunca conseguirá ter sucesso.

pequena empresa
pequena empresa

6- Esquecer do propósito da empresa

Sabe o que a Disney e a Apple possuem em comum? A capacidade de inspirar pessoas ao redor.

Fazendo isso, convidam diariamente milhares de pessoas a entrarem em contato com seus produtos e comprarem.

Esquecer do propósito da sua empresa e não passar sua missão para seus consumidores significa fazer o contrário do que essas grandes empresas fazem.

Então, antes de pensar em vender, vender e vender, foque no real objetivo da sua empresa existir (ganhar dinheiro não é resposta).

Ter uma empresa que inspire pessoas faz com que seus clientes passem mais de 18 horas na fila para o consumir um produto do seu negócio.

Essa é a importância de ter um propósito: construir uma audiência gigante de clientes fiéis.

Sendo assim, não caia no erro de achar que sua pequena empresa não precisa inspirar ninguém e nem ter um propósito.

Clique aqui e conheça os principais erros de quem fracassa no Ecommerce.

Assista esse vídeo para saber mais sobre como inspirar pessoas com sua empresa:

Leve seu negócio para o próximo nível

Para não fazer parte dos 80% de empresas que não conseguem se manter por mais de dois anos, basta evitar esses mitos perigosos e trabalhar duro.

Mas existem muitos outros passos importantes para conseguir construir um negócio sólido e lucrativo… e, se você não quer perder tempo e dinheiro, precisa segui-los.

Por isso, o maior especialista de Ecommerce do Brasil, Bruno de Oliveira, fez uma palestra online e GRATUITA.

Nela, você vai aprender como criar um Ecommerce DO ZERO e faturar seus primeiros 10 mil reais em até 90 dias.

Tudo isso de uma forma simples, segura e lucrativa.

Assista à aula gratuitamente Aqui:

QUERO ASSISTIR À AULA GRATUITA

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

Compartilhar10CompartilharTwittarPin10 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/mitos-que-podem-destruir-uma-pequena-empresa

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram