Grupo Premier

oBlog GP

Mentalidade para o sucesso: o que os campeões fazem para vencer

Mentalidade para o sucesso: o que os campeões fazem para vencer | Ecommerce na Prática

CompartilharCompartilharTwittarPin0 Compart.

Você já se perguntou o que os campeões fizeram para chegar onde estão hoje? As pessoas que admira, que têm sucesso na vida e na carreira, qual é o segredo delas? É o que Joel Moraes, ex-nadador da seleção brasileira e coordenador geral do Instituto Neymar, revelou no palco do Viver de Ecommerce Live. Quando um medalhista e treinador de campeões mundiais tira um minuto para passar um recado sobre mentalidade para o sucesso, é melhor ouvir.

Neste artigo você vai encontrar os melhores momentos da palestra de Joel Moraes sobre a mentalidade certa para o sucesso. É o mindset de ídolos que foram treinados pelo Joel ou fizeram parte da história dele como esportista, pessoas como Neymar, Cielo e Bruno de Oliveira. A mensagem que ficou foi clara: desistir diante da derrota não é opção.

mentalidade para o sucesso
mentalidade para o sucesso

Ninguém nasce sabendo

A primeira competição de natação de Joel foi aos 13 anos. A foto que tem para registrar este momento importante é a de uma criança caindo durante o salto, respingando água para tudo que é canto. Era ele, uma fotografia amarelada tirada pelo pai. Se ficou alguma dúvida: Joel perdeu aquele campeonato. Mas, 20 anos depois, carrega alguns títulos importantes nas costas: 17 vezes campeão brasileiro, 36 vezes campeão paulista, 4 vezes recordista sul-americano e já tendo passado pela lista de TOP 10 nadador do mundo.

Joel Moraes é a prova viva de que ninguém nasce sabendo, mas é possível chegar lá. As coisas parecem impossíveis quando se está começando. Os objetivos estão distantes, o dinheiro é curto e a recompensa parece demorar, além do planejamento ser longo. Às vezes a simples ideia de começar dá um desânimo, pois não há imediatismo mesmo. Mas todo mundo começou em algum ponto. A pessoa que você admira hoje começou em circunstâncias semelhantes a sua, assim como Joel começou caindo.

Ninguém nasce sabendo. A gente aprende quando se dá a chance de caminhar.

Você sabe se está preparado para ter sucesso?

O sucesso não vem da noite para o dia

o sucesso nao vem do dia pra noite
o sucesso nao vem do dia pra noite

Gustavo Borges é o maior medalhista olímpico brasileiro em natação. Ele também era a inspiração do Joel Moraes quando mais novo, na época em que competia. O problema é que Gustavo Borges tinha uma envergadura enorme e um recorde que ninguém batia há 10 anos, enquanto Joel Moraes, não. Parecia um sonho distante querer ser como ele.

Então, aos 17 anos, após participar de diversos campeonatos em Santos e São Paulo, saiu uma reportagem no jornal com o nome do Joel. A matéria dizia que Joel havia feito história ao bater o famoso recorde de Gustavo Borges.

Para fazer isso, ele treinava dias inteiros e entrou em diversos campeonatos para colocar em prática o que aprendia. Não era fácil: teve que trocar horas de sono, cinema e festas para treinar e conseguir construir o nome que ele queria para si. Foram quatro anos só para conseguir bater um recorde, e muito ainda estava por vir. Mas o sucesso é assim: ele não vem do dia para noite, não bate na porta.

Se você acha que vai começar hoje o seu negócio e amanhã já será o maior vendedor da internet, está enganado. Mais do que isso: vai se decepcionar bastante. Não é assim que funciona, basta olhar para a trajetória dos empreendedores bem-sucedidos. Eles fizeram muitos testes e deram passos de formiga antes de chegarem no topo. Para isto, vai precisar de determinação e um objetivo claro para não desistir no caminho. Você sabe onde quer chegar? Quais são suas metas?

Empenho é diferente de desempenho

diferenca entre empenho e desempenho
diferenca entre empenho e desempenho

Dois anos após a matéria no jornal, Joel e Gustavo se encontraram numa competição. Joel queria muito vencer, porque o objetivo dele sempre foi ser tão bom – e melhor – do que seu ídolo. Ele torceu para algo acontecer para o desempenho de Gustavo ser ruim, de modo a permitir sua vitória. É claro que Joel Moraes não ganhou, mas ele aprendeu uma coisa importante: empenho é diferente de desempenho.

De nada adianta buscar conhecimento, passar horas assistindo vídeos ou lendo artigos na internet sobre negócios, marketing e empreendedorismo se, no final das contas, não acredita que vai dar certo. A confiança faz toda diferença, porque ninguém vai te dar o lugar de melhor do mercado sem lutar.

Empenhar-se é muito diferente de desempenhar-se. O desempenho está ligado a sua performance, ao que FAZ, aos erros que comete para aprender e melhorar. O que seu concorrente faz bem e você pode modelar? O que pode fazer melhor do que ele? E testar. Ficar só na teoria seria fácil, mas ninguém chega ao sucesso sem colocar em prática estratégias e entender o que funciona melhor para o negócio. Quando chegar a hora, você precisa saber que pode ser o melhor, que pode vender muito. Se não acreditar, nada adianta o empenho.

Os melhores do mundo têm os melhores cavalos

equipe para o sucesso
equipe para o sucesso

Quando Joel Moraes virou treinador, ele ganhou, na primeira equipe, 7 dos 8 campeonatos. E, na segunda, 8 dos 8 campeonatos. O resultado não teve só a ver com ele e sua vivência, seu talento. Teve a ver com a equipe.

Assim que seu negócio começar a crescer, vai chegar a hora que precisará delegar tarefas e contratar pessoas para trabalharem contigo. Para ser competitivo no mercado, precisará ou dos melhores profissionais ou terá que treinar a melhor equipe. Se não fizer nenhum dos dois, vai ser difícil concorrer no mercado. Mais do que isso: nunca vai conseguir delegar nada, porque não vai confiar.

Mesmo aqueles que trabalham sozinhos precisam de equipe: o seu “eu” em várias versões. O que faz conteúdo, o que pensa em estratégia, o que olha para as finanças. O cavalo tem que ser o melhor e, para isso, ele precisa passar por treinamento.

Como já mostrei antes, ninguém nasce sabendo. Não existe um dom que vai te fazer ser o melhor sem precisar treinar, sem se polir. Não funciona desta forma. Você pode aprender o que precisa se tiver os mentores certos, o olhar correto e a determinação necessária para não desistir.

A mentalidade para o sucesso é foco e determinação

determinacao e foco para o sucesso
determinacao e foco para o sucesso

O sucesso não é fazer duas mil coisas duas vezes, é fazer duas coisas, duas mil vezes”, é o que diz Joel para fechar a palestra. A ideia é bem simples: você precisa ter um foco e precisa se empenhar em fazer isto até ser o melhor. Se quer ter melhor produto, vai entender como fazer isso e vai testar a resposta. Se quer ser o que faz mais conversões, vai testar formas de concretizar isso.

Faça isso até seu objetivo seja alcançado, mas não espere que vá acontecer do dia para a noite. Os vencedores querem crescer 1 centésimo todo dia, e não aprender tudo de uma vez. Seu cérebro precisa de tempo para aprender a fazer as coisas, para se desenvolver e para tornar o processo automático. Automático, aqui, significa não deixar que sua mente e seus medos atrapalhem sua confiança.

Enquanto não chega lá, continue se empenhando, continue com o seu desempenho, com sua determinação. Trace seu objetivo e não descanse até chegar lá.

Veja também como a mentalidade da Croácia no Mundial 2018 pode te ajudar a não desistir.

Além dessas dicas, Joel Moraes trouxe outros pontos importantes sobre mentalidade para o sucesso durante o Viver de Ecommerce Live. Abaixo, o vídeo na íntegra.

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

CompartilharCompartilharTwittarPin0 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/mentalidade-para-sucesso-o-que-campeoes-fazem

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram