Grupo Premier

oBlog GP

imagem25-06-2022-04-06-58

Lula diz que respeita autonomia do BC, embora isso não esteja garantido em lei • OEconomista

Compartilhar Sem categoria

Lula diz que respeita autonomia do BC, embora isso não esteja garantido em lei

Autor: O Economista – 22 de julho de 2009

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem (21) que se tivesse que pedir ao Conselho de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) redução da taxa básica de juros da economia brasileira não o faria, mas determinaria. No entanto, ele lembrou que em seu governo o BC tem sua autonomia respeitada na prática, embora não haja lei garantindo isso. Lula disse que apenas espera a decisão do Copom e “festeja ou lamenta”.

“A relação entre nós permite que haja uma certa autonomia e colhemos bons resultados até agora. Portanto, a política vai ser determinada pelos membros do Copom”, disse o presidente.

Evitando dar palpites, Lula completou: “Se vai ser 0,5, 1, ou 0,75 [a redução de juros] são as pessoas que estão com as tabelas que vão decidir. Acho que certamente eles decidirão o que vai ser melhor para o brasileiro.”

Segundo Lula, foi a política econômica do governo que permitiu que houvesse margem de manobra para que o Copom fizesse as sucessivas reduções de juros realizadas nas últimas reuniões. A reunião do Copom começou hoje e amanhã será decidido se a taxa básica de juros será mantida, reduzida ou elevada.

Perguntado sobre a informação de que o governo ainda estaria pagando Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) em contratos, Lula respondeu que vai conversar com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e só então terá informações para falar sobre o assunto. O presidente falou com a imprensa após almoço oferecido ao presidente de Moçambique, Armando Guebuza.

Yara Aquino – Agência Brasil

, , , ,

Comentários

Registre-se ou faça login para comentar.

  • Tomohumi

    20/12/2012 – 23:42:17

    Coronel concordo c/ muita coisa que voce erescve porem, no caso dos juros acho que voce e muitos outros interpretam o assunto erradamente.Juros altos sao consequencia do descalabro nas contas publicas. Sempre foi. Corte as despesas publicas e a inflacao tem como cair e ai sim o corte dos juros podera ser feito.Nao adianta ficar reclamando dos juros altos.As despesas do desgoverno sao o verdadeiro inimigo.

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda
Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda

Fonte: www.oeconomista.com.br/lula-diz-que-respeita-autonomia-do-bc-embora-isso-nao-esteja-garantido-em-lei

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram