Grupo Premier

oBlog GP

Logística de Entrega em tempos de pandemia

Logística de Entrega em tempos de pandemia | Ecommerce na Prática

Compartilhar360CompartilharTwittarPin360 Compart.

Um Ecommerce não funciona se não estiver aliado a uma boa logística de entrega. E, com o isolamento voluntário em decorrência do COVID-19, muitos se perguntaram o que aconteceria caso as empresas de logística também parassem. Felizmente, isso não aconteceu: as principais continuam funcionando, com apenas algumas ressalvas.

Aqui, vou te mostrar como fica a logística de entrega em tempos de pandemia e o que deve fazer para suas vendas não pararem neste momento.

imagem01-04-2022-16-04-25
imagem01-04-2022-16-04-25

Participe da Jornada do Empreendedor Imbatível e assista as lives para manter o seu negócio de pé durante a crise.

Correios 

logistica de entrega coronavirus   correios
logistica de entrega coronavirus correios
logistica de entrega coronavirus – correios

Uma das maiores preocupações dos lojistas, principalmente dos que atuam de forma integral no Ecommerce, é o posicionamento dos Correios por conta da pandemia.

Boatos se espalharam dizendo que a companhia iria paralisar totalmente a operação, o que foi desmentido pela própria empresa. 

Além disso, no dia 20 de março, os Correios anunciaram novas estratégias para reduzir os impactos do COVID-19 não só com relação ao atendimento ao cliente, mas também aos funcionários da empresa. 

Os Correios fizeram o seguinte: agora, as entregas e coletas dos pacotes serão feitas apenas em uma visita por dia para diminuir o contato direto entre funcionário e cliente. 

A empresa também suspendeu a assinatura do destinatário – que era obrigatória – no momento da entrega, o que reforça as formas de contenção do vírus recomendadas pelas principais organizações de saúde do mundo. 

A nota postada no site oficial dos Correios também diz que essas medidas têm como objetivo “agirem com o respeito, a cautela e a empatia que a situação exige, tanto no ambiente de trabalho quanto no relacionamento com os clientes”.

A empresa foi além e adotou algumas outras medidas que são de extrema importância. Confira: 

  • No local de trabalho, foram disponibilizados frascos de álcool em gel 70% para os funcionários;
  • Os equipamentos usados são totalmente higienizados, assim como o local de trabalho;
  • Se o funcionário estiver com sintomas do novo Coronavírus, o afastamento do mesmo é imediato junto com as pessoas que tiveram contato direto com ele;
  • Os empregados que estão no grupo de risco ou possuem algum residente na mesma situação devem trabalhar em casa. 

Você pode conferir a lista completa das medidas no site oficial dos Correios

Se você não utiliza o serviço dos Correios e deseja usar no seu negócio para facilitar a logística de entrega, temos um artigo que explica exatamente Como começar nos Correios (Clique aqui e Confira)

JadLog 

logistica de entrega coronavirus   jadlog
logistica de entrega coronavirus jadlog

A JadLog também faz sua parte no combate ao Coronavírus. Baseado nos protocolos liberados pelo Grupo DPD, as medidas da empresa são as mesmas que o grupo tem adotado na Europa. 

A gestão operacional teve uma redução significativa na malha aérea. Cerca de 30% dos voos de carga foram reduzidos e, para modal rodoviário, as entregas serão feitas para distâncias de até 1000 km. Essa é uma forma de diminuir os possíveis atrasos nas entregas que serão inevitáveis nesse período. 

Em comunicado oficial no site da JadLog, o CEO Bruno Tortorello pontuou todas as medidas preventivas que estão sendo aplicadas. Confira algumas delas:

  • Todas as viagens foram suspensas.
  • Aumento da frequência de higienização das estações/escritório de trabalho;
  • Álcool gel disponível nos setores administrativo e operacional, assim, todos os funcionários poderão se higienizar durante o período que estiverem trabalhando;
  • Uma equipe médica na empresa para aferir a temperatura de todos os funcionários, parceiros e fornecedores. Caso seja identificado os sintomas do COVID-19, a pessoa será direcionada imediatamente ao Posto de Atendimento ou para o próprio plano de saúde da empresa;

Há outras medidas de prevenção implementadas pela empresa que você também pode conferir no site oficial da JadLog.

O foco da empresa, assim como a grande maioria, é garantir a saúde tanto dos funcionários quanto dos clientes que vão receber os pacotes. Essa é a prioridade que você também deve ter na sua empresa. 

Apesar de todas as dificuldades financeiras e incertezas que uma crise traz à tona, o mais importante agora é manter o seu negócio de pé e prezar pela saúde de todos.

Azul Cargo Express 

A Azul Cargo Express também lançou um comunicado com todas as medidas que a empresa irá aplicar durante o período de quarentena. Assim como as outras empresas, todos os métodos de prevenção contra o COVID-19 foram adotados para proteger clientes e funcionários da doença. 

Para isso, a Azul criou algumas alternativas viáveis para o momento: 

  • A capacidade operacional da empresa será reduzida em até 50% no mês de abril;
  • Equipe médica disponível para os funcionários da empresa  24h por meio de canais de comunicação. É uma forma de contestar qualquer sintoma vindo de um tripulante ou funcionário e encaminhá-lo imediatamente ao posto de atendimento; 
  • Os procedimentos de limpezas serão intensificados;
  • Todos os voos internacionais suspensos por tempo indeterminado; 

A intenção dessas estratégias também são garantir a segurança do cliente, mas continuar fornecendo os produtos de acordo com a mudança no comportamento de compra do consumidor. 

Agora que as vendas estão vindo em boa parte por meio da internet, as empresas de Logística, mais do que nunca, devem se empenhar para continuar operando, mesmo que com menor potência. 

Participe da Jornada do Empreendedor Imbatível e fique por dentro do que está acontecendo no mercado

Neste momento, o conhecimento e a informação são a base para conseguir gerenciar a crise da melhor forma e manter o seu negócio de pé até o fim da pandemia. 

Por esta razão, nós, do Ecommerce na Prática, tivemos a iniciativa de criar a Jornada do Empreendedor Imbatível – uma série de lives, materiais e treinamentos gratuitos com o que você precisa saber neste momento para enfrentar esse período de incertezas.

Se inscreva na Jornada do Empreendedor Imbatível. Ao se inscrever, você será  notificado sobre tudo: a data e horário das lives, além de receber o resumo do conteúdo e ainda ter acesso aos materiais e treinamentos que estamos liberando aos poucos para te ajudar a manter a empresa de pé.

QUERO PARTICIPAR DA JORNADA

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

Compartilhar360CompartilharTwittarPin360 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/logistica-de-entrega-durante-pandemia

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram