Grupo Premier

oBlog GP

imagem06-03-2022-13-03-37

Líder ! • OEconomista

Compartilhar Artigos

Líder !

Autor: O Economista – 17 de abril de 2008

Líder é aquele que fala por todos, isto é, o representante de um grupo, esse líder deve oferecer uma direção. Líder sem direção não é Líder. Pessoas que são realmente líderes alteram a cultura das Organizações.

A atuação de um Líder é definida como liderança.

A liderança deve sempre oferecer um direcionamento.

De fato, a liderança dá o exemplo. Ela gera coragem e destemor nas pessoas para que busquem novos e mais elevados padrões de desempenho. A liderança define caminhos a seguir e rumos a tomar. Estabelece objetivos. Determina prioridades. E o que é prioridade? Poucos Líderes sabem dentro de uma organização o que é prioridade. Prioridade é venda á vista é dinheiro no caixa. Pois o caixa é o REI. E, é claro, Líder viabiliza as ações, alocando os recursos indispensáveis para tanto.

Pessoas que são realmente Líderes alteram a cultura das Organizações. Isso quer dizer: criam novos valores; geram nova visão; incentivam novos comportamentos. Geram oportunidades para que as pessoas evoluam, inovem, arrisquem-se. Por isso, diz ? se que os Líderes são, antes de tudo, agentes das mudanças. Em primeiro lugar nas pessoas; depois, na organização.

Os Líderes têm um característica de ação interessante diante das crises: eles identificam o problemas e as dificuldades. Como todo mundo. Mas eles investem na busca de soluções com extremo empenho. Como quase todo mundo. E efetivamente eles encontram estas soluções. Como pouca gente.

E mobilizam, motivam e comprometem as pessoas para produzirem resultados que eliminam os problemas. Como quase ninguém.

Isso requer, do Líder, amplo domínio sobre tudo o que se faz na empresa, acompanhamento minucioso de atividades e monitoramento constante dos operadores do processo. As ações de controle permanente da mão de obra, as ações de direção, assim, consideram que os excelentes e bons resultados dependem básicamente do acompanhamento dos Líderes.

Todos os mecanismos aqui descritos dependem da pessoa do gerentes (Líder), ou seja, de suas características usuais de atuação ?Liderança? (ou, mais precisamente, de suas características pessoais), que têm forte influência sobre o processo gerencial como um todo.

As ações têm prioridade na empresa em si, enfatizando a redução de custos, o aumento da produtividade e a ampliação da capacidade produtiva.

Inegavelmente o Líder é aquele que tem a capacidade de elaboração de uma direção, onde conduz e mobiliza os operadores do processo a realizar aquilo que foi elaborado.

Fique certo disso! Para ser Líder é preciso ser atuante, é preciso liderança, são poucos, aqueles que conseguem!

Fernandes Alexandre Quintino Economista

Comentários

Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor
Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor

Fonte: www.oeconomista.com.br/lider

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram