Grupo Premier

oBlog GP

Lições do Rei Leão sobre Empreendedorismo

Lições do Rei Leão sobre Empreendedorismo | Ecommerce na Prática

Compartilhar275CompartilharTwittarPin275 Compart.

Começar seu próprio negócio é uma missão desafiadora. No empreendedorismo, todo mundo passa por dificuldades até desenvolver sua identidade e ter todas as características necessárias para conseguir levar um negócio para frente.

Lições do Rei Leão sobre empreendedorismo
Lições do Rei Leão sobre empreendedorismo

A Disney tem feito vários remakes de filmes infantis nos últimos anos. 

É uma boa oportunidade para olharmos para um que fez muito sucesso nos anos 90 e que tem inúmeras lições empreendedoras para nos passar.

Nesse artigo, vou te mostrar algumas lições do Rei Leão sobre Empreendedorismo, além de outras que vão te ajudar a desenvolver em você o espírito empreendedor que faltava para começar o seu próprio negócio.

Olha o vídeo que a Babi Tonhela fez sobre o assunto:

1- Conheça seu mercado de atuação

Lembra quando o Mufasa mostra ao Simba toda a savana sobre a qual tem controle? Fazendo um paralelo com o empreendedorismo, ele ali está mostrando os limites do seu mercado de atuação.

Enquanto que toda a área clara pertence ao seu domínio, tudo que acontece fora dela está fora do seu controle.

Nos negócios, isso não é diferente. O posicionamento da sua marca define o mercado em que ela atua.Por isso definir bem os limites do seu posicionamento é fundamental para o empreendedorismo.

rei leão mercado empreendedorismo
rei leão mercado empreendedorismo

Por exemplo:

Se você tem uma marca de tênis de corrida, seu mercado de atuação engloba itens relacionados à atividade de corrida.

Você deve estar sempre antenado a tudo que acontece no mundo das corridas, percebendo as novas tendências e se adequando a elas. 

O que acontece fora desse universo não está no seu controle. Está fora do seu radar.

2- Não ultrapasse o limite do seu mercado de atuação

rei leão limite empreendedorismo
rei leão limite empreendedorismo

Ainda no exemplo de tênis de corrida:

Você, além dos tênis, pode começar a vender roupas, meias e outros acessórios que tenham algo a ver com a atividade de corrida. Isso dá diversidade à marca e gera crescimento.

No entanto, se você resolve vender também celular, por exemplo, você estará adentrando outro mercado de atuação completamente distinto do que você havia estabelecido anteriormente.

Isso faz com que seu público não entenda o posicionamento da sua marca e, consequentemente, te faz perder credibilidade no mercado. Afinal, quem atira para todos os lados, não acerta alvo nenhum.

Portanto, foque em um mercado de atuação e se atente nele. Essa é uma das chaves do empreendedorismo.

3 – Não ignore os problemas

Durante todo o filme, Simba e seus amigos mantém o mantra “Hakuna Matata”, que significa “esquecer os problemas”. Isso, no mundo do empreendedorismo, é simplesmente inviável.

Problemas acumulados são a receita para o fracasso no mundo dos negócios. Além de impedirem sua capacidade de crescimento, os problemas são sinônimo de despesas.

A atitude empreendedora que todo dono de negócio deve ter estampada na testa é de encarar as dificuldades. Mais do que isso, deve aprender com elas para conseguir superar as próximas que virem com mais facilidade.

Eu garanto que, se começar a fugir dos problemas, seu negócio não vai a lugar nenhum.

4 – Busque acompanhamento profissional

rei leão mentoria empreendedorismo
rei leão mentoria empreendedorismo

Ninguém sai do lugar sozinho. Tudo na vida é conquistado através do conhecimento e, no empreendedorismo, não é diferente.

No filme, Mufasa age como um grande mentor para seu filho Simba, assim como outros personagens servem como conselheiros durante toda a trama.

No mundo dos negócios, é muito importante absorver o máximo de conhecimento possível daqueles que já estão estabelecidos no mercado.

São eles que já passaram por inúmeras dificuldades e conseguiram superá-las. Portanto, têm muita bagagem a oferecer.

Palestras, cursos de especialização e um simples bate-papo com quem entende do assunto são diferenciais que impulsionam qualquer negócio empreendedor.

5 – Não sabote o seu próprio negócio

Um bom líder é aquele que inspira seus empregados e tira o melhor deles a todo momento. E a maneira correta de se fazer isso não é sendo aquele chefe intimidador e desonesto.

No filme, quando Scar finalmente assume o trono, ele não consegue comandar bem a savana, pois seus métodos não inspiram ninguém.

Assim, as peças que faziam a savana funcionar corretamente não entram mais em sintonia, fazendo tudo desandar e se voltar contra o próprio Scar.

No empreendedorismo, atingir metas estabelecidas é importante. Porém, não é através do medo que seus empregados tirarão a inspiração necessária para alcançá-las.

Ensine as técnicas, tire dúvidas e, acima de tudo, dê apoio aos seus comandados. Assim é que elas vão te apoiar a chegar ao sucesso.

Lembre-se: o verdadeiro líder comanda sua equipe através do apoio, não do medo.

6 – Não duvide ou questione seu potencial

rei leao potencial empreendedorismo
rei leao potencial empreendedorismo

Na vida, como no filme, sempre aparecerão pessoas que te colocarão para baixo, duvidarão da sua capacidade e vão te dizer que você não tem o que é preciso.

A diferença da pessoa comum para o empreendedor é que o empreendedor pega todas essas críticas e as transforma em inspiração. 

Esteja sempre rodeado de pessoas com o mesmo objetivo que você e que te inspirem a alcançar seus objetivos.

7 – O seu pior inimigo é a sua arrogância

Da mesma maneira que você não deve se subestimar, também não pode achar que é o melhor empreendedor do planeta.

Esteja sempre antenado ao que acontece à sua volta. Nada de se acomodar. As vendas estão boas? Ótimo! Agora ache um jeito de aumentá-las ainda mais.

Estude seus concorrentes e preveja as próximas tendências do seu mercado de atuação. Dessa maneira, você estará sempre a um passo a frente e pronto para qualquer desafio.

8 – Esteja sempre inovando

A falta de inovação é fatal no empreendedorismo. Se você tem um produto que vende muito e ignora as mudanças que acontecem no mercado, está correndo um grande risco.

Em algum momento esse produto pode parar de vender muito, então você já deve ter outra ideia engatilhada para compensar a queda de vendas.

Lembre-se: Fazer igual é mais arriscado do que mudar.

9 – Aprenda com o seu concorrente

rei leão aprendizado empreendedorismo
rei leão aprendizado empreendedorismo

Aprender não significa roubar suas ideias! Mas se o seu concorrente está com um bom número de vendas, não custa nada estudar um pouco para entender o porquê desse sucesso.

Esse tópico se conecta com os anteriores. Esteja sempre antenado com o que acontece à sua volta e dentro do seu mercado de atuação.

10 – As derrotas ensinam mais do que as vitórias

Claro que as vitórias são motivo de muita comemoração. Porém são as derrotas que realmente nos ensinam o que devemos fazer de diferente para alcançar o sucesso desejado.

O empreendedor não tem tempo para abaixar a cabeça. Ele utiliza os erros e derrotas para se reinventar e voltar com tudo na próxima ideia. 

Lembre-se: Ninguém chega ao topo da montanha sem alguns tropeços no caminho.

11 – Tire ideias do papel

Como falamos no começo desse artigo, o empreendedor nunca está satisfeito com sua situação atual. Ele não foge dos problemas como o Simba fugiu em determinados momentos do filme.

Todas essas lições de empreendedorismo do Rei Leão são fundamentais para desenvolver em você o espírito empreendedor para tirar suas ideias e projetos do papel.

Somente com o pensamento certo que o empreendedor se diferencia das outras pessoas e consegue atingir seus objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais.

Nesse artigo, te ensinamos algumas ideias simples de empreendedorismo para aumentar suas vendas.

Ideias simples de empreendedorismo para você aumentar a renda

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

Compartilhar275CompartilharTwittarPin275 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/licoes-do-rei-leao-sobre-empreendedorismo

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram