Grupo Premier

oBlog GP

imagem22-04-2022-21-04-30

Indústria de bens de capital quer novas medidas anticrise • OEconomista

Compartilhar Sem categoria

Indústria de bens de capital quer novas medidas anticrise

Autor: O Economista – 4 de dezembro de 2008

O vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Carlos Pastoriza, defendeu ontem (3) a adoção de novas medidas para estímulo a economia nacional e contra a crise financeira. Durante evento promovido pela entidade, Pastoriza disse que os governos federal, estaduais e municipais devem tomar novas atitudes urgentes para evitar que o país entre em recessão.

Carlos Pastoriza disse que o setor de bens de capital, representado pela Abimaq, criou um comitê para estudar a evolução e os impactos da crise internacional no país.

Esse comitê também estruturou medidas consideradas fundamentais para a manutenção do nível de investimento e crescimento econômico brasileiro. A ampliação do prazo de pagamento de impostos e a redução significativa da taxa Selic estão entre as principais recomendações.

“Já houve um movimento no sentido da ampliação do prazo de pagamento de impostos, mas foi muito modesto”, disse Pastoriza, lembrando da concessão de mais até 15 dias para que empresas recolham impostos federais. “Queremos a ampliação do prazo para impostos federais, estaduais e municipais. Pelo menos, mais 30 dias,” disse.

De acordo com o vice-presidente da Abimac, a medida ajudaria as empresas a manter dinheiro em caixa e contornar mais facilmente a escassez de crédito no mercado – umas das conseqüências da crise.

Ainda com o objetivo de minimizar os efeitos da falta de crédito, Pastoriza cobrou um corte de pelo menos 4 pontos percentuais na Selic, que hoje é de 13,75% ao ano. “Queremos a imediata redução da Selic para um índice de um dígito”, disse. “Se o governo fizer isso, estará dando um sinal de confiança ao mercado e economizando pelo menos R$ 50 bilhões com juros da dívida pública. Esse dinheiro deveria ser investido na geração de empregos,” afirmou.

Pastoriza afirmou que a justificativa de que a queda na taxa básica de juros poderia causar aumento da inflação não é válida. Para ele, o governo deve agir e, caso a inflação volte, ele poderá corrigir esse problema no futuro.

De acordo com Pastoriza, a Abimaq também defende uma atuação mais firme para estabilização do dólar, a ampliação dos empréstimos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e uma cobrança rígida para que os bancos emprestem os recursos sob sua guarda. “Não é ingenuidade exigir que os bancos privados equilibrem seus interesses com os interesses da sociedade,” disse.

Caso medidas não forem tomadas, Pastoriza acredita numa paralisação da economia já a partir do segundo trimestre de 2009. Segundo ele, a indústria de máquinas e equipamentos, que registra crescimento de 24,8% só em 2008, entrará em crise pela falta de investimentos, diminuirá sua produção, dispensará trabalhadores e agravará ainda mais o quadro econômico do país.

Pa este ano, contudo, o vice-presidente da Abimaq afirmou que as perspectivas ainda são boas. Estimativas apresentadas também hoje pela Abimaq apontam para um crescimento de 20% no faturamento do setor, na comparação com 2007. Só em outubro, o setor faturou R$ 7,33 bilhões – 10,3% a mais do que o valor registrado no mês anterior.

Agência Brasil / Vinicius Konchinski

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Comentários

Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor
Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor

Fonte: www.oeconomista.com.br/industria-de-bens-de-capital-quer-novas-medidas-anticrise

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram