Compartilhar Investimentos, Notícias
Horário de verão quer aliviar sobrecarga de sistema, mais que economizar
Autor: O Economista – 20 de outubro de 2008
O principal objetivo do horário de verão, que começou à meia-noite de sábado (18), não é economizar energia elétrica, mas proporcionar “alívio” no sistema de geração elétrica, garante o secretário-adjunto de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ricardo Homrich. Segundo ele, o excesso de consumo – que costuma ocorrer por volta das 20h – faz com que as usinas trabalhem perto do seu limite.
“No horário mais crítico, as pessoas têm o hábito de tomar banho e de ligar aparelhos de grande consumo, como o de ar condicionado. Com o horário de verão, a claridade do sol é mais bem aproveitada nas casas e na iluminação pública, pelo retardamento na ligação da energia”, explica.
Com o horário de verão, os relógios são adiantados em uma hora nos estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A economia de energia, de acordo com os cálculos do governo, é em torno de 4% a 5%. Durante esse período, são economizados, por dia, cerca de 2.300 megawatts de um total de 62 mil megawatts consumidos.
O horário de verão foi instituído em 1931, mas vem sendo empregado anualmente desde 1985.
Agência Brasil / Lourenço Canuto
aceleração crescimento, ações, bacen, balança comercial, banco central, bancos brasileiros, bc, blog, blog economia, blog o economista, bolsa de nova york, bovespa, câmbio, comércio, commodities, conselho monetário nacional, construção civil, construtoras, consumo interno, corecon, crédito, crise financeira, crise mundial, desvalorização dólar, dólar, dow jones, economia, economista, energia elétrica, falência, febraban, fed, fgts, financiamento, ford, general motors, gerdau, horário de verão, ibge, Indústria e Comércio Exterior, inflação, instituto nacional de investidores, juros, leilão, lula, mdic, mercado de capitais, mercado doméstico, mercado financeiro, minas e energia, ministro do Desenvolvimento, Organização Internacional do Trabalho (OIT), pac, petrobras, pib, política monetária, poupança, quebra, rating, recolhimento compulsório, redesconto, renda fixa, risco brasil, riscos, selic, swap, unb, vale, vendas
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.
Fonte: www.oeconomista.com.br/horario-de-verao-quer-aliviar-sobrecarga-de-sistema-mais-que-economizar