Grupo Premier

oBlog GP

Guia Google Analytics: Tudo que você precisa saber

Guia Google Analytics: Tudo que você precisa saber | Ecommerce na Prática

Compartilhar187CompartilharTwittarPin187 Compart.

O Google Analytics é uma excelente ferramenta para monitorar o seu Ecommerce. E o melhor: é gratuito. Aprenda tudo sobre como usar o Google Analytics para impulsionar o seu negócio:

 

Índice:

O que é o Google Analytics

O Google Analytics é uma plataforma de análise de dados. Após a instalação do código no site, ele coleta dados e lê informações dos usuários que acessam as páginas.

A partir daí, é possível gerar relatórios e analisar como se comporta o usuário dentro do seu domínio e os pontos fortes e fracos do site.

O Google Analytics é muito importante para traçar estratégias de Marketing Digital e entender como o visitante chega ao site, o que consome e muitas outras informações valiosas para um Ecommerce.

Agora que já sabe o que é Google Analytics, veja como usar essa ferramenta:

 

Como Instalar o Google Analytics

O processo de instalação é bastante simples. A maior parte das plataformas de Ecommerce já possuem um local pré-determinado para inserir o código do Google Analytics.

Uma vez instalado, você já pode começar a usar na mesma hora. É importante reservar um tempo para se ambientar à ferramenta e analisar os dados disponíveis.

São muitas métricas e informações importantes, por isso é interessante que você analise todos os dados atuais do seu site. Isso vai ser muito útil para traçar metas e novas estratégias no seu Ecommerce.

Para saber o passo a passo para instalar o Google Analytics, assista ao vídeo abaixo ou clique aqui.

 

Principais métricas do Google Analytics

Para começar a usar a ferramenta, é fundamental entender os dados que são apresentados. É necessário saber o que significa cada informação para aproveitar ao máximo as funcionalidades do Google Analytics.

Conheça os termos básicos para usar o Google Analytics:

  • Visitantes: O termo se refere a qualquer pessoa que acessa sua página. Um mesmo visitante pode iniciar a navegação por fontes diferentes e visitar várias páginas, gerando novas interações.
  • Interação: É o nome que se dá a cada clique individual do usuário.
  • Sessão: É o conjunto de interações, que representa o tempo que o visitante ficou ativo na página.
  • Páginas por sessão: Conta quantas páginas diferentes o usuário visitou em uma sessão.
  • Duração média da sessão: O tempo médio que seus visitantes ficam ativos no site.

Existem muitas outros indicadores importantes que podem ser acessadas pelo Google Analytics, como a taxa de rejeição, origem do tráfego,  taxa de conversão, entre outros.

Eles são chamados de KPIs (Key Performance Indicators), ou seja, indicadores de desempenho chave, em tradução livre.

Para entender os principais indicadores para o seu Ecommerce, acesse esse artigo.

como usar o google analytics
como usar o google analytics

 

Dicas para usar o Google Analytics

Depois de entender o que é e como usar o Google Analytics, conheça algumas  dicas para que a ferramenta traga os melhores resultados para o seu negócio:

1 – Use a ferramenta corretamente

Parece óbvio, mas muita gente vai usando o Google Analytics de forma amadora, tentando interpretar os dados e relatórios baseados no “achismo”.

Entenda exatamente o que as métricas estão te mostrando e certifique-se que a ferramenta está devidamente instalada.

Caso contrário, você estará fazendo uma leitura errada dos dados e vai criar estratégias ineficazes ou até mesmo contraproducentes.

como usar o google analytics
como usar o google analytics

 

2 – Atenção ao tráfego interno

É normal que você mesmo e os colaboradores da empresa acessem o site várias vezes durante o dia. Entretanto, os dados gerados por vocês não devem ser contabilizados para criar campanhas ou medir resultados.

Para evitar a contaminação das informações, configure filtros de acesso. Dessa forma, os dados provenientes do seu IP próprio não vão interferir nos resultados mostrados pelo Google Analytics.

 

3 – Foco no público

O uso da ferramenta tem que ser além de aumentar o número de visitas. Tente entender os hábitos dos seus visitantes para entregar a melhor interface e conteúdo de valor.

Tenha atenção para o comportamento do usuário, pois só assim você vai conseguir realizar os ajustes necessários não só para captar mais pessoas quanto para reter sua audiência.

como usar o google analytics
como usar o google analytics

 

4 – Priorize os pontos-chave

O Google Analytics fornece uma infinidade de dados para sua empresa. Isso é ótimo, mas muitas pessoas acabam tentando fazer tantos testes e melhorias que acabam se perdendo no processo.

Tente criar uma lista de prioridades e fazer os experimentos de forma gradual. Só assim você vai entender quais ações trazem bons resultados e quais são ineficazes.

É muito importante que você olhe para a ferramenta de forma estratégica, sempre tendo em mente que não existe uma perfeição nos relatórios. Sempre vai haver algum ponto de melhoria e ajustes a fazer.

Quero ter aplicar o Google Analytics no meu negócio

Se você quer aprender a:

  • Trazer saúde financeira para o seu negócio
  • Saber qual estratégia usar
  • Entender como anda o seu Ecommerce
  • Vender cada vez mais

O treinamento Web Analytics do Zero vai ser perfeito para você!

O Gustavo Esteves, fundador da Métricas Boss, maior portal de Google Analytics do Brasil, vai ser o seu professor e seu guia nesse curso.

Ele vai te ensinar tudo o que você precisa, no Google Analytics, para gerar e analisar dados, tomar decisões estratégicas e aumentar seus resultados em até 300%.

Assista as videoaulas quantas vezes quiser no Portal de Estudo Ecommerce na Prática e tire suas dúvidas em tempo real com a nossa equipe de Sucesso do Aluno por chat ou email.

Inscreva-se agora no treinamento Web Analytics para Ecommerce e tenha um guia para o sucesso do seu negócio!

QUERO USAR O GOOGLE ANALYTICS NO MEU ECOMMERCE

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

Compartilhar187CompartilharTwittarPin187 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/guia-google-analytics-o-que-e-e-como-usar

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram