Grupo Premier

oBlog GP

Guia de Tamanho de Imagem para Instagram e Facebook [Anúncios e Posts]

Guia de Tamanho de Imagem para Instagram e Facebook [Anúncios e Posts] | Ecommerce na Prática

Compartilhar374CompartilharTwittarPin1375 Compart.

É provável que a imagem do seu anúncio já tenha perdido a qualidade quando postada nas redes sociais. Isso acontece por conta do tamanho da Imagem para Instagram e Facebook. Essas redes sociais diminuem a qualidade das postagens – ou, pior, impedem que você poste – caso não estejam de acordo com as dimensões mínimas em pixels.

Neste artigo, trouxemos para você um guia de tamanho de imagem para Instagram e Facebook para anúncios e postagens. Assim, evita o retrabalho da sua equipe e garante melhor qualidade do material criado.

Índice:

Por que se preocupar com o Tamanho da Imagem? 

Tamanho da imagem para Instagram e Facebook
Tamanho da imagem para Instagram e Facebook

Se as publicações não estiverem no tamanho recomendado, as redes sociais vão impedir que seu conteúdo seja postado. Isso é um fato. Como consequência disso, você ou sua equipe precisarão redimensionar as imagens, gerando um retrabalho na empresa.

Além disso, uma vez que as dimensões do desktop e do celular são distintas, todas as imagens são redimensionadas de acordo com o dispositivo. Nesse processo, os pixels podem diminuir, causando perda de qualidade na imagem.

Dependendo do tamanho da perda, isso pode significar, por exemplo, que seu cliente não vai enxergar direito o produto que está anunciando. E, em vez de despertar o desejo de compra, vai afastá-lo.

É claro que isso não é uma regra: nem todas as imagens chegam a este ponto. Mas é melhor prevenir do que remediar.

Agora veja o passo a passo sobre o tamanho de imagem. Afinal, nosso objetivo é aumentar o engajamento, o alcance e a conversão de vendas do seu Ecommerce. 

Dimensões e Tamanho de Imagens no Facebook 

Tamanho da Imagem   facebook
Tamanho da Imagem facebook

O Facebook tem as próprias regras de Tamanho de Imagem que você precisa aplicar nas publicações da sua Fanpage. De acordo com o objetivo que deseja alcançar, existem algumas características específicas que o Facebook determina. 

1- Foto de Perfil 

O  tamanho da imagem recomendada para a foto de perfil em computadores é de, no mínimo, 170×170. Esse número varia de 128×128 pixels para smartphones e 36×36 para outros celulares.

Vale lembrar que o formato recomendado para o perfil é PNG.

2- Capa do Perfil

Para visualizar a foto de capa sem distorções, a quantidade mínima de pixels é de 400×150, também em formato PNG. Essa imagem, em computadores, possui 820×312 pixels e, em smartphones, 640×360. 

3- Capa de Eventos

Os eventos do Facebook também possuem capas. A proporção da imagem é 16:9, com no mínimo recomendado de 500×262 pixels.

4- Imagens de Anúncios do Facebook (Coluna Direita)

Esses são aqueles anúncios da coluna direita do Facebook, que conseguimos visualizar quando estamos navegando no computador.

Neste caso, o tamanho das imagens podem ser em formato PNG ou JPG, como você preferir – mas indicamos sempre o PNG. As dimensões ideais (altura e largura) são de 600×600 pixels, com a resolução (medida de definição da imagem) mínima de 1200×628 pixels. 

5- Imagens de Anúncios do Facebook (Feed) 

As Imagens de anúncios do Feed são as mais utilizadas, porque aparecem como se fosse simplesmente uma postagem no Facebook. A diferença é que esta postagem é patrocinada pela sua marca e, portanto, aparece com o ícone de “anúncio”.

Para conseguir usar o máximo de resolução, a dimensão da imagem deve ter 600×600 pixels e proporção de 16:09. 

Nota: os anúncios feitos com link devem ter a resolução mínima de 1200×628 pixels.

6 – Instant Articles 

Antes de te falar essas dimensões, vou te explicar o que é o Instant Articles. O Instant Articles é uma ferramenta do Facebook na qual os anunciantes podem divulgar os artigos de forma rápida e interativa através do aplicativo do Facebook no celular. 

Para você que possui um Blog e produz diversos artigos, essa ferramenta deixa o acesso ao seu conteúdo mais veloz e interativo. Além disso, o Facebook tende a melhorar a performance dessa publicação do que se você simplesmente colar o link do artigo por lá.

Com uma velocidade 10x maior, os Instant Articles usam a mesma estrutura para carregar fotos e vídeos, mas ainda assim abrem bem mais rápido do que os artigos publicados de forma padrão. 

As dimensões usadas são as mesmas do tópico anterior: 600×600 pixels, proporção de 16:9, mínima resolução de 1200×628 pixels e imagens também no formato PNG ou JPG.

7- Marketplace

O Facebook criou um espaço especializado em compras e vendas de produtos dentro da própria rede social, facilitando muito a vida dos empreendedores. Colocar o seu produto no Marketplace do Facebook aumenta as chances do seu negócio alcançar cada vez mais pessoas interessadas em produtos iguais ou parecidos com o seu.  

No Marketplace, a dimensão mínima também é de 600×600 pixels. Quando o anúncio possui links, a resolução mínima para manter a qualidade é de 1200×628 pixels, o mesmo que os Instant Articles. 

8- Stories do Facebook 

Inspirado pelo Instagram e Snapchat, os stories do Facebook já vieram para ficar. A ferramenta permite que os usuários postem fotos e vídeos curtos que desaparecem após 24 horas – a não ser que os salve antes de sumir automaticamente. 

Além de ser um recurso interativo, o formato dos Stories permite que você brinque com a criatividade acrescentando figurinhas, GIF’s e diversos outros efeitos que incrementam as postagens. Assim, pode envolver mais pessoas.

Manter a qualidade dos Stories, assim como em qualquer outra publicação, é essencial para que as pessoas não avancem para o próximo stories. Tudo o que parece distorcido, mesmo que pouco, já desconecta.

A dimensão mínima recomendada é de 600×600 pixels e, para atingir a resolução máxima, é de 1080×1900 pixels, com proporção de 1:91 e 9:16. 

Dica: na hora de fazer um anúncio ou publicação, deixe uma margem em cima e embaixo para que a aba de comentários e a logo da empresa não cubra a imagem.

9- Post para Facebook com Link ou com Imagem Destacada

Uma publicação comum com link tem dimensão de 1200×1000 pixels no Facebook. Já com a imagem destacada, a dimensão para uma boa visualização do post é de 1200×1800 pixels.

Nota: caso as suas publicações não sejam aprovadas pelo Facebook mesmo com as dimensões corretas, aconselho você dar uma olhada nas Políticas de Publicidade. Talvez não esteja seguindo todas as regras da rede social.

Tamanho de Imagem para o Instagram

Tamanho de imagem para instagram
Tamanho de imagem para instagram

O Instagram se tornou uma das principais ferramentas nas estratégias de Marketing Digital das empresas de Ecommerce. Qualquer empreendedor pode utilizar essa rede social para se conectar com os clientes e conquistar novos. 

Mas, assim como o Facebook, você precisa aplicar as regras de dimensões nas imagens… 

Ainda mais agora que o Instagram não possui apenas o aplicativo para os smartphones… Você pode acessar também por meio da Web. 

Ou seja, as dimensões devem estar de acordo com os dispositivos nos quais serão exibidos – computadores, tablets, smartphones, entre outros.  

No próximo tópico, vou te mostrar as dimensões que você precisa saber.

1- Foto de Perfil no Instagram

A primeira imagem que olhamos ao entrar no instagram é a foto de perfil. Como a primeira impressão é que fica, coloque uma foto de perfil chamativa e, principalmente, no tamanho certo. 

A foto de perfil do Instagram tem o formato circular. Por isso, o melhor tamanho é de 152×152 pixels para smartphones e computadores. 

2- Linha do Tempo (Feed)

O tamanho das imagens para os anúncios feitos no feed principal pode ser separado por imagens verticais, quadradas e horizontais. Veja:

Vertical

A resolução mínima para as imagens verticais é de 600 x 750 pixels, enquanto a máxima é de 1936×1936 pixels.

Quadradas

As imagens quadradas têm uma proporção de 1:1. A resolução mínima é de 600×600 pixels e a resolução máxima é 1936×1936 pixels. Entretanto, o mais recomendado para esse tipo de publicação é de 1080×1080 pixels.

Horizontal

Para manter a qualidade do formato  horizontal, a resolução mínima deve ser de 600×315 pixels ou usar o máximo da qualidade com a dimensão de 1936×1936 pixels.

3- Stories do Instagram

Os Stories do Instagram possuem a mesma funcionalidade dos Stories do Facebook, o que muda mesmo são as dimensões.

No Instagram, é recomendado que as imagens sejam em formato PNG ou JPG, de até 30MB e tenham a resolução mínima de 600×1067 pixels. Já a resolução máxima permitida para esse tipo de publicação é de 1080×1920 pixels.

Aumente o Tráfego dentro das suas Redes Sociais

Agora que aprendeu todas as dimensões recomendadas pelas duas principais redes sociais, você está pronto para começar a divulgar anúncios criativos que alcancem o maior número de pessoas possível.

Porém, o mais importante é que os anúncios divulgados consigam gerar bons resultados na conversão em vendas, atraindo pessoas das suas redes sociais para a sua empresa. 

A fim de atrair novos possíveis clientes, você deve entender algumas estratégias indispensáveis para aumentar o tráfego e as vendas, utilizando essas publicações que faz em redes sociais como ponto de partida.

No treinamento Explosão de Tráfego e Vendas, o CEO do Ecommerce na Prática, Bruno de Oliveira, mostra exatamente como fazer isso.

Lá, ele ensina técnicas eficazes para atrair pessoas e multiplicar o tráfego nos canais de venda por meio de anúncios de qualidade. 

Saiba mais sobre o treinamento:

QUERO TER UMA EXPLOSÃO DE TRÁFEGO E VENDAS

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

Compartilhar374CompartilharTwittarPin1375 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/guia-tamanho-de-imagem-para-instagram-e-facebook

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram