Grupo Premier

oBlog GP

Gestão de vendas: 5 passos para fazê la de modo eficiente

Gestão de vendas: 5 passos para fazê-la de modo eficiente

A gestão de vendas consiste em um processo relacionado com a contratação e a capacitação de colaboradores. Para que a estratégia de vendas da empresa ocorra de forma satisfatória, é fundamental que exista um bom controle dos processos.

Nesse sentido, é importante ressaltar que a criação de boas estratégias ajuda a melhorar o crescimento da receita do negócio. Afinal, as vendas são fundamentais no sucesso de qualquer empreendimento. Por isso, uma gestão de vendas se torna essencial. Ela é uma excelente maneira de tornar o trabalho da sua equipe mais produtivo e eficiente.

Por isso, te mostramos neste conteúdo como realizar uma boa gestão de vendas em seu pequeno negócio. Confira!

1. Estude a necessidade da gestão de vendas para o seu negócio

Não é nem preciso dizer que as vendas em um negócio são essenciais, uma vez que é a partir delas que o investidor terá lucratividade. No entanto, as pequenas empresas precisam gerenciar isso de forma estratégica para que consigam potencializar e melhorar seus resultados para não ficar para trás.

Por meio de uma eficiente gestão de vendas, é possível encontrar possíveis falhas e erros no setor, compreender as principais necessidades dos clientes, inserir estratégias mais assertivas e cumprir com as metas e objetivos estabelecidos.

2. Entenda quais são as etapas do ciclo de vendas

Uma boa forma de realizar uma gestão de vendas é compreender melhor o funcionamento do ciclo das vendas. Vamos abordar aqui como funciona cada etapa!

Lead

Lead corresponde à etapa em que a pessoa demonstra interesse em comprar os produtos do seu estabelecimento, tornando-se um cliente em potencial. É nessa fase que começa o relacionamento do consumidor com o seu negócio, podendo ocorrer durante uma visita à loja, ao site ou no contato com os vendedores.

Oportunidade

Nessa fase, o cliente percebe que precisa comprar um determinado produto. Por essa razão, ele pode chegar à loja já sabendo o que busca. É essencial que os vendedores escutem os compradores e busquem compreender suas necessidades e expectativas para conseguir achar a melhor solução para suas necessidades.

Essa etapa é fundamental, uma vez que é nela que você conquista o cliente. Vale destacar que um negócio precisa aproveitar boas oportunidades para melhorar sua rentabilidade.

Proposta

Após saber melhor das necessidades e dos desejos dos consumidores, é hora de o vendedor oferecer o produto. É importante deixar claro todos os benefícios do item e as razões para ele ser a melhor opção para o cliente.

Um dos maiores diferenciais de um negócio é a apresentação do produto comercializado. Isso ajuda a elevar as chances de o indivíduo escolher os itens de sua empresa. Logo, é necessário que essa etapa seja bem executada.

Negociação

É preciso estar preparado e atento a possíveis objeções relacionadas a forma de pagamento, valor, desconto e caraterísticas do serviço ou produto ofertado. Dessa forma, esse é o principal desafio no momento de concretizar a venda. O colaborador precisa ter sempre uma carta na manga para contornar a situação durante a etapa de negociação.

Fechamento

No fechamento, o comprador é conduzido à conclusão da compra, e o valor do serviço ou produto é pago. Nessa etapa é quando ocorre o processo de conversão, isto é, o colaborador conseguiu vender o item ofertado.

Satisfação

O pós-venda em uma empresa não pode ser deixado de lado. É preciso que exista uma eficiente comunicação após o cliente realizar a compra em sua organização. Assim, você saberá se o cliente tem algum elogio ou uma reclamação para fazer a respeito do produto adquirido.

Quando o atendimento é bem feito, existem grandes chances de o consumidor voltar para a sua loja e realizar outras compras. Além disso, eles acabam elogiando seu negócio para os amigos e familiares. Saiba que esse marketing boca a boca é fundamental para quem deseja se destacar no mercado.

3. Estruture e treine a equipe de vendas

Ter uma equipe de vendas bem treinada e capacitada é primordial para que eles estejam preparados para atender às principais demandas do mercado. Essa ação garante que as habilidades e o conhecimento dos profissionais sempre melhorem.

Um gerente de vendas sabe que diversas vezes precisa atender clientes de vários segmentos e com diversas necessidades. Para que consiga cumprir com o desejado, é necessário segmentar e treinar a força de vendas. Assim, eles ficarão preparados para lidar com qualquer negociação e processos.

Para que a etapa de vendas ocorra bem, é necessário que os processos estejam bem estruturados. Logo, é fundamental estabelecer as metas, definindo a quantidade de clientes que desejam alcançar na semana e que ações serão feitas para gerar mais leads. Quando as etapas de vendas passam por um bom planejamento e são executadas adequadamente, os resultados são obtidos como o desejado.

4. Estude e conheça os produtos

Para conseguir traçar boas estratégias de vendas, é preciso que você conheça bem os produtos e serviços. Desse modo, conseguirá realizar uma gestão de vendas mais satisfatória. A compreensão dos produtos permite tomar decisões mais corretas e coerentes com seu negócio.

Ao conhecer melhor os seus produtos e seus diferenciais, os consumidores conseguem confiar mais em seu empreendimento. Desse modo, você consegue detalhar melhor as características do produto para o time de vendas.

5. Defina indicadores de desempenho que serão acompanhados

Os gestores de venda precisam analisar e escolher os indicadores que mostram se a estratégia está conseguindo bons resultados ou se ela precisa ser melhorada. Nesse contexto, eles podem optar pela análise de vendas concluídas, faturamento, clientes atendidos, número de pedidos feitos, leads, quantidade de visitantes nas redes sociais, entre outros.

Com a definição de bons indicadores, é possível saber melhor a respeito do desempenho do seu empreendimento no mercado. Desse modo, é fundamental dar atenção às escolhas que fazem para que as vendas e a retenção de novos consumidores sejam potencializadas.

Portanto, a gestão de vendas é imprescindível em um pequeno negócio. Visto que essa ação permite a criação de estratégias eficazes para o seu crescimento. As vendas de uma empresa precisam ser realizadas com atenção e cuidado para que os clientes sempre retornem ao local para fazer novas aquisições.

Esperamos que tenha gostado das dicas. E para receber mais conteúdos interessantes e relevantes para o seu negócio, assine nossa newsletter!

Fonte: empresas.serasaexperian.com.br/blog/gestao-de-vendas-eficiente

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram