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Gestão de Redes Sociais: 13 Ferramentas que Funcionam

Gestão de Redes Sociais: 13 Ferramentas que Funcionam | Ecommerce na Prática

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Sabemos que hoje o sucesso da comunicação de qualquer empresa está diretamente ligada à atuação nas redes sociais. O relacionamento com o público-alvo de qualquer negócio é basicamente construído através delas. Portanto, conhecer as melhores ferramentas de gestão de redes sociais é muito importante.

Nesse artigo, listei as 13 melhores ferramentas pagas do mercado quando se trata de gestão de redes sociais. Se você quer conhecer opções gratuitas, confira este artigo: 10 ferramentas grátis de gerenciamento de redes sociais

Índice:

Qual a importância das ferramentas de gestão de redes sociais?

Para alcançar o sucesso nas suas estratégias de marketing digital, as redes sociais são o local ideal para você fidelizar sua audiência, encontrar influenciadores, divulgar o conteúdo da sua empresa e aumentar suas vendas.

Para fazer isso da forma correta e encontrar o caminho que gera mais resultado para sua empresa, as ferramentas de gestão são essenciais. Elas vão te ajudar a ter um bom gerenciamento de postagens, conhecer o seu público-alvo e acompanhar o que as métricas te dizem sobre suas ações.

Ou seja: as ferramentas de gestão de redes sociais que vou te apresentar aqui aumentam a produtividade e eficácia da sua equipe.

Ao utilizar uma ferramenta para captar dados de uma rede social e elaborar um relatório, sobra mais tempo para pensar e analisar o que esses dados significam.

Contudo, é importante frisar que as ferramentas não substituem todo o trabalho. 

Apesar dos ganhos de tempo e produtividade gerados por elas, o resultado final ainda é fruto da estratégia inteligente embasada nos dados apresentados.

O que quero dizer é: as ferramentas, nas mãos certas, podem ser um grande diferencial, mas, nas mãos erradas, podem não fazer diferença nenhuma.

É como uma lâmina ou uma tesoura. Nas mãos de um leigo, elas servem apenas para pequenas tarefas do dia a dia. Nas mãos de um cirurgião, podem salvar vidas.

13 Ferramentas Eficazes de Gerenciamento

Agora, sem mais delongas, vamos mostrar as 13 melhores ferramentas de gestão de redes sociais. Atenção: elas são todas pagas, porém possuem versão gratuita com recursos reduzidos.

1 – Sprout Social

ferramentas de relatorio de redes sociais
ferramentas de relatorio de redes sociais

Vamos começar com a ferramenta mais completa que existe no mercado. 

A Sprout Social, criada por Neil Patel, é uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais que ela apresenta funções analíticas e de acompanhamento.

Nessa ferramenta, você pode “marcar” palavras-chave e hashtags para serem monitoradas nas redes sociais. Assim, consegue saber, por exemplo, o que as pessoas estão falando da sua marca nas redes sociais.

Outro ponto positivo é que ela disponibiliza diversos relatórios que ajudam na mensuração dos indicadores-chave de performance, os famosos KPI’s. Eles funcionam como um guia para entender o que está funcionando na sua estratégia – e o que não está.

Além disso, como em toda ferramenta dessa natureza, você pode agendar e publicar no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.

2 – Buffer

ferramentas de relatorio de redes sociais
ferramentas de relatorio de redes sociais

Depois da Sprout Social, a Buffer é uma das ferramentas mais conhecidas no mercado.

Além de fazer o acompanhamento de diferentes redes sociais, a Buffer gerencia e automatiza postagens, além de descobrir qual o melhor horário para você publicar em cada uma delas.

A Sprout é uma ferramenta totalmente paga. Já na Buffer você pode optar pela versão gratuita. Contudo, nesse caso é possível acompanhar somente 4 redes sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter e Google +).

Já as versões pagas possibilitam um leque maior de redes sociais a serem gerenciadas, além do número de perfis que podem ser cadastrados.

3 – Hootsuite

ferramentas de relatorio de redes sociais
ferramentas de relatorio de redes sociais

Assim como a Buffer, o Hootsuite também apresenta uma versão gratuita, que restringe funcionalidades e números de redes sociais que podem ser gerenciadas.

Na versão gratuita, é possível fazer o gerenciamento de apenas 3 perfis, que incluem Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e WordPress.

Na versão paga esse limite não existe, o que torna o Hootsuite uma poderosa ferramenta de monitoramento.

Nele, é possível acompanhar diferentes redes sociais em uma única tela, o que facilita o trabalho do usuário que deseja fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

Dessa forma, é possível visualizar diferentes feeds em tempo real. Além de, claro, ser possível fazer o agendamento de postagens em diferentes redes sociais.

4 – Cyfe

ferramentas de relatorio de redes sociais
ferramentas de relatorio de redes sociais

Os Dashboards são ferramentas voltadas para quem necessita acompanhar diversas redes sociais ao mesmo tempo.

E entre elas, o Cyfe é sem dúvidas a mais completa do mercado. Apesar de existir em uma versão gratuita, a Premium é a melhor opção para quem procura uma ferramenta que não deixe nada a desejar.

Nele, você pode criar quadros com diversas informações de diferentes mídias sociais.

Diferente da maioria das ferramentas, que analisam somente números de likes e tuítes, o Cyfer oferece outras métricas mais avançadas, transformando o seu relatório em um acompanhamento bem detalhado.

Por exemplo:

No Cyfer você pode encontrar fatores negativos, que podem ter gerado descurtidas ou perda de seguidores.

5 – BuzzSumo

ferramentas de relatorio de redes sociais
ferramentas de relatorio de redes sociais

Grande parte das ações feitas nas redes sociais têm como objetivo gerar engajamento. O BuzzSumo é uma ferramenta que faz exatamente a mensuração disso.

Nele, você pode acompanhar quantas vezes um determinado conteúdo foi compartilhado, qual a página que faz mais sucesso e qual rede social gera o maior engajamento.

Além disso, é possível segmentar a busca para ver os compartilhamentos das páginas por redes sociais, quantos cliques foram recebidos e qual está perfurando melhor.

A versão gratuita limita o número de buscas, portanto recomendo a versão paga para um relatório mais constante.

Na versão paga, você também encontra outras funcionalidades que não são liberadas na versão gratuita.

6 – HowSociable

ferramentas de relatorio de redes sociais
ferramentas de relatorio de redes sociais

Uma ótima maneira de avaliar os resultados das suas páginas nas redes sociais é saber a influência que elas têm dentro da rede.

A HowSociable é uma ferramenta que acompanha a relevância da sua marca em diferentes redes. Ela faz isso através do acompanhamento de citações, curtidas e compartilhamentos.

Na versão gratuita, as funcionalidades são bem limitadas. Por isso, existem planos mensais, trimestrais, semestrais e anuais que variam de acordo com a necessidade do seu negócio.

7 – Quintly

ferramentas de relatorio de redes sociais
ferramentas de relatorio de redes sociais

O Quintly é uma ferramenta de análise de dados que ajuda empresas a criar benchmarks do mercado e de seus concorrentes. Dessa forma, fornece dados que podem ser relevantes para o planejamento de campanhas nas redes sociais.

Esse acompanhamento ajuda a entender se os resultados esperados estão ou não sendo alcançados.

Caso não estejam, é através desses dados que é feito o direcionamento do investimento para as ações que realmente funcionam.

8 – AgoraPulse

ferramentas de relatorio de redes sociais
ferramentas de relatorio de redes sociais

A AgoraPulse vem ganhando destaque no cenário nacional depois de ter sido reconhecida mundialmente como uma das ferramentas mais completas do mercado.

Nela, é possível programar conteúdos, baixar relatórios e interagir com seus seguidores em uma única ferramenta.

Além disso, é possível encontrar, filtrar, e gerenciar facilmente os seus comentários, menções, comentários de anúncios e outras mensagens importantes.

9 – RD Station Marketing

ferramentas de relatorio de redes sociais
ferramentas de relatorio de redes sociais

As principais funcionalidades do RD são o agendamento de posts no Facebook, Twitter e LinkedIn. Essa ferramenta é muito boa, pois tem integração com os dados de Leads.

Utilizando o RD Station para postar nas redes sociais, é possível fazer um monitoramento preciso das conversões, visto que há uma integração entre o link e as Landing Pages.

Com a ferramenta, você pode aumentar resultados e poupar tempo, gerenciando e automatizando suas ações de marketing digital em um só lugar.

O RD Station gera mais tráfego, leads, vendas e relacionamentos para a sua empresa.

10 – Instamizer (Postgrain)

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O Instamizer é uma ferramenta para programar posts no Instagram. Além dos posts tradicionais, também programa Stories e faz reposts.

No Instamizer, você ainda consegue interagir com outros usuários e monitorar comentários. Além disso, pode analisar todos os seus resultados através do relatório voltado para o Instagram.

Uma funcionalidade legal do Instamizer é que você pode salvar um grupo de hashtags para usar nos seus posts. 

Elas são importantes pois ajudam na propagação da postagem no Instagram e podem ser repetidas de acordo com o público-alvo.

11 – Reportei

redes sociais reportei
redes sociais reportei

O Reportei é uma plataforma que gera relatórios de métricas das redes sociais como foco no Instagram, Facebook, Linkedin, Youtube e Google Analytics.

Com ela, você pode ter acesso um relatório único montado por você, basta escolher quais métricas e de quais redes sociais. O Reportei use os resultados e permite a exportação do documento.

Os planos variam dependendo do número de clientes que vai cadastrar. Ao contrário dos que citei acima, não possui um plano gratuito. 

12 – mLabs

redes sociais mlabs
redes sociais mlabs

O mLabs têm várias opções para ajudar o gerenciamento da sua página, como:

  • Agendamento de post: Instagram (Feed, Stories e IGTV), Facebook, Youtube, Twitter, Pinterest e Linkedin;
  • Responder mensagens do Direct, Whatsapp e Messenger;
  • Relatórios automatizados do Facebook, Instagram, Twitter e Google Analytics;
  • Várias pessoas podem realizar agendamentos;

E muito mais. A ferramenta permite que você faça um teste grátis por 7 dias, sem precisa usar cartão de crédito. Depois, você precisa assinar o plano se quiser continuar a usá-la.

Os preços variam muito e dependem de 3 variantes: plano, quantidade de perfis administrados e período.

Os planos:

Se você quer ter o plano completo, que permite responder mensagens, ter acesso a relatórios, comparar com concorrentes e muito mais. Ou então o plano de agendamento de post, que só permite agendar as postagens.

Quantidade de perfis:

Quanto mais contas tiver gerenciando, mais caro fica. O limite máximo é de 50 perfis.

Período de contrato:

São 4 opções: Anual, Semestral, Trimestral e Mensal.

Para conferir quais são os preços para o seu negócio, clique aqui.

13 – Gerenciagram

redes sociais gerenciagram
redes sociais gerenciagram

O Gerenciagram é queridinho dos empresários e fácil de usar. É uma plataforma que gerencia o seu Instagram e permite recursos como:

  • Curtir e seguir, automaticamente, os seguidores de seus concorrentes;
  • Programar suas Fotos e Stories para serem postadas;
  • Organizar e responder a todos os comentários;
  • Enviar mensagens automáticas, apresentando o seu negócio aos seguidores.

Você pode testar os 3 planos – mensal, trimestral e anual – de graça por 5 dias e tem direito a garantia de uma semana. Os valores dos planos são:

Otimize seus resultados

Agora que você conhece as melhores ferramentas de gestão de redes sociais, poderá fazer posts cada vez melhores em cada uma das mídias sociais que utiliza.

Para escolher a melhor, você tem que primeiro se perguntar quais são as suas prioridades. Se for apenas o gerenciamento de posts, talvez não valha a pena uma com várias funcionalidades que certamente custará mais caro.

Definida a sua prioridade, fica muito mais fácil descobrir qual a ferramenta ideal para o seu negócio.

Se for gerar tráfego e engajamento no Facebook, por exemplo, talvez a BuzzSumo seja a melhor opção.

Mas não é só através dessas ferramentas que você consegue atingir esses objetivos. Nesse artigo, você encontra dicas de como gerar tráfego no Facebook e como criar campanhas vencedoras dentro dessa rede social.

Tráfego no Facebook: Como criar campanhas vencedoras

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Fonte: ecommercenapratica.com/blog/melhores-ferramentas-pagas-de-redes-sociais

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