Grupo Premier

oBlog GP

G-20: União que fortalece os países emergentes na crise mundial • OEconomista

Compartilhar Sem categoria

G-20: União que fortalece os países emergentes na crise mundial

Autor: O Economista – 8 de julho de 2009

O Grupo dos 20 (ou G-20) é a união dos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo em conjunto com a União Européia. Foi criado em 1999, após as sucessivas crises financeiras da década de 1990. O objetivo é o de favorecer a negociação internacional, integrando o princípio de um diálogo ampliado. A importância do G-20 é grande para o cenário internacional, pois lá estão os países mais ricos do mundo e os países em desenvolvimento, como os Brics, formado pelo quatro principais países emergentes do mundo, Brasil, Rússia, Índia e China.

O G-20 é constituído pelos ministros das finanças e governadores de 19 países:

Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coréia do Sul, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos da América.

A União Européia, que é representada pela presidência rotativa do Conselho e do Banco Central Europeu, é o 20º membro do G-20.

Em tempos de crise, o G-20 sai fortalecido, principalmente por ser um fórum de cooperação e de consulta sobre assuntos do sistema financeiro internacional. Trata sobre estudos, opiniões, e promove a discussão entre os principais países emergentes no mercado industrial e de questões de política relacionadas com a promoção da estabilidade financeira internacional. Pretende abordar questões que vão além das responsabilidades de qualquer organização.

Em 15 de novembro de 2008, pela primeira vez, os chefes de Estado ou de governo se reuniram ? e não somente os ministros de finanças.

O G-20 foi criado na reunião de cúpula do G-7 (atual G-8) em Colônia, Alemanha, em junho de 1999, mas estabelecido formalmente na reunião de ministros de finanças em 26 de setembro do mesmo ano. A reunião inaugural ocorreu em 15 e 16 de dezembro do mesmo ano, em Berlim.

Imagen: G-20 e membros flutuantes

Romero Albuquerque com edição de Henrique Puccini, fontes (http://www.g20.org/)

, , , ,

Comentários

Registre-se ou faça login para comentar.

  • sulamita

    08/06/2013 – 12:56:20

    muuuuuuuuuuitttttooo bommmmmmmmm

  • lindomar simioni

    07/05/2010 – 09:32:23

    acho que estamos caminhando certo estou meio em duvida principalmente com o grupo g7 mas acho que a economia vai despencar por isso devemos se fortaler os maiores . minha importancia nesse momento fico muito confuso sobre os grupo maiores do mundo temos que solucionar o mais rapido possivel mas nao podemos resolver tbem os problemas de todos acho que os se estabelecer mais e não devemos tentar acreditar de novo nesses paises que entraran em crise porque eles já estão em crise faz muitos anos na verdade todos os paises estão em crise faz tempo mas isso não pode vir a tona porque se não acabaria com tudo em poucos dias e tumulto imagina

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor
Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor

Fonte: www.oeconomista.com.br/g-20-uniao-que-fortalece-os-paises-emergentes-na-crise-mundial

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram