Grupo Premier

oBlog GP

ERP – Questão de sobrevivência • OEconomista

Compartilhar Artigos

ERP – Questão de sobrevivência

Autor: O Economista – 22 de março de 2007

ERP (Enterprise Resource Planning, Planejamento (ou planeamento, em Portugal) de Recursos Empresariais) são sistemas de informações transacionais(OLTP) cuja função é armazenar, processar e organizar as informações geradas nos processos organizacionais agregando e estabelecendo relações de informação entre todas as áreas de uma companhia.

Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios. Alguns ERPs conhecidos são:Corpore RM da RM Sistemas; o R/3 da SAP; o Protheus da Microsiga; o EMS da Datasul; o Aptus ERP da Aptus Tecnologia; o Prilp 6.20 da Primaverabss; o Multix da Multicomp Informática; o Mult-Gestor da Multilogica Sistemas; o PeopleSoft da Oracle; o ERP Varejo da B2ML Sistemas; o Hime da Hime sistemas; o Factory da Núcleo Sistemas; entre outros.

Sua utilização é questão fundamental para permitir que as empresas se organizem e alcancem suas metas.

Qual sua opinião sobre o tema?

Um abraço,

Prof. Celso Ricardo Salazar Valentim

Comentários

Registre-se ou faça login para comentar.

  • Neemias Cecilio

    18/04/2007 – 09:51:49

    O sistema ERP é uma ferramenta indispensável para uma Empresa, seja qual for o seguimento empresarial, porque é onde se tem controle de produção, vendas, contas a receber e a pagar,entradas de mercadorias para estoque, saídas de mercadorias vendidas/doacões/garantias/consertos, demonstra resultados operacionais, financeiros que servem para tomadas de decisões para o administrador da Empresa. Existem vários tipos de sistemas específicos para cada tipo de empresa, alguns com necessidade de pequenos ajustes, o que deve-se dizer que se qualquer empresa deseja sobreviver no mundo competitivo, deve ter um sistema ERP, é caso de sobrevivência ou tempo curto no mercado. Para uma determinada empresa tornar-se cada vez mais competitiva, necessariamente, indispensavelmente tem que inplantar um sistema.

  • Felix Scheller

    16/04/2007 – 23:22:27

    O ERP tem como objetivo auxiliar o fabricante ou o gestor de uma empresa nas importantes fases do seu negócio, incluindo o desenvolvimento de produtos, compra de itens, manutenção de estoques, interação com os fornecedores, serviços a clientes e acompanhamento de ordens de produção, tendo como principal finalidade auxiliar na redução de custos da empresa. O ERP pode também incluir módulos aplicativos para os aspectos financeiros e até mesmo para a gestão de recursos humanos. Dentre os motivos que levam uma empresa a usar ERP, podem ser citados: permanecer competitivas, melhorar a produtividade, melhorar a qualidade, melhorar os serviços prestados aos clientes, reduzir estoques e melhorar o planejamento e alocação de recursos.

  • Juliano Krüger

    08/04/2007 – 21:41:33

    Diante de todas as necessidades de implantação de ERP’s apontadas nos comentários acima é verificado o grau de importância deste sistema. A filosofia de um ERP acarreta em mudanças culturais e comportamentais de alto risco dentro de uma organização, sendo seu custo e complexidade igualmente altos. Daí a importância de analisar e ponderar sobre a relação custoxbenefício, principalmente para empresas de pequeno porte, essas empresas devem elaborar o plano estratégico de forma que este seja o ponto de partida rumo aos objetivos traçados, adaptando seus sistemas e fazendo uso de metodologias.

  • cintia

    04/04/2007 – 17:39:46

    O maior benefício de um ERP é que ele unifica os processos de uma empresa como os de planejamento, finanças, produção , qualidade, finanças, gestão.Obtendo um rápido resultado ao término das atualizações, gerando assim um conforto para todas as áreas, mas ele pode passar informações certas ou erradas, pois uma vez que essa informação cai em rede ela pode gerar muita dor de cabeça

  • Michele Pavesi

    02/04/2007 – 15:20:05

    Qualquer empresa inserida na globalização, e no mercado competitivo dos dias atuais, independente de seu segmento, necessita de um sistema de ERP, sendo que ele facilita o desempenho da empresa por ser visto como um grande banco de dados com variadas informações que são renovadas entre si, com isso a empresa reduz gastos, otimiza o tempo pra sair sempre a frente no mercado. a tecnologia foi feita pra auxiliar a vida da empresa e o ERP rezume bem essa ideia.

  • Silmeia Vacholz

    02/04/2007 – 13:18:37

    Para as companhias o ERP é questão fundamental pois permiti que as mesmas se organizem e conquistem seus objetivos, pois sua função é processar e organizar informações dos processos, assim estabelecendo relações entre todas os setores. A empresa que não obter este tipo de “ferramenta” não terá qualificação para o mercado.

  • Marisana Fantoni

    30/03/2007 – 17:00:31

    Nos dias de hoje com tantas novidades no mercado. O ERP veio para facilitar muitas das dificuldades que as empresa desconheciam ter solução.O ERP facilita o fluxo de informações entre todas as atividades de uma empresa. É um sistema amplo em soluções e informações. Possui banco de dados que interage com todos os aplicativos do sistema.

  • Luciane Aparecida Borges

    30/03/2007 – 13:24:47

    Devido a exigência do mercado hoje as empresas precisam investir em tecnologia p/ que seu produto seja aceito no mercado e que sua produtividade seja constante, dentro desse contexto a empresa só se torna competitiva porque acredita na inovação. Gerando melhoria contínua nos seus processos.

  • Lucemara Vieira Lopes

    30/03/2007 – 00:12:05

    Os ERPs são de suma importância no crescimento e desenvolvimentos das empresas, pois interligam as diversas áreas, facilitando comunicação, processos, dentre outros. O mercado hoje esta muito competitivo, por isso a necessidade diariamente de atualização de sistemas, como estoque, RH, compras, vendas, cobrança, e este sistema esta cada vez mais aperfeiçoado para auxiliar em todos estes processos, fazendo com este mercado cresça em uma larga escala.

  • luciano Marcos Rodrigues

    29/03/2007 – 20:46:28

    Nos dias atuais existe a necessidade de mudanças nas estratégias das organizacões, dentro dessa perspectiva, os sistemas de informação são de grande importancia, pois aquilo que é gerado por eles, ou seja, a informação, passa a ser uma ferramenta fundamental ativa para a gestão das organizações.

  • Cláudio Márcio Tambosi

    29/03/2007 – 20:42:55

    ERP está para o planeamento do recurso da empresa. ERP é uma maneira integrar os dados e os processos de uma organização em um único sistema. Uma vez que um sistema de ERP está no lugar, geralmente todos os aspectos de uma organização podem trabalhar na harmonia em vez de cada único sistema que necessita ser compatíveis com se. Para organizações, a produtividade aumentada e menos tipos de software são um resultado. Desta forma, as organizações estarão mais preparadas para competir no mercado global.

  • Renato Silva Vivo

    29/03/2007 – 19:32:54

    Atualmente a rapidez aliada eficácia é muito requisitado em qualquer empresa sendo assim o ERP vem para auxiliar o trabalho trazendo mais agilidade e segurança para empresa e como todo o sistema de computador deve ser atualizado para atender cada vez mais as mudanças que vem ocorrendo, sendo assim a atualização é necessário devido o sistema não se tornar obsoleto perante os outros.

  • Mauricio Bachmann

    29/03/2007 – 18:16:41

    A ERP pode ser visto como um grande banco de dados com informações que interagem e se realimentam entre si, com as seguintes vantagens como redução de custo, otimização do fluxo de informações e a qualidade da mesma(eficiência)e reduzem os limites de tempo de resposta ao mercado.

  • Milena F.P.Clemente

    29/03/2007 – 18:15:42

    No atual cenário mundial, as empresas almeijam cada vez mais aumentar a sua competitividade, seja adotando uma política de redução de custos, inovando o seu produto,investindo em novos segmentos, enfim tentando de alguma forma se diferenciar da concorrência, afim de deter maior parte do mercado. Com a abertura do mercado, a competição tornou-se global, sendo que acontecimentos ocorridos em outros países trazem conseqüências imediatas para a indústria local.Sendo assim, em função da velocidade das mudanças e das informações, as empresas tiveram que agilizar e otimizar seus processos, utilizando para isso o ERP, ferramenta que integra todos os departamentos da empresa, proporcionando uma visão ampla dos resultados. Nesta perspectiva o ERP é indispensável para a empresa torna-se competitiva no mercado globalizado.

  • PETERSON ETHEL RITA

    29/03/2007 – 15:14:46

    Com sua capacidade de propiciar a troca rápida de informações entre os setores da empresa, os sistemas integrados baseados em ERP integram as informações decorrentes das operações que agregam valor na cadeia produtiva, facilitando sua análise para efeito de tomada de decisões empresariais. É um “software” destinado a modelar e automatizar os processos básicos de negócios, integrando as informações resultantes das operações realizadas e tornando-as disponíveis, em tempo real, para os executivos da empresa. Este acesso às informações integradas, propiciadas pelos sistemas integrados de gestão, dá subsídios para os executivos tomarem decisões com maior agilidade e, como isto, asseguram uma vantagem competitiva às empresas que dirigem.

  • Micheli Cristina Moraes

    29/03/2007 – 12:50:27

    Os ERP’s são fundamentais para qualquer empresa, pois só assim pode-se ter garantia das informações que acontecem na empresa; é uma garantia de que o planejamento feito pela empresa está sendo seguido corretamente já que abrange todas as áreas envolvidas, sem contar que o avanço tecnológico nas empresas é fundamental para se manter no mercado.

  • Marcelo Fernandes

    27/03/2007 – 20:48:23

    A economia vive atualmente num contexto global, o que acaba gerando uma infinidade de conflitos de informações quando tratamos delas dentro de uma organização. Implantando um ERP nessas condições, a empresa que se utilizar desse recurso prioriza suas necessidades de interação com todos os setores imternos, até mesmo nas resoluções de problemas externos quando relacionados a clientes. Essas interações quando agilizadas por um sistema ERP, reduzem o tempo que se gastaria com determinada operação e contribuem para a redução de valores, facilitando e tornando rentável a utilização do sistema.

  • Viviane Aparecida Franzoi

    27/03/2007 – 09:16:10

    Os ERPs, visam integrar diversos departamentos de uma empresa,dessa forma com um sistema tão importante possibilita armazenar todas as informações dos negócios da empresa que o executa. Um processo de grande vantagem para a empresa que o adquire pois, reduz custos, otimiza as informações e o processo de decisão, reduz tempo e incertezas no negócio.

  • Jnefer Pelegrin

    26/03/2007 – 21:01:51

    O sistema de ERP é necessário para as empresas,pois cada vez mais necessitam controlar suas atividades obtendo informações de todas as áreas da empresa, tornando-se assim empresas competitivas que para acompanharas exigências do mercado, planejar e simular novos cenários, permitindo respostas cada vez mais rápidas e confiáveis é fundamental a utilização de ferramentas de ERP, e para tomada de decisões.Apresentando assim de forma muito mais clara a empresa

  • Ana Paula Marques

    26/03/2007 – 20:54:29

    Nos dias de hoje com a globalização e o avanço tecnológico requer que todas as empresas tenham um sistema de ERP,pois seu principal objetivo é de organizar e de alcançar metas. Porém, o sistema pode ser utilizada em empresas de pequeno porte até empresas de grande porte. Sendo assim, todas empresas que adquirirem o sistema de ERP estaram garantido seu espaço no mercado a longo prazo.

  • Jean Carlos da Cunha

    26/03/2007 – 00:32:47

    As empresas que não aprimorar seus sistemas, estão em grande desvantagem perante as demais, pois com a implantação de um sistema de ERP, reduz o limite tempo de respostas ao mercado, elimina interfaces manuais, reduz custos, otimiza o processo de tomada de decisão, Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência), entre outras vantagens com isto a implantação deste sistema avança tecnologicamente as empresas que aprimoram-se garantindo seu espaço no mercado, com qualidade e eficiencia .

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor
Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor

Fonte: www.oeconomista.com.br/erp-questao-de-sobrevivencia

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram