Grupo Premier

oBlog GP

Email Marketing para Ecommerce: Você Está Fazendo Isso Certo?

Email Marketing para Ecommerce: Você Está Fazendo Isso Certo? | Ecommerce na Prática

Compartilhar41CompartilharTwittarPin41 Compart.

Você está utilizando e aproveitando o poder do email marketing para ecommerce de forma efetiva?

A razão deste post é bem simples: com a chegada das redes sociais, muita gente achou que o email simplesmente deixaria de existir… Você mesmo talvez já tenha ouvido essa afirmação!

Se ouviu, não acredite. O Email não acabou! Geralmente quem afirma isso ainda não aprendeu a utilizar o poder dessa ferramenta.

Então aqui estou eu pra dar algumas dicas sobre como aproveitá-la melhor no seu negócio.

Com todos os anos de experiência que tenho no mercado de ecommerce, posso dizer, sem nenhuma dúvida, que o email marketing é a mídia com o maior ROI (Retorno Sobre o Investimento) que existe por aí.

É isso mesmo! Portanto, se você ainda não dá atenção ao marketing  via email na sua empresa, está perdendo grandes oportunidades.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre Estratégias de Email Marketing e estudo de métricas.

Está preparado(a)? Então, se você quer aumentar drasticamente o ROI do seu negócio usando Email Marketing, continue comigo!

email marketing arroba
email marketing arroba

Alguns números sobre o Email Marketing

Atualmente, mais de 144,8 bilhões de emails são disparados todos os dias no mundo inteiro. Ignorar a força dessa ferramenta é querer nadar contra a corrente.

Se as redes sociais são uma ótima forma de nos mantermos informados e entretidos, o email ainda é utilizado pela maioria das pessoas para organizar seu dia e se comunicar de maneira mais eficiente e precisa.

De acordo com alguns números que li por esses dias no site Ecommerce Brasil, uma campanha de email marketing é 40 vezes mais efetiva em conquistar novos clientes do que campanhas em redes sociais como Facebook e Twitter, por exemplo.

A lógica é mais ou menos a seguinte: quanto maior o seu tráfego, maior a exposição dos seus produtos aos consumidores. Consequentemente, maior o número de vendas.

E vamos ser francos… Se tem um meio de baixo custo e capaz de gerar tráfego diário para a sua loja virtual, esse meio é o email marketing.

Caso você esteja se perguntando a razão do email ainda ser um recurso tão potente nos negócios, a resposta é relativamente simples: quando falamos com os consumidores por email, não estamos falando com todos. Essa não é uma mídia de massa.

No email, nos comunicamos no um a um. É uma forma pessoal de contato, como se fosse uma carta. É só você e o seu cliente – ou pelo menos é assim que você deveria fazer.

É possível chamar o consumidor pelo nome, isso dá um tom ainda mais pessoal ao email e transmite a ideia de EXCLUSIVIDADE.

Em um mundo tão veloz e hiper conectado, quem não quer sentir-se único? O email marketing pode ser a chave para criar conexões mais fortes com o seu cliente e também a maneira mais eficaz de fideliza-lo.

Outros números sobre email marketing, que encontrei navegando em sites sobre ecommerce:

  • 91% dos consumidores relatam abrir o email ao menos uma vez no dia
  • 82% dos usuários mobile recebem e enviam emails diariamente utilizando smartphones
  • O email é a ferramenta de acesso mais utilizada na internet (você não consegue criar contas em redes sociais sem ter um email, por exemplo)
rotina de um gerente de e commerce
rotina de um gerente de e commerce

6 Passos para um Email Marketing Eficiente

Por mais que o email marketing seja poderoso, não adianta fazer de qualquer jeito. Para aproveitar todo o seu potencial, é preciso planejar cada campanha.

Separei 6 etapas fundamentais que devem ser pensadas antes de disparar o conteúdo. Confira Abaixo:

1 – Segmente os leitores da sua lista de emails

Se o que estamos buscando com o email marketing é exclusividade e pessoalidade, não faz sentindo enviar o mesmo conteúdo para todos os usuários cadastrados em sua lista, certo?

É claro que você não enviará um email diferente para cada usuário, mas é importante que exista o mínimo de segmentação.

De acordo com o tamanho da sua lista, sugiro dividi-la em 2 ou 3 grupos com segmentação baseada em seus interesses.

Em cada grupo, o foco é um conteúdo diferente… Conforme as métricas forem surgindo, você perceberá se está no caminho certo ou não, assim poderá fazer as mudanças necessárias.

email marketing
email marketing

Agora você provavelmente está se perguntando: Qual critério devo utilizar para dividir minha lista?

Alguns critérios para segmentação de usuários

Nada deve ser feito de maneira aleatória, essa é a primeira regra para que suas campanhas sejam bem-sucedidas.

A segmentação é feita para que cada grupo de usários receba conteúdo realmente relevante pra ele. Isso é definido no momento que você fez a divisão da lista.

A segmentação precisa ser feita de modo com que os usuários de cada grupo tenham os interesses mais semelhantes possíveis.

Para começar, você pode separá-los pelos seguintes critérios:

    • Clientes que já efetuaram ao Menos Uma Compra x Clientes em Potencial (aqueles que ainda não fizeram a primeira compra)
    • Usuários ativos (que abrem seus emails) x Usuários inativos
  • Clientes que compraram produtos da Categoria X x Clientes que compraram produtos da Categoria Y

Acima eu mencionei 3 exemplos de segmentação, existem diversos outros e somente você pode definir qual é o mais relevante pro seu negócio. A pergunta que você deve se fazer é:

Em qual característica do meu público devo me basear para conseguir segmentá-lo da melhor maneira possível?

2 – Crie conteúdo de qualidade

O nosso segundo tópico é um dos mais importantes. Isso porque, com a onda do Inbound Marketing, conteúdo é TUDO!

email marketing ideas
email marketing ideas

Ao utilizar o email marketing, esqueça o que os grandes ecommerces fazem. Enviar newsletter simplesmente não funciona. Não queime sua base dessa forma, não seja chato tentando vender os seus produtos o tempo todo.

Você vai sim, eventualmente, enviar uma oferta para os seus clientes. Porém é preciso dosar essa relação, pois ninguém liga a TV pra assistir comerciais o tempo todo. Você precisa entregar conteúdo à sua audiência.

É preciso criar conexões reais entre você e o seu cliente.  Oferecer conteúdo relevante, gerar valor na vida das pessoas…. Feito isso, vender será uma consequência.

A famosa Regra de Pareto (lei dos 80/20) nos dá uma lição valiosa aqui: a cada 10 conteúdos disparados, apenas 2 devem ser de vendas.

É assim que você conseguirá promover seus produtos sem “estressar” demais a sua lista.

Qual conteúdo criar?

Muita gente tem problemas na hora de criar conteúdo. Falta de criatividade, de tempo, de saco… Tudo pode atrapalhar!

Mas não se preocupe com isso, peças de email marketing são relativamente simples de serem produzidas. Por serem curtas, elas até são um tanto prazerosas para quem está escrevendo! Bom, pelo menos eu vejo assim… rs

Mas sobre o que escrever? Essa é uma pergunta muito comum.

email marketing analise
email marketing analise

Descobrindo os conteúdos preferidos da sua persona

Bem, vamos dizer que você tenha um ecommerce de peças automotivas, por exemplo.

Lá no começo do planejamento, antes mesmo de comprar o seu domínio ou definir o nome da sua marca, espera-se que você tenha pesquisado TUDO sobre a sua persona.

Gostos, formação familiar, escolaridade, sexo, idade, classe social etc.

Com essas informações, fica bastante simples descobrir quais conteúdos chamarão a atenção do seu público.

Digamos que a sua persona é o Gilberto, de 45 anos, classe C, que troca de carro a cada 8 meses para fugir da desvalorização do seu automóvel.

Alguns conteúdos que podem interessar a ele são:

    • Dicas para escolher o seu carro novo
    • Estratégias para não sair perdendo na negociação com garagens
    • Como aumentar o valor percebido do seu carro usado e vendê-lo por um preço maior
  • Lista de modelos com melhor valor de revenda

Viu como não é nada complicado criar temas legais para disparar via email marketing? Uma pesquisa rápida no Google e você encontrará diversas temáticas interessantes!

Storytelling

Outra palavra que está muito famosa atualmente é “storytelling”, que significa “contar uma história” ao seu consumidor.

Se você está sem paciência para procurar informações sobre um assunto técnico demais, que tal contar uma simples história que encante o seu cliente e ensine uma lição sobre determinado assunto?

No caso de um empreendimento sobre peças automotivas, por exemplo, não é difícil encontrar alguém que tenha uma bela história para contar. Basta que o enredo seja real, relevante e, obviamente, envolva a temática da sua loja virtual.

Também é importante frisar: nunca conte uma história só por contar… É preciso que ela traga uma lição e ensine algo.

Aliás, QUALQUER conteúdo precisa ter o potencial de ensinar algo novo para o leitor. É pensando assim que você atingirá bons resultados com o marketing de conteúdo, principalmente quando usado para email marketing (que é exatamente o que estamos discutindo aqui).

email marketing dados
email marketing dados

3 – Determine quais são seus objetivos com cada campanha

A regra de ouro das campanhas de email marketing é: cada uma delas precisa ter um objetivo muito bem definido.

Ao criar o conteúdo de uma campanha, você precisa ter visão estratégica e de longo prazo. Defina se o que você deseja é gerar vendas, aumentar tráfego, promover um produto etc.

Feito isso, você planejará toda a sua campanha de acordo com esse objetivo final.

Uma boa dica é criar um cronograma de conteúdo. Assim, antes mesmo de iniciar uma campanha, você saberá exatamente o que deve ser feito em cada etapa do trabalho.

Obs: é claro que nem tudo sairá como o planejado. Se na última hora surgir uma ideia muito boa, utilize-a sem medo de ser feliz!

Fora isso, preste muita atenção também na frequência com que enviará os emails de cada campanha.

A paciência do público varia muito de negócio para negócio, então descubra como isso funciona para a persona do seu ecommerce.

Recomendo que você nunca passe de 3 emails por semana, sendo o ideal 2 emails por semana. Avalie suas métricas pra medir isso.

Um aumento na taxa de descadastro da lista pode indicar que você está enviando emails demais.

4 – Faça um checklist final

Pode parecer desnecessário, mas um checklist antes de iniciar uma campanha de email marketing diminui muito a quantidade de problemas futuros com o conteúdo.

Pense bem: fazer uma ou duas campanhas não é tão complicado. Porém, quando você passa a colocar diversas campanhas no ar, semana após semana, fazer isso sem uma “rotina” bem especificada pode acabar transformando seus dias em um completo caos.

Portanto, assim como eu presumo que você tenha rotinas e processos para embalar seus produtos, é preciso ter rotinas e processos também para colocar uma campanha de email marketing no ar.

Isso você fará com um checklist simples. Assim que o conteúdo estiver preparado,

    • Faça uma revisão completa e seja perfeccionista. Erros de português transmitem uma noção de amadorismo e destroem a imagem da sua marca perante o público
    • Cheque todos os links, imagens, cupons e demais “detalhes” presentes nos emails
    • Envie um email teste para você e outra pessoa e veja se o conteúdo está abrindo bem em diferentes navegadores e se está otimizado para dispositivos móveis
  • Atente-se para qual é o melhor horário para enviar o conteúdo (isso você descobrirá analisando as métricas de campanhas já finalizadas)

Feito isso, sua campanha estará pronta para ir ao ar e trazer o melhor resultado possível!

email marketing mobile I
email marketing mobile I

5 – Convença-se: fazer email marketing é simples

Muita gente, mesmo depois de ler tanto sobre o poder do email marketing, pensa que essa é uma ferramenta muito complicada e acaba nem iniciando suas campanhas

Por isso, antes de desistir, comece! Simplesmente comece e você perceberá que é MUITO simples fazer os seus emails semanalmente.

Tudo o que você precisa é sentar na cadeira e desenvolver um conteúdo curto e simples que seja relevante para o seu leitor… Mais nada!

Esqueça layout, template, blog… Preocupe-se apenas com o bom conteúdo e lembre-se que o poder está na simplicidade.

6 – Não faça email marketing de forma manual, use ferramentas profissionais

Alguns empreendedores, ao ouvirem falar sobre email marketing, acham que a ferramenta funciona manualmente, enviando um email por vez, como fazemos com nossas contas pessoais…

Nada disso! Além de dar um trabalhão, fazer isso manualmente vai classificar seu endereço de email como um emanador de spams, podendo até denegrir a imagem da sua marca no mercado.

Para fazer email marketing de maneira segura e efetiva, é preciso contratar uma plataforma especializada nesse tipo de serviço.

Esse está longe de ser um serviço caro… Eu, assim como os grandes especialistas de marketing digital do país, indico o Lead Lovers para você começar a trabalhar seus emails.

Além de ser muito eficiente, também é um serviço bastante intuitivo e fácil de usar…

Quer começar a aplicar estratégias de email marketing no seu negócio, alavancar seu faturamento e ainda ganhar 50% de desconto nos primeiros 2 meses de assinatura do Lead Lovers, um dos melhores serviços de automação do Brasil?

Eu consegui um presente pra você. É um Bônus! 50% de desconto na contratação do Lead Lovers durante 2 meses. Assine agora, siga os passos abaixo:

  • Acesse Aqui o Site para Contratar o Lead Lovers –>
  • Escolha o seu plano, recomendo o Profissional (R$ 154 por mês e você poderá ter até 5 mil contatos na sua base)
  • Antes de pagar, clique em “Possui um cupom de desconto?”
  • Insira o seguinte código: 50%2meses
  • Conclua sua Assinatura e Comece a Aplicar essa estratégia agora mesmo na sua empresa!
  • comecar a empreender work
    comecar a empreender work

    3 Formas simples de utilizar o Email Marketing para aumentar seu faturamento

    Até agora você provavelmente já aprendeu muito sobre email marketing. Porém, quero ser um pouco mais efetivo te mostrando 3 maneiras simples de aumentar o seu faturamento (já nessa semana) com essa ferramenta.

    Veja algumas coisas que você pode fazer:

    Resgate de clientes inativos

    Se você já fez compras em sites como Amazon e Netshoes, provavelmente recebe, de vez em quando, algumas ofertas com produtos que podem te interessar.

    Essa é uma forma muito poderosa de recuperar clientes que já compraram com você e estão inativos por um tempo.

    Para fazer isso, o ideal é que você recorra ao histórico de compras desse usuário para saber mais ou menos qual o estilo de produto ele está acostumado a consumir.

    Com essa informação em mãos, você pode enviar um email informando que determinado item está com um desconto relâmpago, por exemplo.

    Utilize sua criatividade para gerar curiosidade e interesse em cada cliente a ser resgatado!

    loja virtual sem estoque estrategia
    loja virtual sem estoque estrategia

    Crie cupons de desconto

    Enviar cupons de desconto a fim de presentear os seus clientes mais ativos também é uma excelente forma de fidelizar e deixá-los ainda mais engajados com a sua marca.

    Se for optar por essa estratégia, não tente enganar ninguém: dê descontos reais! Nada de tudo pela metade do dobro… Lembre-se que você não precisou investir em marketing pra trazer esse cliente de volta, ele já é seu!

    Também é preciso escrever uma mensagem legal, dizendo o motivo daquele cupom de desconto e mostrando como você valoriza o bom relacionamento com cada um dos seus clientes.

    Além disso, não foque somente no cupom em si. No texto do email, mostre ao cliente que ele precisaria comprar esse produto de qualquer forma em algumas semanas ou meses…

    O cupom nada mais é que uma forma de ajudá-lo a gerar economia.

    Faça os consumidores sentirem-se exclusivos aos olhos da sua marca e você com certeza irá faturar com algumas vendas que não estavam previstas!

    Datas comemorativas

    É Dia dos Pais, Natal ou aniversário de algum dos seus clientes? Campanhas promocionais nele!

    Prepare um conteúdo sobre a temática, separe os produtos que mais se relacionam com aquela data e veja o que pode fazer em relação aos descontos.

    É importante lembrar de disparar esse tipo de email com alguma antecedência.

    Se a data for no domingo, não adianta começar a enviar seus emails na sexta-feira. Nesse caso, é provável que o cliente já tenha comprado de um concorrente…

    No caso de aniversários, deixe o cupom válido para o mês inteiro do aniversário do cliente, não somente em um dia específico.

    A importância dos testes A/B

    Já que estou falando sobre o bom uso do email marketing, não poderia deixar de mencionar a importância dos testes A/B.

    Se você ainda não sabe, o teste A/B é utilizado para entender qual modelo de email será mais aceito pelos seus leads. É muito simples:

    Em uma campanha promocional, por exemplo, prepare dois emails diferentes. Teste variações no conteúdo, nos botões, nas imagens, nos templates etc.

    Depois disso, envie um deles para uma pequena porcentagem do seu público e o outro para outra pequena porcentagem.

    Na hora de conferir as métricas, é provável que um deles apresente melhores resultados. Será esse modelo que você enviará para a totalidade da sua lista.

    Os testes A/B são simples de serem feitos e fundamentais para que você consiga aproveitar todo o potencial de cada campanha de email marketing.

    Com plataformas como o Lead Lovers fica ainda mais simples realizar testes AB!

    Eu consegui um presente pra você. É um Bônus! 50% de desconto na contratação do Lead Lovers durante 2 meses. Assine agora, siga os passos abaixo:

  • Acesse Aqui o Site para Contratar o Lead Lovers –>
  • Escolha o seu plano, recomendo o Profissional (R$ 154 por mês e você poderá ter até 5 mil contatos na sua base)
  • Antes de pagar, clique em “Possui um cupom de desconto?”
  • Insira o seguinte código: 50%2meses
  • Conclua sua Assinatura e Comece a Aplicar essa estratégia agora mesmo na sua empresa!
  • Métricas e Email Marketing: 4 dados que você precisa mensurar em suas campanhas

    Ao disparar o último conteúdo da sua campanha, o trabalho ainda não terminou. A contínua evolução das suas campanhas depende de uma detalhada análise de evolução das métricas!

    Existem diversos dados que você pode conferir, mas separei os 4 que considero mais importantes dentro do email marketing.

    Confira Abaixo as Métricas que você precisa monitorar pra aumentar seu faturamento com Email Marketing:

    Taxa de abertura de email

    O que é: é o percentual de usuários da sua base que clicaram e abriram o seu email na caixa de entrada. Somente esses tiveram acesso ao conteúdo da mensagem. Esse grupo de usuários se interessou pelo assunto do seu email.

    Se a taxa de abertura dos seus emails não estiver boa (uma boa taxa de abertura precisa estar, em média, perto dos 20%), provavelmente é porque você está pecando nos títulos ou escolhendo horários ruins para fazer os disparos.

    Você pode resolver isso utilizando testes A/B.

    Primeiro, envie dois conteúdos iguais para grupos de pessoas diferentes e em horários diferentes. Ao comparar os resultados, você perceberá qual momento do dia é mais interessante para efetuar os disparos.

    Depois, você pode enviar dois conteúdos iguais, com títulos diferentes, para grupos de pessoas diferentes, porém no mesmo horário.

    Assim você perceberá qual “estilo” de título chama mais atenção do seu público.

    Taxa de Cliques

    O que é: é o percentual de usuários, dentro do grupo que abriu o email, que além de abrir, clicou em algum link no texto do seu email. Esse grupo de usuários se interessou pelo assunto e também pelo conteúdo do seu email.

    É bem provável que, frequentemente, dentro do seu email haja um link clicável, seja ele para um produto ou conteúdo – provavelmente estará no corpo do texto (é o que chamamos de “Call to Action” [CTA], ou “chamada para ação”).

    Ao conferir a métrica “taxa de cliques”, você conseguirá notar se o desempenho dessa CTA está bom.

    Caso não esteja, você precisa se fazer algumas perguntas:

    • O email ficou parecido com um spam, dando a falsa impressão de que o link pudesse ser perigoso de alguma maneira?
    • Estou falando com a persona certa?
    • O que eu faria caso recebesse esse conteúdo em minha caixa de emails?

    Colocar-se no lugar do consumidor, como em tantos outros momentos, também te ajuda aqui.

    Conversões

    O que é: uma conversão acontece sempre que a sua mensagem enviada por email inspira uma determinada ação do usuário (como uma compra no site, por exemplo).

    Lembra que eu disse, no começo do texto, que o email marketing é a ferramenta com maior ROI no marketing digital? Pois é, chegou a hora de você verificar isso por conta própria!

    A taxa de conversões indica quantas pessoas clicaram no link presente no email e, já na página de destino, realizaram uma ação que trouxe renda para o seu negócio.

    Como você deve ter percebido, essa é uma das métricas mais importantes, pois é através da taxa de conversões que você saberá se o tempo e dinheiro investidos em email marketing estão compensando do ponto de vista financeiro.

    Corrija o que estiver errado e siga em frente!

    Taxa de cadastro e descadastro

    O que é: é a quantidade de usuários que se cadastram ou cancelam a assinatura de recebimento dos seus emails.

    A taxa de cadastro e descadastro dos seus leads te dirá se o seu conteúdo tem sido relevante ou não para a sua lista de contatos.

    Caso os cadastros estejam em alta, você está no caminho certo. Continue o bom trabalho!

    Se você percebeu que a taxa de descadastros está alta demais, é preciso descobrir o que está acontecendo. Provavelmente isso está relacionado a conteúdo pouco relevante ou excesso de emails.

    O ideal é que você crie uma pequena enquete de descadastro, perguntando o porquê de o usuário estar saindo da lista. Isso te ajudará a melhorar seus padrões de uso do email marketing.

    Fique sempre atento a esses dois números e certifique-se de que o seu número de cadastros seja sempre maior que o de descadastros.

    Também é preciso ressaltar que você respeite os descadastros e não envie mais emails para os usuários que saíram da lista.

    Verificando essas métricas, você e sua empresa já estarão dando mais um enorme passo para entender o seu público e, consequentemente, saber o que ele deseja.

     
    email marketing dados
    email marketing dados

    Participe da 2ª Semana do Ecommerce

    Gostou do que viu por aqui? Então saiba que tem muito mais por vir!

    Entre os dias 29 de agosto e 12 de setembro de 2016 eu estarei organizando a 2ª Semana do Ecommerce, evento 100% ONLINE e GRATUITO voltado para empreendedores que querem tirar sua loja virtual do ZERO.

    Você NÃO pode deixar de participar! Clique no banner abaixo e Conclua sua Inscrição no Site da Semana do Ecommerce.

    banner sde 728x90 1
    banner sde 728×90 1

    É isso aí pessoal! Caso tenha restado alguma dúvida ou quaisquer apontamentos sobre como fazer email marketing, é só deixar um comentário abaixo e vou respondendo assim que tiver algum tempo.

    Você também pode curtir a minha página no Facebook e assinar o meu canal do Youtube 😉

    Forte Abraço e até a próxima!

    A maior escola de Ecommerce do Mundo.

    Compartilhar41CompartilharTwittarPin41 Compart.

    Fonte: ecommercenapratica.com/blog/email-marketing-para-ecommerce-voce-esta-fazendo-isso-certo

    Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on telegram