Grupo Premier

oBlog GP

Educação Financeira: 4 passos para se livrar das dívidas

Educação Financeira: 4 passos para se livrar das dívidas | Ecommerce na Prática

Compartilhar714CompartilharTwittarPin714 Compart.

De acordo com dados do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) cerca de 62,6 milhões de brasileiros fecharam o ano de 2018 negativados. Isso representa, em média, 41% da população adulta do país. Diante disso, não resta dúvida sobre a importância – e urgência – da educação financeira.

Se você faz parte do grupos dos endividados que vive com a corda no pescoço, mas está em busca de uma saída para encontrar a tranquilidade financeira, leia esse artigo até o final com muita atenção.

Vou te contar como resolver de uma vez por todas seus problemas com dívidas, sem atalhos e nem promessas milagrosas. Você vai conseguir isso colocando em prática hoje mesmo esses 4 passos simples – e poderosos – de educação financeira.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre como sair das dívidas de uma vez por todas:

Passo 1: Conheça suas dívidas

Antes de saber para onde ir, é necessário saber onde está, concorda? O primeiro passo para você quitar todas as suas dívidas é conhecer muito bem qual é a situação na qual se encontra.

Para isso, faça uma lista com todas as suas dívidas. Sei que essa parte pode ser até um pouco dolorosa, mas é muito importante. Esse é o passo número 1 quando se trata de Educação Financeira.

Reserve um dia para listar toda e qualquer dívida que você possuir, desde aquela com o banco até mesmo o dinheiro que pegou emprestado com um parente.

Nessa parte, além de conhecer os valores atuais das contas, você precisa saber também os valores iniciais. Ou seja, aquele valor principal que fez você contrair o débito, tirando os juros e encargos posteriores.

Uma vez por dentro desses detalhes, ficará mais simples colocar em prática os próximos passos.

Educação Financeira
Educação Financeira

Passo 2: Negocie suas dívidas

Com todas as contas mapeadas, você conquista automaticamente algo que, na Educação Financeira, é fundamental para se ver livre das dívidas: clareza.

Agora que você sabe o que deve e para quem deve, é preciso negociar.

Sabe aquela frase “Devo, não nego. Pago quando puder.”? Pois, é…

Chega de se esconder dos credores, esse é o momento de entrar em contato com cada um deles e encontrar a melhor negociação possível para acabar com esse problema.

Para facilitar a vida de quem pretende quitar suas dívidas e honrar seus compromissos, o próprio Serasa oferece diversas soluções.

Por meio dele, é possível conferir as dívidas atreladas ao CPF e consultar seu número de Score, pontuação de 0 a 1000 que classifica quão bom pagador você é do ponto de vista do mercado.

Além disso, por meio do Feirão Limpa Nome, o Serasa facilita a negociação das dívidas, unindo devedores e credores em um ambiente online, de maneira simples e prática. Assim, consegue negociações mais vantajosas para ambas as partes.

Para ter uma ideia, é possível quitar dívidas com descontos de até 95%.

Caso tenha alguma restrição no seu CPF, acesse o site Feirão Limpa Nome para conferir as condições disponíveis para você regularizar sua situação.

Porém, quando se trata de dívidas contraídas com amigos e família, por exemplo, não existe plataforma online para ajudar nesse momento…

Sugiro, então, que chame seu credor para conversar, explique a situação, diga que está se esforçando para acertar tudo e, principalmente, seja sincero. Vocês podem chegar a uma solução juntos para o pagamento ser feito aos poucos.

Educação Financeira
Educação Financeira

Passo 3: Pague suas dívidas

Agora, você tem clareza do que deve, para quem deve e das condições disponíveis para resolver essa situação. Então, assuma o compromisso de quitar todas as suas dívidas.

Não caia naquela história de que a dívida vai caducar em 5 anos e, como em um passe de mágica, você não deverá mais nada. Na verdade, não funciona bem assim.

O que acontece é que, após os 5 anos, seu nome não pode permanecer negativado nos serviços de crédito por uma mesma dívida.

Por exemplo, uma pessoa deixa de pagar a fatura do cartão de crédito e tem seu nome negativado. Logo, todo o mercado passa a reconhecer que aquela pessoa está inadimplente.

Após 5 anos, mesmo a dívida não sendo paga, o nome ficará limpo. Porém, a sua dívida não some. A pessoa continuará devendo à administradora do cartão de créditos.

Portanto, nada de deixar dívidas caducarem.

Para começar a quitar seus débitos, atribua uma ordem de importância para cada uma.

Considere como prioridade as dívidas que possuem juros mais altos, pois são elas que fazem a bola de neve ficar cada vez maior.

Comece, também, por aquelas em que você conseguiu as melhores negociações.

Agora, assuma parcelas que caibam no seu orçamento e vá pagando todo mês. É importante ter paciência e disciplina para seguir até o final.

Além disso, sempre que puder, antecipe parcelas ou pague à vista. Alguns sacrifícios, naturalmente, serão necessários.

“Mas, Matheus, não tenho dinheiro para pagar as dívidas…”

É possível que você esteja em uma situação em que não consegue pagar as dívidas. Por melhor que seja o planejamento, não sobra dinheiro para começar a honrar os compromissos.

E aí, chegamos ao passo 4, o mais importante para o sucesso da missão de sair das dívidas de uma vez por todas.

Educação Financeira
Educação Financeira

Passo 4: Aumente sua renda

Como vimos até agora, não tem nenhum segredo para se livrar das dívidas seguindo uma boa Educação Financeira.

Primeiro, você precisa conhecer sua situação. Depois, negociar todas as suas pendências e, por fim, quitá-las. Simples assim.

Porém, a parte mais difícil disso tudo é fazer com que as prestações caibam no orçamento que, por sua vez, já anda apertado, concorda?

Por isso, é fundamental ganhar mais dinheiro.

Parece óbvio, certo? Mas não estou falando de simplesmente sair vendendo suas coisas, sua casa, seu carro…Estou falando de ganhar dinheiro com algo que pode realmente te ajudar no curto, médio e longo prazo, porque é algo constante.

Uma das principais formas de se fazer isso é empreendendo.

Passar de devedor a empreendedor é um dos principais caminhos para alcançar a liberdade financeira, pois não há investimento melhor do que um negócio bem-sucedido.

A boa notícia é que dá para começar um negócio com pouco dinheiro, pouca estrutura e sem nunca ter tido qualquer experiência empreendedora.

Aqui, no Ecommerce na Prática, já vi muitas pessoas que saíram do zero e construíram negócios incríveis, capazes de não só quitar as dívidas, mas de mudar vidas.

Mas, claro, não é qualquer tipo de empreendimento que será capaz de oferecer todas essas condições, especialmente para quem está endividado.

Por exemplo: se você for começar uma franquia, o investimento é muito alto e o retorno, demorado. Portanto, não faz sentido investir tanto capital se você está endividado e precisando de soluções mais ágeis.

Por isso, o Ecommerce é, sem dúvidas, a melhor opção.

educação financeira
educação financeira

Por que o Ecommere pode te ajudar?

Pois trata-se de um mercado em expansão, recheado de oportunidades e extremamente democrático.

>>> Confira 10 motivos para abrir um Ecommerce hoje!

Começando de casa e trabalhando nas suas horas vagas, você é totalmente capaz de aumentar sua renda. Assim, conseguirá o suficiente para se ver livre de todas as dívidas.

É realmente possível.

Mas, para te provar isso, vou precisar falar um pouco sobre a história do Bruno de Oliveira, maior especialista do Ecommerce brasileiro.

Em meados de 2012, ele passou por um momento de grande endividamento. E quando digo grande, quero dizer: 2 milhões de reais em dívidas.

Foi no Ecommerce que ele viu a possibilidade de escapar dessa situação complicada e ganhar mais dinheiro. Esses 2 milhões foram quitados em 2 anos e ele ainda conseguiu gerar, ao mesmo tempo, dinheiro suficiente para tocar a própria vida e comprar as coisas que precisava e queria.

Leia mais: Como Bruno de Oliveira se tornou o maior especialista do Ecommerce Brasileiro

Hoje, o Bruno é sócio de diversas empresas e dono do Ecommerce na Prática, onde impacta diariamente mais de 500 mil pessoas que precisam gerar mais dinheiro e escolheram empreender.

Quer saber mais sobre essa história incrível e aprender como Você Também Pode Sair das Dívidas Empreendendo através do Ecommerce?

Descubra o passo a passo para deixar as dívidas no Passado e Construir uma nova Realidade.

QUERO ACESSAR O PASSO A PASSO

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

Compartilhar714CompartilharTwittarPin714 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/educacao-financeira-para-se-livrar-das-dividas

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram