Grupo Premier

oBlog GP

imagem20-04-2022-21-04-15

Economia informal cresceu 4,7% no país no primeiro semestre • OEconomista

Compartilhar Sem categoria

Economia informal cresceu 4,7% no país no primeiro semestre

Autor: O Economista – 26 de novembro de 2008

A economia informal – constituída por atividades que não recolhem impostos, não contribuem com a seguridade social, não cumprem leis e regulamentações trabalhistas e que, por vezes, até estão envolvidas em ações criminosas – cresceu 4,7% no primeiro semestre deste ano no Brasil. Os dados foram divulgados neste mês pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco), em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

“Se a economia subterrânea está crescendo muito, isso indica que a burocracia pode estar sendo excessiva por parte do governo, que a carga tributária pode estar sendo excessiva”, disse o professor de economia e pesquisador da FGV Fernando de Holanda Barbosa Filho. Em junho do ano passado, o índice de economia subterrânea estava em 89,6; em dezembro de 2007, subiu para 94,9; e em junho de 2008, saltou para 99,4.

Para conseguir medir o quanto variou a economia subterrânea no período em questão, o estudo observa os possíveis rastros que esse tipo de atividade deixa na economia. O professor explica que a economia ilegal opera com muito dinheiro, mas com poucos depósitos.

“Quanto mais atividade ilegal houver na economia, menos dinheiro depositado haverá, em comparação com a quantidade de moeda em circulação. Então, é assim que a gente estima.”

O estudo analisou quatro fatores que influenciaram no nível de economia subterrânea: nível de atividade (nível de desemprego da população), carga tributária, corrupção e exportações. Esses itens, de acordo com a análise, quando sofrem elevação, fazem subir também a economia subterrânea.

Do crescimento de 4,7% do índice no primeiro semestre deste ano, o aumento do desemprego foi responsável por 41,7%; a elevação da carga tributária, por 29,4%; e as exportações, por 28,9%.

Agência Brasil / Bruno Bocchini

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Comentários

Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda
Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda

Fonte: www.oeconomista.com.br/economia-informal-cresceu-47-no-pais-no-primeiro-semestre

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram