Grupo Premier

oBlog GP

Dropshiping de camisetas e Sustentabilidade na Moda

Dropshiping de camisetas e Sustentabilidade na Moda | Ecommerce na Prática

CompartilharCompartilharTwittarPin0 Compart.

Na indústria da moda, inovação e criação são as palavras-chave. Mas há muitos problemas quando pensamos sobre meio ambiente e sustentabilidade nesse setor…

Um deles é a fabricação de uma quantidade imensa de roupas que, na maioria dos casos, acaba sobrando no estoque.

Essa lógica sempre foi um desafio, pois as marcas precisavam projetar a quantidade de vendas das peças e ainda pensar em como fazer a liquidação depois.

Esse tipo de sistema acaba empatando um dinheiro muito grande na produção, além de gerar impactos negativos no meio ambiente: as roupas são produzidas, muita poluição é gerada para, no fim, ainda ter grandes chances das peças ficarem paradas.

Porém, com uma indústria que trabalha sempre com novidades, como diminuir esses impactos?

Uma das alternativas é o dropshipping com produção sob demanda!

Abaixo, você confere mais sobre esse assunto.

dropshipping
dropshipping

Se você já tem sua marca de camisas e quer expandi-la ainda mais, conheça o Dropsimples clicando aqui.

Índice:

Um pouco sobre os impactos ambientais e alternativas sustentáveis na indústria da moda

De acordo com dados da ONU Meio Ambiente, a indústria têxtil é uma das mais poluentes. O setor é o segundo que mais consome água e emite até 10% dos gases estufa do planeta. 

E um dos maiores desafios que a indústria enfrenta é desenvolver uma cadeia de produção limpa e sustentável….

Uma das soluções possíveis com a tecnologia de hoje em dia é a produção sob demanda que funciona assim: você produz apenas aquilo que foi realmente comprado pelo cliente. Não sendo necessária uma produção em massa que pode acabar em desperdício. 

A partir dessa lógica, é possível entender melhor quais são as necessidades e vontades dos clientes, criando melhores soluções.

Algumas iniciativas já estão caminhando para essa pegada mais ecológica, como por exemplo, a BCI (Better Cotton Initiative) que, inclusive, a Dimona participa através das malhas Quality

Além disso, outro grande desafio da indústria da moda está no material usado na produção das peças, mas que o cenário já vem mudando a partir de diversos projetos…

Por exemplo, com uma produção em massa de forma desnecessária, há a questão das tintas usadas nessa indústria. 

Essas tintas não eram a base d’água, eram feitas com algum tipo de solvente geralmente feito a base de petróleo, que não se dissolve na água. 

Na hora da lavagem, essas tintas acabavam indo parar nos rios e mares, e intoxicando esses meios.

Hoje em dia, há tintas biodegradáveis que possuem água como solvente e se dissolvem no meio ambiente sem prejudicá-lo e sem deixar resíduos prejudiciais.

No bate papo com o André Carvalhal, escritor e especialista em design de sustentabilidade, e o CMO da Dimona, Leonardo Zonenschein, eles conversam sobre a lógica da produção no mundo da moda, sustentabilidade e alternativas como a solução Dropsimples:

“Além de toda a complexidade de produzir, tem uma coisa que eu sempre reparei muito e sempre falei muito, que é sobre essa matemática da indústria da moda, essa forma da gente funcionar e de produzir. A gente sempre precisa estar planejando, tentando imaginar qual vai ser a nossa demanda, qual vai ser a nossa venda, empatando um dinheiro muito grande na produção, produzindo primeiro para poder ofertar, já imaginando que no final daquela coleção a gente vai precisar fazer uma liquidação, queimar aquele estoque. A gente já produz sabendo que vai sobrar e essa é uma conta que tem muito para dar errado, não só para marcas novas, mas também para marcas pequenas. E eu já venho há um tempo falando sobre a gente reinventar esse modelo […]”, comenta Carvalhal.

Leia também: Vale a pena vender Tendências de Moda no Ecommerce?

Dropsimples: o dropshipping local, com produção sob demanda e tintas biodegradáveis

Pensando em alternativas mais sustentáveis, que desse mais possibilidades para que marcas de camisetas pudessem desenvolver seus produtos e com tecnologia de ponta, a solução Dropsimples nasceu!

O DropSimples é a solução de dropshiping de camisetas, que abre novas possibilidades para que as lojas desenvolvam suas estampas e vendam sob demanda, sem se preocuparem com estoque ou logística. 

“De um lado a gente está oferecendo uma infraestrutura onde as marcas podem lançar a quantidade de estampas que desejarem, sem precisar economizar na criatividade, já que as marcas não precisam comprar o estoque na frente, não precisam estampar as camisas primeiro para depois vender, pelo contrário. A gente dá oportunidade para elas criarem e estarem mais estampas, mais possibilidades. E, por outro lado, a gente acaba unindo esse interesse economico com uma nova maneira de ver a parte sustentável”, pontua Zonenschein. 

Além de facilitar a vida das marcas nessas questões, ainda tem uma pegada sustentável, que é um dos seus grandes diferenciais. As estampas são feitas com tintas biodegradáveis, sem uso de água na produção e com zero emissão de dióxido de carbono.

Tudo isso é possível com a técnica de estamparia mais avançada do mundo: a Silk HD, da Kornit. Ela é uma evolução da Silk Digital e 3x mais rápida. 

Além de imprimir em HD, com alta definição, reduz o impacto ambiental. Sem utilizar água, a técnica oferece mais de 60 milhões de variações de cores e com ZERO emissão de dióxido de carbono, sendo considerada a considerada a tecnologia mais sustentável do segmento.

Com uma técnica de estamparia dessas, um mundo de possibilidades surgiu!

A Silk HD permite imprimir estampas sem mínimo de peças, sem necessidade de revelar telas e sem limite de cores. Esse método funciona como uma impressora avançada que imprime diretamente no tecido (DTG – direct to garment printer).

Você integra a loja on-line a sua marca de camisas com a plataforma do Dropsimples, a fábrica recebe o pedido conforme a venda, faz a impressão da camiseta com a técnica de Silk HD e envia direto para o seu cliente final.

Com a solução Dropsimples, você consegue diminuir o impacto ambiental de diversas formas: desde a produção da camisa, o material usado e até na diminuição de dióxido de carbono no transporte das peças, uma vez que a produção é local.

“Sustentabilidade é uma jornada que nunca tem fim. É um compromisso de sempre procurar gerar o menor impacto possível naquilo que a gente está fazendo. E quando você consegue reunir em um produto a questão da produção sob demanda, da estamparia, da compensação de carbono ou neutralização de carbono, a tinta biodegradável… Eu acho que é como se a gente fosse ganhando cada vez mais pontos nesse processo rumo a esse caminho de sustentabilidade”, diz Carvalhal sobre a lógica da solução Dropsimples.

E não para por ai…

Com o Dropsimples também é possível vender nos Estados Unidos a partir de uma produção local, que está integrada com o sistema brasileiro. Dessa forma, não há necessidade de exportação ou importação de produtos, o que diminui bastante os impactos ambientais.

E essa dinâmica internacional funciona assim: se você é uma marca brasileira e vende para um consumidor americano, a Dimona USA recebe o pedido na plataforma, estampa sob demanda e entrega localmente para o seu cliente.

Da mesma forma, se uma marca norte-americana vende para um consumidor brasileiro, a Dimona Brasil recebe o pedido, produz localmente e entrega direto ao consumidor.

Para o meio ambiente, essa dinâmica é ainda mais sustentável, uma vez que em uma produção local, você diminui os impactos de emissão de carbono nos transportes das peças.

Dois mercados promissores integrados pela tecnologia, com grande potencial econômico e sustentável!

Leia também: Como vender moda no Instagram

Sustentabilidade: o diferencial necessário das marcas

Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, principalmente se tratando de moda, ser sustentável é mais do que diferenciação de marca, mas uma necessidade. Com consumidores mais exigentes, marcas que possuem consciência e práticas ambientais se destacam da concorrência.

Todos esses processos devem estar alinhados com o propósito da sua empresa e com a de seus parceiros. Afinal, não adianta apenas ter um bom marketing de sustentabilidade se, na prática, não há efetivas mudanças e aliados com os mesmos ideais.

Portanto, se você já tem uma marca de camisetas ou pretende abrir uma, a dica é pensar sobre o que citamos acima e repensar suas estratégias. Sua marca está buscando diminuir os impactos no meio ambiente? Como são produzidas as suas camisetas?

Além da pegada ecológica, o Dropsimples possui diversas vantagens para o seu negócio, com chances de otimizar seus processos de produção e diminuir custos. 

Na plataforma do Dropsimples você encontra vários parceiros que possuem integração com a solução: tanto para as marcas que estão iniciando nesse segmento e não possuem nem loja virtual, quanto para marcas que já tem alguma expertise e estrutura no e-commerce.

“Eu acho que também tem uma coisa muito importante nisso que é a questão da colaboração. Quanto mais parcerias, quanto mais uniões a gente fizer, a gente consegue não só pensar em melhores caminhos, mas caminhos que, de fato, levem a gente mais longe”, pontua Carvalhal.

Conheça o Drospsimples e alavanque as vendas da sua marca de camisas 

Com essa solução inovadora e sustentável, não é preciso mais se preocupar com processos de fabricação e logística. Você tem mais tempo para focar no que interessa: suas criações e divulgação do seu negócio.

As vantagens são: 

1 – Você vende sem estoque;

2 – Não tem mensalidade;

3 – Conecta sua loja a uma infra estrutura fabril;

4 – Estampa sob demanda, paga apenas o que vender;

5 – Pode lançar quantas estampas desejar;

6 – Faz seus produtos com qualidade HD e tintas biodegradáveis;

7 – Pode expandir seu negócio para os Estados Unidos;

8 – Não tem nenhum custo fixo;

9 – Utiliza de infra estrutura logística integrada de primeira linha com preços competitivos.

Então, se você já tem sua marca de camisas que quer expandi-la ainda mais, não pode deixar de conhecer o Dropsimples. 

Acesse o site agora e integre sua loja online:  

QUERO INTEGRAR COM O DROPSIMPLES

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

CompartilharCompartilharTwittarPin0 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/dropshipping-camisetas-sustentabilidade-moda

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram