Grupo Premier

oBlog GP

Dia do Consumidor: Aproveite a nova Black Friday

Dia do Consumidor: Aproveite a nova Black Friday | Ecommerce na Prática

Compartilhar13CompartilharTwittarPin13 Compart.

O Dia do Consumidor veio para celebrar e prestigiar o maior aliado de todo negócio: os clientes.

Esta data ocorre no dia 15 de março e já promete um alto faturamento para muitas empresas.

Portanto, se quer aproveitar esse dia e ter uma fatia deste grande percentual de vendas, você precisa se planejar do jeito certo.

E é exatamente isso o que vou te ensinar neste artigo. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo:

A importância do Dia do Consumidor

Em tempos em que a concorrência é alta, os consumidores são tudo. E, como toda relação saudável é uma via de mão dupla, o Dia dos Consumidores veio para representar toda a importância que um cliente possui para um negócio.

Iniciado nos Estados Unidos, o Dia do Consumidor veio ganhando força durante muitos anos e, além de uma grande oportunidade tanto para clientes quanto para vendedores, ela surgiu com o objetivo de lembrar e valorizar os direitos dos clientes.

No Brasil, a data passou a ser comemorada de uma forma diferente a partir de 2014. Nesta época, o Buscapé resolveu lançar uma grande liquidação, premiando todos os consumidores brasileiros com grandes promoções.

Desde então, o Dia do Consumidor como conhecemos hoje tem uma presença significativa no mundo digital – e relevância gigante no faturamento das empresas que abraçam a data.

Entre 2017 e 2018, as buscas por esta data duplicaram e o faturamento aumentou 65%.

Por isso, percebe-se que a data está seguindo os mesmos passos que a Black Friday, a maior data do comércio eletrônico do mundo. Se pararmos para analisar, é visível a semelhança, uma vez que a Black Friday começou com resultados parecidos.

Ou seja: o Dia do Consumidor é a Black Friday do 1º semestre do ano… e você não deve simplesmente ignorar isso.

dia do consumidor
dia do consumidor

Como se preparar para o Dia do Consumidor

Negócios de diversos segmentos têm aproveitado o Dia do Consumidor para oferecer bons descontos ao público e ganhar credibilidade online.

Isso porque, além de atrair clientes novos para as empresas, a data aumenta a taxa de conversão das compras, estimula o crescimento do ticket médio e estreita o relacionamento com os consumidores.

Mas o Dia do Consumidor não é motivo de atenção apenas para os empreendedores…

Pesquisam já comprovaram que grande parte dos consumidores se preparam com antecedência para essa data, pesquisando preços e acompanhando diversas lojas do mercado.

Por isso, separamos as melhores estratégias para que o seu negócio faça bom proveito dessa semana do consumidor, otimizando as conversões de forma mais eficiente.

dia do consumidor
dia do consumidor

1- Divulgue para a sua audiência

Uma coisa é certa: não existe vender muito no Dia do Consumidor se você não divulgar suas ofertas para seus clientes do jeito certo.

Portanto, é crucial que você deixe bem claro tudo o que vai acontecer no seu negócio nessa data tão especial. Para isso, você pode utilizar todos os seus canais de atuação, como: redes sociais, email marketing, lista de transmissão no Whatsapp…

Afinal, a concorrência entre lojas virtuais fica muito mais acirrada durante datas comerciais. Você não quer perder cliente para loja ao lado por conta de uma comunicação ruim, não é mesmo?

Por essa razão, recomendamos que os lojistas invistam pesado na divulgação das promoções durante datas como dia do consumidor.

Você pode utilizar, inclusive, a ferramenta Google Ads para pesquisar as palavras-chave relacionadas ao seu nicho que estão mais em alta em número de pesquisas.

Assim, toda a sua divulgação vai funcionar de forma muito mais assertiva, potencializando os resultados.

dia do consumidor
dia do consumidor

2- Foque nos produtos estrela

Como dito anteriormente, a concorrência sempre é um fator muito desafiador em datas comemorativas, mas, em tempos de guerra, é preciso ser estratégico e tentar se destacar com o que realmente importa: os produtos.

Por isso, é muito importante que no dia do consumidor o seu negócio esteja preparado. Com isso, quero dizer que tanto o seu estoque quanto o seu atendimento deve estar pronto para receber esta data.

E, para facilitar este gerenciamento, recomendamos que você foque nos produtos mais recorrentes da sua loja, oferecendo-os com um desconto maior e de forma mais atrativa.

Mas, para isso funcionar de forma eficiente, é preciso agir com antecedência e negociar as mercadorias com os fornecedores, aumentando o estoque desses itens na loja.

dia do consumidor
dia do consumidor

3- Ofereça descontos incríveis

Um requisito para que o seu negócio seja bem-sucedido na campanha do dia do consumidor é anunciar ofertas que sejam realmente vantajosas para os clientes.

Por isso, nada de fazer promoções enganosas, pois, além de enganar o seu público, você pode acabar tendo problemas judiciais.

Então tenha muita atenção na hora de definir os preços dos seus produtos.

Entre as ações que podem otimizar a performance da sua loja, estão: aplicar preços agressivos em determinados itens, oferecer descontos progressivos e montar kits de mercadorias para aumentar o ticket médio das compras.

Além de você queimar o estoque encalhado, você consegue otimizar suas vendas e sair na vantagem junto aos seus consumidores.

dia do consumidor
dia do consumidor

4- Use frases chamativas

Na hora de ofertar produtos, toda e qualquer forma de chamar mais atenção de forma adequada é bem-vinda.

Por isso, abuse da sua criatividade para criar frases cativantes e persuasivas na divulgação das promoções. São elas que irão convencer o público a comprar com você.

Fuja dos clichês, invista no bom humor e valorize os diferenciais do seu negócio! Para te ajudar, separamos 19 gatilhos mentais fundamentais para vender mais.

Outra dica útil é caprichar nos anúncios das mercadorias. Eles representam o primeiro contato dos clientes com o seu produto, então devem ser claros, informativos e completos.

Tenha atenção principalmente com os títulos, descrições e imagens utilizadas. Assim, nenhum produto vai passar despercebido pelos seus consumidores.

dia do consumidor
dia do consumidor

Prepare-se para a Black Friday do primeiro semestre!

Mesmo que o dia seja do consumidor, isso não quer dizer que você deva ignorar a sua estrutura.

Sendo assim, de nada adianta você seguir essas e outras estratégias se a sua empresa não está funcionando do jeito certo.

Nada de pular etapas e empurrar questões mais sérias para debaixo do tapete. A hora de se estruturar e construir um negócio realmente sólido e lucrativo é agora!

E ninguém melhor do que o melhor especialista em Ecommerce do Brasil, Bruno de Oliveira, para te ajudar nessa etapa.

Por isso, fizemos uma aula exclusiva com todo o passo a passo que você precisa seguir para ter sucesso no mundo do empreendedorismo, construindo os principais pilares para ter um negócio saudável.

Assista agora à Aula Gratuita!

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

Compartilhar13CompartilharTwittarPin13 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/dia-do-consumidor

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram