Grupo Premier

oBlog GP

Custo de oportunidade: quanto você perde por esperar

Custo de oportunidade: quanto você perde por esperar | Ecommerce na Prática

Compartilhar221CompartilharTwittarPin221 Compart.

Saber aproveitar grandes oportunidades é uma habilidade essencial para aqueles que querem ir mais longe. No mundo dos negócios, o que diferencia empreendedores de sucesso dos demais é avaliar o custo de oportunidade. É fundamental entender o valor de agarrar uma nova chance no momento certo.

imagem07-03-2022-16-03-25
imagem07-03-2022-16-03-25

Custo de oportunidade: O preço de tomar decisões erradas

Grande parte dos empreendedores não entendem que avaliar erradamente o custo de oportunidade pode custar muito caro para o seu negócio.

O empreendedorismo é baseado no timing da tomada de decisões. Saber quando arriscar, quando mudar o rumo do negócio e quando aproveitar certas chances no momento certo é muito importante. Afinal, as oportunidades podem não voltar.

O fato é que isso não acontece apenas com pequenas empresas. Os grandes negócios, mesmo tendo uma boa estrutura e um grande investimento, também podem sofrer consequências drásticas e se verem em situações sem volta.

imagem07-03-2022-16-03-30
imagem07-03-2022-16-03-30

Não bote tudo a perder

Foi assim com a empresa Snapchat, que, após ignorar uma grande oferta de compra do Facebook, perdeu grande parte de sua audiência.

Em novembro de 2013, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, tentou comprar o Snapchat por três bilhões de dólares. Os fundadores do aplicativo, que na época tinha apenas dois anos de existência, não aceitaram a proposta por considera-la baixa, mesmo sendo acima dos dois bilhões de dólares, que era a avaliação do Snapchat na época.

Com a proposta recusada, o Facebook decidiu se reinventar para competir com o aplicativo. A empresa criou novos meios para concorrer com as ferramentas do Snapchat.

Foi assim que surgiu a possibilidade de gravar vídeos com a duração de 24 horas, tirando do Snapchat a exclusividade dessa função e tornando a rede social de Mark Zuckerberg mais competitiva.

E não parou por aí. O Facebook passou a usar um dos seus representantes mais fortes, o Instagram, aplicativo que havia sido adquirido em 2012. Com a nova função Direct, que tornava possível enviar fotos exclusivamente para um seguidor ou em grupos fechados, o app replicou algo muito valioso do Snapchat: o controle sobre quem vê cada publicação.

Com o sucesso da ferramenta, o Instagram lançou mais uma função: o Stories. Com a popularização do Instagram e  o sucesso  das novas atribuições tão similares com as do Snapchat, a batalha estava ganha.

As atualizações do Facebook e Instagram fizeram com que grande parte do público do Snapchat perdesse o interesse no app, migrando para outras redes sociais que proporcionam a mesma experiência e ferramentas.

No segundo trimestre de 2018, o Snapchat perdeu 3 milhões de usuários ativos.

Quanto custa perder oportunidades?

Não saber avaliar o custo de oportunidade e tentar, por conta própria, driblar situações para levar o negócio adiante, pode sair muito caro.

E isso pode acontecer em qualquer negócio. O nosso aluno Anderson passou por uma experiência similar…

O Anderson é um empresário experiente, com mais de 30 anos de atuação em lojas físicas, no segmento de brinquedos. Ele sabia que o futuro do negócio estava na internet.

Com grande interesse em abrir seu Ecommerce, ele foi convidado para fazer parte da primeira turma de mentoria do Ecommerce na Prática, mas estava tão focado nas rotinas da empresa que acabou não participando. Ele achou que conseguiria levar sua empresa adiante por conta própria. 

Sozinho, ele gastou mais de 25 mil reais em tentativas frustradas de entrar no Ecommerce e mesmo buscando ajuda com vários consultores, o resultado foi dinheiro jogado fora e sem nenhum retorno.

Para o Anderson, que não soube avaliar o custo de oportunidade da mentoria, as consequências saíram muito caras.

Por ter perdido a oportunidade, ele teve que esperar um ano pela segunda turma de mentoria. Sabendo a importância de ter um direcionamento e sem poder cair novamente no erro, ele foi um dos primeiros a se inscrever.

Os resultados foram incríveis.  

Com as estratégias traçadas, o negócio dele conseguiu ter presença online e gerar faturamento ainda maior do que o das suas lojas físicas. Em seis meses, o faturamento da empresa dobrou.

imagem07-03-2022-16-03-36
imagem07-03-2022-16-03-36

As chances podem ser únicas

Se o Anderson tivesse tomado a decisão de participar da primeira turma de mentoria, além de economizar os 25 mil reais, ele economizaria um ano de tentativas frustradas e de vendas perdidas no Ecommerce. Mais que isso, a empresa dele poderia já ter dobrado de faturamento meses antes.

Esse é o preço de não saber avaliar o custo de oportunidade. Afinal, as oportunidades de negócio podem nunca mais voltar.

Diferentemente do caso do Snapchat, Anderson conseguiu sair por cima no final, compensando o tempo perdido. Isso só foi possível com o direcionamento certo, dado pelo maior especialista em Ecommerce do Brasil: Bruno de Oliveira.

imagem07-03-2022-16-03-48
imagem07-03-2022-16-03-48

Não perca oportunidades

Entender a importância de saber avaliar custo de oportunidade é essencial para ir além com o seu negócio de forma segura. Por isso, o Ecommerce na Prática preparou um programa exclusivo para empreendedores que não querem perder tempo e ficar no demorado e custoso processo de tentativa e erro.

A Mentoria Ecommerce na Prática é um programa de total imersão presencial no Rio de Janeiro durante 2 dias intensos. Você vai sair desse encontro com o seu plano de ação e metas traçados.

Além disso, o seu negócio irá contar com toda a expertise e know-how de Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática, eleito o Melhor Profissional de Ecommerce do Brasil em 2017, por voto popular.

Clique aqui e conheça a história do Bruno!

Mas não é só isso…

Também estão inclusos 3 encontros online, durante os 6 meses seguintes, sendo 1 encontro a cada 60 dias. Objetivo desses encontros é verificar o que foi aplicado, alinhar alguns pontos do projeto, além de traçar novas metas e objetivos.

E não para por aí. Com acompanhamento online, a equipe EnP vai ajudar o seu negócio a ir além, tirando todas as suas dúvidas do dia a dia, tornando essa jornada ainda mais fácil.

Você também recebe bônus incríveis:

  • Grupo no Whatsapp da Turma de Mentoria.
  • Acesso Pessoal ao Whatsapp do Bruno de Oliveira.
  • Desconto em nossos Futuros Treinamentos e/ou Produtos.
  • Acompanhamento técnico da nossa equipe, se necessário.

Se você não quer perder tempo e dinheiro, além de ter o acompanhamento de perto do Bruno de Oliveira, preencha a sua aplicação AQUI.

 

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

Compartilhar221CompartilharTwittarPin221 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/custo-de-oportunidade

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram